quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cachorros podem ser otimistas ou pessimistas, diz estudo


Se seu cachorro acaba com a mobília da casa quando você está fora, ele pode ser um pessimista nato, concluíram pesquisadores.Um estudo descobriu que alguns cachorros são mais deprimidos, enquanto outros são mais bem dispostos."Sabemos que os estados emocionais das pessoas afetam seus julgamentos e que pessoas felizes provavelmente julgam uma situação ambígua de maneira positiva", disse o professor Mike Mendl, autor do estudo e presidente do departamento de bem-estar e comportamento animal da Universidade de Bristol.Para avaliar a psicologia canina, os pesquisadores treinaram cachorros para reconhecer que tigelas de um lado do quarto continham comida, enquanto as do outro lado estavam vazias. Eles então colocaram as tigelas em locais "neutros" entre os dois lados.Como pessoas felizes que tendem em ver o lado positivo de cada situação, os cachorros otimistas corriam em direção à tigela, na expectativa de encontrar comida. Já os cães pessimistas hesitaram ou correram mais devagar.

Fonte: G1

Livro "A cabeça do cachorro" desvenda o que seu amigo mais leal pensa

Entender o que se passa na cabeça do seu cachorro pode ser mais fácil do que se imagina, afinal, segundo uma psicóloga americana, ele nada mais é do que um reflexo de nós, seres humanos. Alexandra Horowitz, do departamento de psicologia do Barnard College de Nova York, estudou a fundo as atitudes e reações dos cães e publicou o livro “A cabeça do cachorro”(Ed. Best Seller). A obra reúne as mais recentes descobertas científicas para explicar sob que perspectiva seu companheiro percebe o mundo. No livro, Alexandra explica que o melhor amigo do homem tem uma ótima capacidade de aprender. Prova disso é a incrível quantidade de nomes de objetos que eles decoram para se relacionarem com os humanos — bola, brinquedo, rua, coleira. — Nós geramos o contexto que os estimula a produzir aquela cara — explica ela.Para chegar a essas conclusões, Alexandra conduziu vários testes. Em um deles, o dono mostrava um alimento ao animal, dava ordem a ele para comer e saía do local. Enquanto isso, o cão ingeria a comida ou tinha a tigela retirada por pesquisadores. Quando o dono voltava e repreendia o animal por não ter cumprido a ordem, mesmo os que não tinham desobedecido, faziam a tal cara de culpa, indicando que agiam assim condicionalmente.

FRASES SOBRE CACHORROS



"A pessoa que não conhece o gosto do sabão, nunca lavou um cachorro." (Franklin P. Jones)


"A razão de um cão ter tantos amigos é que ele abana mais o rabo do que a lingua." (Anônimo)


"Se seu cachorro estiver gordo é porque você não está brincando o suficiente com ele." (Anônimo)


"Se você apanha um cachorro faminto e o alimenta, ele não o morderá. Essa é a principal diferença entre um cão e um Homem." (Mark Twain)


"Se você pensa que cachorro não sabe contar, coloque três biscoitos caninos em seu bolso e lhe dê apenas dois." (Phil Pastoret)


"A razão de eu amar tanto o meu cachorro é porque quando chego em casa ele é o único no mundo que me trata como seu fosse 'Os Beatles'" (Bill Maher)


"Não há algum psiquiatra no mundo igual a um filhote de cão que lambe a sua face." (Ben Willians)


"Um cachorro comum é mais agradável que a pessoa comum." (Andy Rooney)


"A exceção de algumas mães, um cão é o único ser na Terra que o ama mais que a ele mesmo." (Anônimo)


"Cães não são para nossa vida toda, mas fazem as nossas e suas vidas eternas nas lembraças." (Roger Caras)

Holandeses lançam cerveja para cachorro.

Saiba do que é feita a 'loira gelada' especialmente criada para os paladares caninos.

Enquanto o primeiro cachorro já degusta sua cervejinha, o segundo tenta descobrir como fazer para abrir a garrafa, diz a legenda do site do jornal Metro UK.



