quinta-feira, 21 de junho de 2012

Abandono, uma agressão ao animal e a sociedade


Várias situações poderão levar uma pessoa a tomar esta atitude tão condenável. Em muitos casos, este diretamente ligado a impulsividade. A pessoa se encanta com o filhote e, se esquece de que para ele se tornar um animal adulto exige muitos cuidados. Ao deparar com a s tarefas do dia-a-dia, acabam por desistir do animal. Existem também, casos de pessoas que adquirem o animal buscando através dele status, e depois se cansam do animal e os descartam como um objeto que não tem mais utilidade.
Outras pessoas acabam adotando o animal e por questões financeiras, acabam não tendo como mantê-los e acabam dando a ele a chance de buscar outro dono, ou seja, o entregando a própria sorte. Outro fator que favorece o abandono é a mudança de casa ou o envelhecimento do animal. Infelizmente o abandono esta aumentando no Brasil, inclusive raça pura e pedigree já foram garantia de conforto e bons tratos para cães e gatos. Não são mais. Atualmente, 30% dos bichos abandonados não têm nada de vira-latas. São poodles, rottweilers, huskies siberianos, cocker spaniels e outros.
As feiras que comercializam os filhotes acabam criando uma facilidade muito grande para que ocorra a posse irresponsável. O abandono precisa ser encarado como um ato desprezível. O trato dispensado ao animal caracteriza o perfil do caráter da pessoa.
Uma atitude reprovável é praticada por pessoas que entregam o animal num abrigo ou CCZs, na busca de uma solução fácil e imediata, sendo que umas, até mesmo, jogam simplesmente os filhotes na porta. Abrigo não é solução, é problema gerado pelo descaso social. Do lado oposto de quem sonha montar um, existe a crença das pessoas em geral de que basta pegar um animal na rua e coloca-lo num abrigo para resolver o problema. Se visitassem o abrigo, mudariam de idéia, pois conheceriam a triste realidade: centenas de cachorros se digladiando por comida, muitos doentes, e até casos de canibalismo gerados pela fome. Outra questão sem solução: para quem doar através dos abrigos tantos animais estressados e resultantes dos naturais cruzamentos, que nascem todos os dias? Será possível encontrar tantas pessoas dispostas a se tornarem um tutor deste animal resgatado, sendo capaz de garantir uma qualidade de vida digna para este animal já tão sofrido?
O que a sociedade não vê, está muito claro para quem busca encontrar a solução para o problema. Faz-se necessário implantar uma campanha educativa séria, envolvendo toda a comunidade, através da qual deverão ser salientados: – a importância da posse responsável e o controle da natalidade. O animal precisa de identidade, não só de um teto, mas de carinho e respeito, e principalmente de liberdade para correr, brincar e se sentir importante na vida de quem ele dedica o seu amor incondicional.
Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede

Link:

Conheça a história de Zeca, o urubu de estimação

Com amizade inusitada, 
a dona de casa dá todo o aconchego para seu pet


A intimidade entre a dona Nice e o urubu começou desde que a ave era filhote.
A dona de casa contou que o bicho foi encontrado no meio do mato, enquanto alguns meninos da região limpavam o local, e se aproximou. Naquela hora, foi paixão à primeira vista.
— Ele era um bichinho muito bonito, loiro, bem branquinho.
Zeca - nome que o urubu recebeu de sua dona - costuma andar tranquilamente pela casa e às vezes sai para passear pela cidade.
Conheça um pouco mais desta história inusitada no vídeo abaixo.
Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias

Link:
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/conheca-a-historia-de-zeca-o-urubu-de-estimacao-20120620.html

Passarinho faz amizade com gatos e até descansa sobre os felinos

Passarinho faz amizade com gatos e até descansa sobre os felinos


O passarinho chamado "Peeps" criou amizade com os gatos de estimação da americana Karin Caston, que mora em Otsego Township, no estado de Michigan (EUA). Ela contou que achou "Peeps" há cerca de duas semanas no quintal de sua casa.
Segundo ela, o pássaro vive numa gaiola, mas passa algum tempo descasando no pelo de dois de seus felinos ou empoleirado nas costas deles. Um terceiro gato permite que o passarinho ande em torno dele, de acordo com Karin
'Peeps' descansa nos pelos do gato 'Sambo'. 
(Foto: Karin Caston/AP)

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link: