quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Cães sabem distinguir o certo do errado?

Segundo pesquisas, eles têm senso de moral e manifestam seu descontentamento 
quando tratados injustamente por seus responsáveis.

Quem tem cachorro sabe: quando eles fazem o que não devem, como revirar o lixo ou comer sapatos e são flagrados, se denunciam com aquela carinha de travessura.
Canídeos aprendem códigos sociais ainda jovens
Crédito: Flickr/CC – Andrew Morrell

Segundo estudos recentes, é bem provável que os cães tenham como característica evolucionária o senso de justiça, e discriminem o certo do errado.“As pessoas têm a tendência de fazer uma rígida divisão entre humanos e não-humanos”, diz Marc Bekoff, professor emérito de ecologia e biologia evolutiva da Universidade de Colorado e co-fundador do Etólogos para um Tratamento Ético aos Animais, “mas há muitas evidências de que os animais tenham senso de moralidade”, diz o etologista.

Lobos e coiotes
Bekoff afirma que a moral evoluiu como um traço característico nos mamíferos, e baseou sua tese na observação de lobos e coiotes.
Esses canídeos vivem em grupos governados por rigorosas regras. O pesquisador observou atos de altruísmo, tolerância, perdão, reciprocidade e justiça, que se evidenciavam no modo como brincavam entre si.

Os canídeos aprendem códigos sociais de conduta quando ainda são jovens, através de jogos. Quando vão brincar, eles se deitam com a barriga para cima, numa posição submissa. Durante a brincadeira, os membros mais fortes se revezam com os mais fracos na posição dominante, dando a estes a chance de "ganharem" o jogo.

Também mordem com menos força de modo a não machucar o parceiro. Se um deles morde, acidentalmente, com mais força, pede "desculpas", deitando-se, como se quisesse dizer que aquilo não passa de uma brincadeira.

Cães
Os cachorros vieram dos lobos, e deles, herdaram o sentimento de justiça. “Eles têm a capacidade de diferenciar o certo do errado; é possível observar isso quando vemos um cão chamando outro para brincar num parque”, diz o cientista. E, ainda que haja uma disparidade entre a força e o tamanho dos cachorros, o maior saberá adaptar-se a essa condição. Ele sabe que seria injusto tirar vantagem da situação.

Experimentos na Universidade de Viena também mostraram que cães ficam chateados com um tratamento injusto por parte dos humanos. Na pesquisa, os animais ficavam felizes em fazer truques, como dar a patinha, mas não receber recompensa em troca.

Mas o entusiasmo deles diminuía quando viam que outros recebiam comida depois de fazer os truques. Os cães preteridos mostravam sinais de angústia e estresse, como latir ou grunhir. Os pesquisadores afirmam que eles ficavam chateados por ter sido tratados injustamente.

A moral dos animais é um assunto complexo, e mais pesquisas são necessárias para se saber quando e de que forma ela se manifesta. "O pouco que nós sabemos sobre o comportamento dos animais nos leva a concluir que eles são muito mais desenvolvidos do que pensávamos ou que julgávamos", analisa Bekoff.

Fonte:
Petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Gato faz massagem em cachorro e vira sucesso na internet

Não é tão raro assim amizade entre cão e gato, mas essa dupla superou qualquer limite.
O gato Puss, num gesto de carinho, resolveu fazer uma massagem no cão Captain.
Segundo a descrição feita por Charles Auclair, dono dos bichinhos, Puss faz isso diariamente.
Em menos de uma semana, o vídeo da dupla já ultrapassou 250 mil visualizações no Youtube.

Veja:


Fonte:
F5.folha.uol.com.br/bichos
Link:

“Cachorros nadam com foca em mar na Holanda”

(Fotos: Grosby Group)

Após uma longa caminhada, os cães Bolle e Coco decidiram entrar no mar de Schouwen-Duiveland, naHolanda. Enquanto se refrescava, a dupla foi surpreendida pela companhia de uma foca.
Anneke van de Kassteele, de 63 anos, dono dos cães, capturou o momento. “Pensei que os animais fossem brigar, mas eles se deram bem”, disse. Segundo o holandês, seus animais de estimação estavam a apenas 15 metros da costa quando a foca foi ao encontro deles.

(Fotos: Grosby Group)

“Quando vi algo se mexendo perto de Bolle e Coco, achei que fosse outro cachorro brincando na praia. Mas com a aproximação das lentes da câmera, vi que se tratava de uma foca”, explicou.

Juliana Bacci

Fonte:
colunas.globorural.globo.com/planetabicho
Link:

Turistas são estimulados a adotarem bichinhos de estimação

Atualmente, o canil tem diversos gatos e cães, filhotes e adultos. A maioria deles é resultado do abandono de fêmeas prenhes ou da ninhada inteira em ruas ou terrenos baldios. O objetivo da campanha, promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é dar uma família aos cães e gatos abandonados.