Se o seu cachorro vive de olho na sua cerveja, não se desespere. Graças aos holandeses, os pets acabam de conquistar a chance de saborear sua própria bebida feita de malte.
A versão canina da 'loira gelada' vem em uma garrafa bastante similar à da versão para humanos. Tem sabor de carne, graças aos extratos usados na composição, e não contém álcool, claro.
O nome do produto é bastante sugestivo - pode ser traduzido como "cerveja de abanar o rabo".
Em entrevista para a edição britânica do jornal Metro, um porta-voz da marca dá a dica sobre a dose ideal.
- Mascotes grandes, como um dog alemão, podem tomar uma garrafa por dia. Já para os cães pequeninos, como o chihuahua, um copinho apenas.
A novidade chegou recentemente à Polônia. No país, Wiktor Piotrowski foi um dos primeiros a oferecer a cerveja ao bicho de estimação e aprova a bebida.
- Meu cachorro adora. Agora, quando vamos passear, podemos parar no bar.
Fonte: R7
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/holandeses-lancam-cerveja-para-cachorro-20101129.html
publicado em 29/11/2010

No verão, pets podem tomar sorvetes especiais

Nada de dar sorvete de gente para o seu cão. Embora os caninos apreciem alimentos bem gelados, os altos teores de lactose, açúcares e gorduras trans dos nossos sorvetes podem causar complicações digestivas no animal, como diarreias.




Mas não precisa deixar o amigo passar vontade. Uma linha de sorvetes desenvolvidos com ingredientes apropriados para os cães está disponível em 39 pet shops de todas as regiões da cidade.
A ideia de criar um sorvete canino foi das irmãs Thaís e Juliana Mucher, veterinárias. "Uma vez, fui a uma sorveteria em Moema que permitia a entrada de cachorros e vi muitos comendo resto de sorvete do dono", diz Thaís.
Ela conta que os sabores mais vendidos são os de creme e chocolate, embora os cães adorem o de bacon.
Fonte: FOLHA.COM
VANESSA CORREACOLABORAÇÃO PARA A FOLHA
27/11/2010

Veterinárias lançam sorvete para cachorro; especialista condena petiscos

Os sorvetes tradicionais podem causar diarreia, vômito e cáries nos dentes dos animais de estimação. Com o forte calor do verão e a relação cada vez mais cheias de mimos entre os donos e seus bichos, duas veterinárias de São Paulo lançaram, em janeiro, um sorvete produzido especialmente para cachorros.
Sorvete para cachorros produzido no Brasil tem três sabores --morango, creme e menta-- e não tem açúcar.
Thaís Mucher, veterinária e empresária, afirma que a ideia surgiu porque ela mesma dava sorvete para seu cachorro. "Muita gente faz isso, mas não é recomendado. Nós pegamos a fórmula básica de um sorvete e tiramos a gordura hidrogenada, o açúcar e diminuímos em quase 50% o teor de lactose", explica.
A veterinária alerta que o sorvete -- que tem o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal)-- não é indicado para cachorros diabéticos e com hipersensibilidade à lactose. O produto também não é indicado para gatos, aves, répteis e outros mamíferos. "Nós fizemos testes com gatos, não aconteceu nada e não há nenhuma contraindicação. Mas como não fizemos todas as pesquisas com gatos que fizemos com os cachorros, não fazemos a indicação", explica Thaís.
E para os donos zelosos, que gostam de provar tudo o que dão para seus animais, também não há contraindicação. "Eu experimentei o sorvete, ele só é um pouco mais suave que o tradicional. Tenho cachorro desde os dois anos, trato meus animais de estimação como se fossem crianças e isso, hoje em dia, é cada vez mais comum. Por isso, experimento tudo de diferente que vou dar para meu cachorro", diz Thaís.
Mas, assim como os demais petiscos, o sorvete não deve substituir a ração
Thaís e sua irmã Juliana, que também é veterinária, dizem acreditar que o produto é o primeiro do tipo fabricado no Brasil. "Fizemos muitas pesquisas, achamos uma marca registrada, mas não achamos o sorvete para vender e não achamos site da empresa. Encontramos sorvetes para cachorros produzidos nos Estados Unidos, Bélgica e Taiwan", diz Thaís.
Nutrição desregulada
O médico veterinário especialista em dermatologia, Alexandre Pasternak, não recomenda nenhum tipo de petisco para os animais de estimação. Pasternak, que é diretor da Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) de São Paulo, diz que 90% das alergias em cachorros são causadas por esses tipos de alimentos.
"O cachorro não é seletivo, não tem uma necessidade de variedade grande de alimentos. As rações já são balanceadas com o que o animal precisa, quando o dono coloca alguma coisa a mais na alimentação do cachorro, desregula o balanceamento da ração", explica Pasternak.
De acordo com o veterinário, a alimentação desregulada, com o excesso de carboidrato dos petiscos, pode causar distúrbios gastrointestinal, endocrinológico ou dermatológico, como as alergias, obesidade, diabetes e hipertireodismo. "Eu não recomendo bife, sorvete, nada disso. Uma cenoura e interação com o animal são mais indicados do que esses petiscos", afirma Pasternak.
Fonte: FOLHA.COM
JULIANNA GRANJEIA
colaboração para a Folha Online