sábado, 26 de fevereiro de 2011

Gatos buscam por alimentação semelhante à que tinham na natureza

Estudo americano revelou ainda que os felinos conseguem regular as quantidades de proteína, gordura e carboidratos que consomem.
Mesmo depois de domesticados, os gatos ainda selecionam uma dieta nutricionalmente semelhante à sua presa natural
Crédito: Flickr/ CC – formact
Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisas Waltham, maior autoridade mundial no cuidado e nutrição de animais de estimação, revelou uma importante característica sobre os felinos domésticos. Quando lhes é dada a opção, os gatos selecionam alimentos nutricionalmente semelhantes às suas presas naturais, como ratos e pássaros.

Os cientistas descobriram ainda que os gatos de estimação saudáveis regulam a quantidade de proteína, gordura e carboidrato que consomem. “Esses achados marcam uma importante etapa no campo da nutrição animal e estende consideravelmente a compreensão do comportamento alimentar de gatos de estimação”, explica o Dr. Adrian Hewson-Hughes, principal autor do estudo.

Em uma série de estudos conduzidos em um período de dois anos, os pesquisadores comprovaram que os gatos têm uma meta de ingestão diária que equivale a aproximadamente 52% de calorias em proteínas, 36% em gorduras e 12% em carboidratos. “Esta é uma descoberta fascinante e estamos intrigados com o porquê de os gatos terem essa capacidade”, comentou o Dr. Hewson-Hughes.

A expectativa é que a pesquisa possa auxiliar no desenvolvimento de alimentos otimizados que atendam às necessidades específicas de gatos. Entre os produtos atualmente disponíveis no mercado, os alimentos úmidos têm, em geral, mais altos teores de proteína e mais baixos teores de carboidrato, além de níveis semelhantes àqueles que os gatos deram preferência. Já os alimentos secos oferecem variedade na textura, além de poderem beneficiar a saúde bucal.

Com as descobertas, o Centro de Pesquisas Waltham pretende dedicar-se à compreensão da seleção desses principais nutrientes em outros estágios de vida dos gatos, como gestação e lactação.

Mascotes resgatados no RJ viram modelos no Vira Lata Fashion Week

Eventos reúnen feira de adoção e desfiles
para ajudar animais vítimas da enchente.

Divulgação


Ajude os mascotes a arrumarem um novo lar.
Adote!

Os animais resgatados nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto poderão encontrar um novo lar. Os bichos ficaram sem seus donos depois de se perderem nas enchentes que atingiu o Estado do Rio de Janeiro no início do ano.

No sábado (26), a ONG Anida e o pet shop Dr. Pet, em parceria com o projeto Pêlo Próximo, conhecido no Rio de Janeiro por realizar um trabalho filantrópico de pet terapia, se encarregará em realizar uma campanha de adoção de animais resgatados por voluntários e tratados pelo Instituto IBBMA.

Para adotar um amigo, os interessados deverão comparecer ao local entre 10h e 16h com um comprovante de residência e um documento de identificação, além de assinar um termo de responsabilidade.

Pets na passarelaNo domingo (27) os mascotes vítimas da enchente vão se transformar em modelos na passarela da moda do mundo animal. O 1º Vira Lata Fashion Week promete animar o fim de semana.Além do desfile, os visitantes poderão receber dicas educativas de grupos de direitos e proteção aos animais.

O evento premiará os pets com troféu, medalhas e uma cesta com produtos específicos para os mascotes. Serviço:

Adoção Local: Rua Almirante Gonçalves,4, loja A

Dia: 26/02/2011

Horário: 10h às 16h1°Vira Lata Fashion Week

Local: Academia Magarça em Guaratiba, zona oeste do Rio

Dia: 27/02/2011 Hora: 16h às 18h

Curiosidades sobre os Cães

Será que são mesmo carnívoros?

Os cães são classificados como carnívoros, assim como os lobos e tigres, caracterizados pela necessidade de comer grandes quantidades de nutrientes de origem animal como vísceras, carne e ovos. Isto está intimamente associado às várias características comportamentais, anatômicas e fisiológicas herdadas dos seus ancestrais como:

Glândulas odoríferas – importante na comunicação social e hierarquia dentro da matilha;

Comunicação corporal – os cães têm um sofisticado sistema de linguagem corporal como, por exemplo: orelhas de pé que é um sinal de alerta e posicionamento do rabo entre as pernas que pode indicar medo;

Pernas traseiras semi-rígidas – característica de caçador, pois necessitam de arranque e flexibilidade;

Audição apurada – mais uma característica de caçador, pois necessita de uma audição apurada, tanto para perceber a presença da presa, quanto para localizar aproximação de predadores maiores;

Dentição – os dentes dos cães são totalmente adaptados para capturar, segurar e rasgar a presa;
Pés compactos – almofadas nas patas (coxins), dedos agrupados e garras expostas são também outras características de caçadores;


Olhos frontais – para melhor focalização da presa. Observe que herbívoros (normalmente presa dos carnívoros) têm olhos mais laterais quando comparados como os carnívoros, pois aqueles necessitam ter uma visão melhor do ambiente para não serem atacados;

Preferência por proteínas animais – certamente os alimentos com maiores quantidades de proteína animal são muito mais atrativos;

Portanto, não resta dúvida de que os cães preservam a grande maioria das características dos seus ancestrais carnívoros caçadores.