Crédito Imagem: Pet Rede

São diversas as formas para adotar um animal do CCZ. É possível escolhê-lo e imprimir o termo de responsabilidade pelo site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br), no link animais de estimação. Por meio de uma parceria com a petshop Nippon, filhotinhos de cães e gatos também ficam disponíveis na loja, situada no centro da cidade. Também é permitido fazer uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses e escolher cães e gatos, adultos ou filhotes.
No site da prefeitura, o futuro dono poderá visualizar fotos, saber detalhes sobre as características do animal e imprimir uma ficha de adoção. Depois, é só ir ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), para interagir com o bichinho e levá-lo para a casa, ou então, escolher outro. O horário de funcionamento do CCZ é das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira. O canil fica na Rua Lucindo da Silva, s/nº, na primeira entrada após o posto da Polícia Rodoviária na Rod. Oswaldo Cruz. 

Posse responsável
Adotar um animalzinho de estimação é uma boa atitude, no entanto, é preciso pensar bem antes disso. Um cão pode viver uma média de 15 anos. Enquanto filhote, ele poderá causar alguns transtornos na fase de adaptação. Além disso, necessitará de cuidados constantes, como alimentação diária, um local apropriado, limpo, protegido do sol e da chuva, além de vacinações e visitas ao veterinário sempre que necessário.
A saúde psicológica do cão também é muito importante, por isso, ele precisará de carinho e atenção. Os banhos devem ser freqüentes, assim como os passeios e a escovação dos pêlos. Cães soltos nas ruas podem provocar acidentes e brigas com outros animais. Por isso, eles nunca devem sair desacompanhados. 

A veterinária do CCZ, Cláudia Ferraz explica que, depois de adotado, não é possível devolvê-lo ao CCZ e o abandono é considerado crime. “O responsável pelo animal pode ser condenado a prestar serviços à comunidade, ou pagar multas que variam de R$ 150 a R$ 5.000, dependendo da gravidade da situação”. A veterinária afirma ainda que algumas pessoas costumam abandonar as ninhadas nas ruas e terrenos, o que diminui a possibilidade de sobrevivência destes animais.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/turistas-sao-estimulados-a-adotarem-bichinhos-de-estimacao/


Conheça novos produtos para higiene de cães e gatos

Entre os lançamentos estão cremes dentais e gel para período do cio

Descubra as linhas de produtos exclusivas para higienização de seus cães e gatos
Montagem/Divulgação/Mundo Animal/PetSociety

Todo dono carinhoso gosta de ter seu bichinho de estimação por perto, e esta convivência fica ainda melhor se seu pet estiver limpinho e cheiroso.
Pensando nisso, várias empresas lançam linhas voltadas especialmente para a higiene dos bichinhos.
Os pets vão ganhando produtos cada vez mais parecidos com que nós usamos no cotidiano. Por exemplo, já existem lencinhos umedecidos só para cães e gatos.
Ou ainda o xampu redutor de oleosidade para felinos, muito parecido com o que as empresas de cosméticos lançam regularmente.
Estes animais muito bem tratados têm cada vez mais opções de para escolher na hora de se cuidar.
Conheças alguns produtos que não podem faltar no kit de beleza do seu pet!

*Colaborou Ana Luisa Zainaghi, estagiária do R7

Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Cachorro persegue veados em parque e vira hit na internet

Um labrador está ficando famoso mundialmente ao ser flagrado correndo atrás de veados no parque Richmond, em Londres.
A cena filmada mostra Benton, o cachorro, correndo atrás dos veados e os assustando, fazendo com que eles atravessem a rua correndo e atrapalhe o trânsito.
Em seguida seu dono vai atrás do labrador, gritando "Benton, Benton, Benton!".

De acordo com o site Daily Telegraph, a cena foi filmada no último domingo por um garoto de 13 anos, filho de Ali, 37, o dono do cão enlouquecido.
Desde então, a cena já foi vista por mais de 698 mil pessoas.
Ontem a palavra "Benton" ficou em primeiro lugar nos assuntos mais comentados no Twitter do Reino Unido.

Fonte:
F5.folha.uol.com.br/bichos
Link:

Cachorro dirige ônibus de 20 toneladas

Que o trânsito no mundo está um negócio do cão, não dá para negar, mas os motivos que levaram vão muito além do número de habitantes em nosso planeta.
Um cachorro virou notícia na Austrália depois de ser flagrado dirigindo um ônibus de dois andares e mais de 20 toneladas.
O assistente de vendas Phil Newton, de 30 anos, foi quem avistou a cena incomum na cidade de Darwin.



Imagem: Northern Territory News/Ilustração/Divulgação

Segundo o jornal australiano Northern Territory News, foi Phil quem impediu que uma grande tragédia acontecesse. Ele perseguiu o ônibus em movimento, entrou na cabine e conseguiu puxar o freio de mão.
Phil contou ao jornal que o cachorro, chamado Woodley, estava sentado no banco do motorista com as patas no volante.
De acordo com o dono de Woodley, Richard McCormack, de 62 anos, o animal adora sentar no banco do motorista.

- O freio de mão fica no painel e ele já me viu soltá-lo muitas vezes. Ele já tentou fazer isso antes. Estava apenas me copiando.

Mais que cachorrada no trânsito, hein?

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/cachorro-dirige-onibus-de-20-toneladas/