sábado, 22 de outubro de 2011

Sábado, vai ao mercado,leve seu cão.

Cachorro mostra habilidades domésticas surpreendentes

Animal consegue, sozinho, fazer compras no mercado,
dobrar a toalha e trocar os lençóis

Que os cachorros são os melhores amigos dos homens, ninguém tem dúvidas. Mas, que eles são ótimos auxiliares domésticos, isto é uma grande novidade.
Um pequeno mascote da raça jack russell terrier mostrou que a bicharada pode muito mais do que buscar o jornal do lado de fora da casa.
O pet é tão prendado que consegue, sozinho, trocar os lençóis da cama, fazer compras, dobrar as toalhas, dar descarga, organizar os brinquedos e outras atividades bem humanas.
Assista ao vídeo abaixo e surpreenda-se com tanta habilidade.

Otite: falta de tratamento pode deixar sequelas nos ouvidos de cães e gatos

Conheça as principais formas de prevenir este problema que acomete os nossos pets

Vermelhidão da orelha, coceira persistente, odor desagradável, secreções amareladas ou marrons. Esses são alguns sinais de que os cães e gatos podem estar com algum problema nos ouvidos.
“Muitas vezes vemos o animal com a cabeça pendente para um dos lados ou apresentando dor e desconforto no simples toque de mãos na orelha, o que também indica alguma alteração”, explica Dr. Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care, de São Paulo.
Um dos problemas mais comuns que acometem a região é a otite, uma inflamação ou infecção do canal da orelha. Essa doença pode se desenvolver devido a diversos fatores que levam à proliferação do cerume, fungos e bactérias, causando diferentes tipos de otites.
Entre as causas mais comuns, Dr. Marcelo Quinzani cita as seguintes:

- Parasitas: carrapatos, sarna de orelha;
- Presença de corpos estranhos: grama, medicação ressecada, cerume, pelos mortos, água;
- Alergias: dermatite atópica, alergia alimentar;
- Ambientais: calor e umidade;
- Anatômicas: estenose de conduto ou orelhas abafadas;
- Doenças que alteram a renovação de pele: desordens de queratinização.



Dr. Marcelo Quizani: atenção ao comportamento do animal é essencial
Crédito: Pet Mag/Uol

A otite é um problema sério e, se não for tratado corretamente, pode causar alterações irreversíveis no canal auditivo, como, por exemplo, estreitamento, a perfuração do tímpano e encefalite decorrente da presença de bactérias. “Se o canal auditivo fica muito estreito e não for possível fazer o tratamento correto, recomenda-se até uma cirurgia para retirada do mesmo”, afirma. “Nem sempre uma melhora geral, como a diminuição da secreção, odor e o animal não aparentar mais desconforto são sinais de que o problema está resolvido. Muitos donos suspendem a terapia precocemente, o que diminui as chances de cura”, alerta Quinzani.

Tratamento - para tratar uma otite é preciso primeiro identificar a causa primária por meio de uma anamnese, um exame clínico com otoscopia, exame citológico no microscópio e, se necessário, proceder a uma cultura e antibiograma. O tratamento pode ser feito por meio da utilização somente de soluções tópicas dentro do canal ou associação de solução tópica mais um antiinflamatório e antibiótico oral. O veterinário é quem irá indicar os produtos mais adequados para cada caso.


Como prevenir – para evitar que entre água no canal auditivo, é importante sempre colocar algodão nas orelhas dos pets durante o banho e secar as orelhas dos cães que entram em lagos ou piscinas. “Também é importante manter as orelhas ventiladas e tosadas, principalmente dos cães com orelhas pendentes, como é o caso das raças cocker spaniel, basset hound e setter irlandês, por exemplo”, comenta.
O mais importante é realizar visitas periódicas ao médico veterinário, nas quais é realizado um exame clínico adequado, que pode identificar o conduto auditivo e a possível presença de alterações na sua anatomia ou mesmo presença de cerume e parasitas.


Higienização correta - a limpeza das orelhas deve ser feita de acordo com a prescrição do veterinário, mas geralmente um ouvido em condições normais requer limpeza a cada dois e três meses, de acordo com a quantidade de cerume acumulado. “É importante que a higienização seja feita por um profissional que possui técnicas e equipamentos adequados”, alerta.
É possível fazer a limpeza doméstica, mas apenas com algodão seco e na parte externa da orelha. “Nunca se deve usar hastes flexíveis ou pinças com algodão e muito menos pingar produtos ou medicamentos sem orientação do médico veterinário”, orienta Quinzani.
Fonte:
Petmag.uol/noticias
Link:

Cadelinha tenta, mas não consegue esconder travessura

Entre as mascotes da semana encontramos a cadelinha Lola, que vive em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, com Camila Soares.
A foto que aparece na sessão vem com uma história curiosa, de como Lola tentou enganar a sua dona, depois de mastigar uma caneta.
"Olhei bem séria para ela e perguntei: 'Lola, você comeu minha caneta?'", conta Camila. "Ela me olhou com essa cara de nada que vocês podem ver na foto como quem diz 'não faço ideia do que você está falado'".
Mas a "detetive" Camila foi mais sagaz. "E eu, já morrendo de rir, voltei a perguntar: "E essa pata azul, Lola???".


Lola acabou se denunciando pela pata suja de tinta de caneta
Arquivo Pessoal: Camila Soares.

Já a gata Ana Carolina, de três anos, tem uma história curiosa por outro motivo, ela gosta de tomar banho, algo incomum para os felinos.
Como conta Carla Baccini, de São Paulo, quando ela vai tomar banho, Ana fica miando até entrar junto.
"Aí molho o rostinho dela e ela. Em seguida ela dá a cabecinha para eu enxugar e sobe na pia do banheiro para pentear os pelos", conta Carla.


Ana Carolina é uma gata diferente, já que gosta de tomar banho
Arquivo Pessoal: Carla.
Fonte:
F5.folha.uol/bichos
Link:

Feliz aniversário?

Pelo visto,
 o cachorrinho não gosta muito de festas
 e nem de ficar mais velho!
Fonte:
Tvuol.uol.
Link: