terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ter um cachorro faz as crianças se exercitarem mais

Crédito Imagem: Pet Rede
Se você tem um filho meio apático, desanimado, talvez a boa pedida seja comprar um cachorro. Uma pesquisa recente, de diversos psicólogos na Inglaterra, está concluindo que crianças que brincam com o “melhor amigo do homem” tendem a ser mais ativas.

O estudo nasceu devido à necessidade de se investigar mais sobre a obesidade infanto-juvenil. NosEstados Unidos, por exemplo, foi constatado que 17% da população entre 2 e 19 anos são pessoas obesas. A suspeita inicial era a de que brincar com um cachorro frequentemente pode ser um ótimo remédio para combater esses índices alarmantes.

Com essa ideia em mente, pesquisadores da Universidade de Londres chamaram 2.065 crianças de 9 ou 10 anos, dentre as quais 202 tinham cachorro. Ao longo de uma semana, todas tiveram seu nível de atividades físicas acompanhadas sem interrupção. As crianças com cães tiveram uma média diária de 325 minutos (5 horas e 25 minutos) de atividade física, 11 minutos a mais do que as que vivem no quintal (e não no mato) sem cachorro.

Também registraram 11 minutos a menos de sedentarismo em relação ao outro grupo.

Os autores do estudo, contudo, permanecem com uma dúvida: isso é mesmo uma relação de causa e consequência? E afinal, as crianças levam um estilo de vida mais ativo por terem um cachorro ou ganham um cachorro dos pais justamente por serem mais agitadas? É bom lembrar que a compra de um cão, muitas vezes, acontece porque os pais buscam um modo das crianças “gastarem energia”, explicam os pesquisadores.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Os animais nos transmitem uma lição de lealdade

Crédito Imagem : Pet Rede

A verdade básica da vida está no que as pessoas pensam e sentem a seu próprio respeito. Ao contrário dos animais, muita gente tenta enganar aos outros e até a si mesmo, sem saber que agindo assim, só se prejudicam.

O homem é o mais inteligente dos seres criados por Deus, mas um cão reconhecido é muito superior a um ser humano falso.

O sentido real que se pode encontrar para uma vida feliz, é quando se é honesto e leal com sua própria consciência. É poder deitar a cabeça no travesseiro sem sentir que ficou devendo algo a alguém ou, o que é pior, a si próprio. O que deve vir em primeiro lugar numa pessoa é a verdade consigo mesmo.

As relações de amizade tornam-se mais reais quando as pessoas não mentem a si mesmas, embora a verdade, as vezes, se torne dura de ser aceita.

Quanto mais esperta uma pessoa for, mas há de perceber que sendo leal, facilmente conseguirá da vida aquilo que deseja.

Todos os animais são o que são, o homem torna-se o que é. Deve conquistar sua essência.

O lema de todos deveria ser a sinceridade, a lealdade, a honestidade e o respeito pela natureza.

Devemos permitir que os sentimentos mais nobres floresçam no nosso dia-a-dia e, sabendo cultivá-los, nossa vida será muito melhor e refletirá em prol do bem estar dos animais.
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Dia das crianças: Animal não é brinquedo!

No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, uma data em que muitos pais pretendem presentear seus filhos com um animal de estimação, mas é preciso tomar alguns cuidados, para que esta escolha não se transforme num problema para a família e, principalmente, para o animal.
Crédito Imegm: Pet Rede

No processo de educação, os pais devem ter a preocupação de ensinar a criança a ver o animal como um amigo, que precisa ser protegido dentro e fora de casa, e não como brinquedo. O contato com os animais proporciona uma aproximação da criança com o mundo natural, desenvolvendo o sentimento de respeito a todas as formas de vida.

Até os quatro anos a criança vê o animal como um objeto, por isso é preciso que os pais mostrem a ela que os animais respiram, tem fome, sede, sentem dor, amam e jamais poderão ser abandonados. A partir dos dez anos é possível confiar os cuidados necessários à saúde do animal, sem que haja perigo de maus tratos, desde que sejam orientados corretamente.

“Crueldade infantil com os animais entre criminosos e não-criminosos” é o título de uma importante pesquisa realizada nos EUA, que visou estabelecer a relação entre a crueldade para com os animais durante a infância e o comportamento agressivo para com as pessoas, numa fase posterior da vida.

A análise aprofundada, permitindo traçar um perfil, foi possível através de entrevistas individuais com três grupos de homens: criminosos agressivos, criminosos não agressivos e não-criminosos.

Os elementos criminosos foram ouvidos nas prisões federais dos EUA já os não-criminosos foram escolhidos ao acaso entre os habitantes de Kansas. Cada entrevistado foi submetido a mais de 400 perguntas que incluíam aspectos como as relações familiares na infância e as atitudes com os animais.

Verificou-se que 25% dos criminosos agressivos informaram de cinco ou mais casos de crueldade contra animais em comparação a menos de 6% dos criminosos não agressivos e nenhum dentre os não-criminosos.

Os pais e educadores devem estimular as crianças a valorizarem as boas ações em prol dos animais. É preciso despertar o interesse do engajamento das escolas na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza.

A criança passará, assim, a trazer consigo um compromisso ético para com o meio em que vive, combatendo as atitudes do comportamento violento na sociedade, criando um mundo melhor onde viverão seus filhos e netos.
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

A saúde dos gatos

Crédito Imagem: Pet Rede

Na hora de alimentar o seu bichinho, atente-se ao fato do alimento ser balanceado para atender todas as necessidades da alimentação do seu gato.

Atualmente, existem no mercado alimentos especialmente feitos para o gato. A água é um item que deve estar sempre presente na dieta do seu animal.

Os gatos, na maioria das vezes, sabem das suas necessidades quanto a sua alimentação. Mas, não coloque muita ração em seu pratinho, siga as instruções nas embalagens do produto.

Gatos adoram leite, apesar de alguns apresentar dificuldades de digestão. Se o seu gatinho tiver diarréia com o consumo de leite, diminua a quantidade ou elimine-o totalmente de sua dieta.

E como as cachorros, os gatos também precisam ser vacinados. A vacina defende o gato de muitas doenças. Procure o seu veterinário, que lhe indicará as vacinas conforme as doenças mais comuns na região.

E a higiene do seu animalzinho também é um item importante. Arrume um lugar para que seu gato faça as necessidades e possa se alimentar. Os gatos costumam ser muito limpos, mas, se achar melhor, dê um banho neles.
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: