segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Grande pra cachorro

Cachorro grande só se morar em casa com um quintal generoso, certo? Nada disso. Você pode conviver com animais de qualquer porte independentemente da metragem”, garante o consultor de adestramento Wagner Ávila. Mas, para isso, ele alerta: o cão precisará ter uma rotina de exercícios, disciplina e afeto.

Exercícios
Antes de ter um cachorro, procure conhecer as habilidades da raça. Geralmente, cães de caça são mais enérgicos e vão precisar de longas caminhadas até se sentirem cansados. Caso contrário, virarão sua casa de cabeça para baixo. Mas, atenção, é sempre bom consultar um veterinário para não exagerar na malhação. Prefira horários frescos e não se esqueça de hidratá-lo antes, durante e depois dos exercícios.

Disciplina
Por mais que contrate um profissional para auxiliá-lo, a responsabilidade pelo adestramento é exclusivamente sua. Se, durante o processo, for necessário recorrer algumas vezes às palmadas, saiba o momento correto de aplicá-las. “O cachorro sai correndo e, quando volta, você bate. Assim, ele vai entender que voltar é errado”, exemplifica Wagner. Para dominar o assunto, consulte profissionais, sites e livros especializados. Lembre-se: assim como acontece com os seres humanos, sempre é tempo de aprender.

Afeto
“O carinho não pode ser a premissa, deve ser a consequência”, alerta o consultor. Ou seja, se o cachorro se comportou bem durante o passeio, agrade-o na volta, mas cuidado para não mimá-lo demais. “Se deixá-lo dormir em sua cama, ele poderá se considerar no mesmo nível hierárquico que você”, compara. Por isso, imponha limites e deixe claro, desde o início, quem é o líder.

O Angá é um cão de 11 anos da raça Cane Corso. Ele está no sofá sim, mas só porque seu dono, o consultor de adestramento Wagner Ávila, deixou.


Texto Adriana Fricelli | Foto Sidney Doll | Produção Andressa Alves | Ambientação Futon Company


Fonte:
R7.portaldecoracao.com.br/decoracao/Portugues
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário