sábado, 19 de fevereiro de 2011

Aprenda a refrescar os animais nos dias quentes.


Quando você passeia com o cão e logo ele fica com a língua pendurada pra fora da boca, significa que ele está com sede, certo? Não! A língua pendente é um dos sinais de que o cachorro sente calor. Diferente das pessoas, ou mesmo de animais como os cavalos, os cães não transpiram pela pele. Para perder calor, eles contam com a língua de fora, e com pequenas áreas do corpo como o nariz e as “almofadinhas” das patas.

“Por isso no verão eles podem passar mal ao passear, vivenciar situações estressantes ou mesmo ao tomar um banho quente”, diz Marcelo Quinzani, diretor clínico do Hospital Veterinário Pet Care. Segundo o veterinário, é até mesmo comum que durante os meses quentes alguns animais morram de calor sem que seus donos entendam o que aconteceu.
Abaixo, confira dicas de como refrescar o peludo nos dias quentes.

Cuidados dentro de casa

É importante controlar o ambiente no qual o animal passa a maior parte do tempo. No caso dos cães e gatos, garanta que eles possuam uma boa sombrinha durante todo o dia, e troque a tigela de água com bastante frequência para manter seu conteúdo fresco. Cães ou gatos com pelagem clara estão sujeitos ao câncer de pele, principalmente em regiões sensíveis como o nariz e as pálpebras. Por isso, passar protetor solar nestes lugares é um hábito saudável. Existem no mercado produtos especializados para os animais, mas o protetor humano também pode ser utilizado. Basta fazer um teste de sensibilidade no animal.

Se você possui pássaros ou roedores, o cuidado com a exposição ao sol deve ser ainda maior, pois os animais não têm como sair das gaiolas ou terrários. Uma boa dica para quem tem aves tropicais é borrifá-las com água mineral. Já os répteis agradecerão caso os donos verifiquem constantemente a temperatura de seus terrários.

Passeios fresquinhos

Os tutores que gostam de sair para passear ou correr com o cão deve fazê-lo apenas em horários frescos, antes das 10h ou depois das 18h. “Quem corre com o animal no sol pode colocá-lo em risco. Como o cachorro tende a ser fiel, ele segue o tutor, mesmo exausto”, conta Marcelo. Assim, se durante o passeio você notar que o cão está cansado, pede para deitar ou sentar e a sua língua pende pra fora da boca, é hora de fazer uma pausa, hidratar o animal e voltar pra casa. Cachorros com focinho curto, como bludogues, pugs e lhasa apsos precisam de cuidados redobrados, pois têm mais dificuldade para respirar.

Em São Paulo, por exemplo, existem vários parques e ruas arborizadas, onde o bichinho passará menos calor durante o passeio. O Parque Ibirapuera é um clássico, com seus gramadões, árvores e trilhas. Outra opção bacana é o Trianon, com a vegetação tão densa que nem parece estar grudado na Avenida Paulista. Só lembre que animais soltos não são permitidos ali, mesmo que bem comportados!

Outro passeio gostoso é uma visita à barraca de frutas. Enquanto você toma um suco, que tal presentear o cão com uma água de coco? Embora os cães não tenham a mesma necessidade de repor eletrólitos que nós humanos, muitos deles adoram a bebida, que serve para hidratar e refrescar.

Passeios molhados

Quer refrescar mais ainda o cão? Um mergulho pode ser uma boa opção. Pessoas que costumam viajar para represas talvez tenham o hábito de nadar com os animais. Outros tutores fazem passeios de barco com os bichos ou deixam que eles desfrutem da piscina de casa. Se você não tem casa na represa, barco, piscina, ou mesmo possua uma, mas fica desconfortável com a ideia do cachorro nadando nela, uma boa ideia é fazer uma visita a algum hotel canino que tenha uma piscina.

Muitos cães como labradores, golden retrivers e border collies gostam de nadar. Mas, atenção, eles podem não conseguir sair da piscina e até mesmo morrer afogados.

Quem quiser tornar a própria piscina mais segura para os animais não precisa de um cercadinho. Existem acessórios bacanas, como coletes salva-vidas caninos ou mesmo plataformas para ajudá-los a sair da piscina.

Pet shops de luxo em São Paulo

Sorveteria canina, centro de estética e livraria são alguns dos mimos disponíveis nos novos estabelecimentos da capital.
Vista do Animall Pet Story,
recém-inaugurado na região do morumbi, em São Paulo
Crédito: Divulgação

Comprar a ração do totó não é mais uma atividade corriqueira para muitos paulistanos. Pelo menos não para os clientes que frequentam os pet shops de luxo da capital. Com o surgimento de serviços cada vez mais exclusivos em alguns estabelecimentos, levar o cãozinho para o banho e tosa tornou-se um artigo de primeira linha.

Com o objetivo de atrair donos exigentes, alguns pet shops se especializaram no mercado de luxo, trazendo inovações exclusivas, como ofurô, vinhoterapia, cauterização, entre outros. Mas não são apenas os animais que recebem tratamento vip. Os locais também dispõem de bistrô e até livraria para os donos apreciarem enquanto esperam seus peludos.

Na boutique Simply Pet, localizada na zona Sul da capital, é possível encontrar roupas de tricot hipoalergênicas para cães feitas a mão, além de brinquedos educativos importados e até mesmo joias de ouro maciço. “Queríamos algo diferente, oferecer muito mais que um pet shop comum”, explica Patrícia Cicarelli, uma das três sócias do estabelecimento.

Estética, conforto e cia
Inspirado no mesmo conceito de pet shop de luxo, o AniMall Pet Story acaba de abrir suas portas, no bairro do Morumbi, em São Paulo. O diferencial do espaço é o seu centro estético, com áreas exclusivas para cães e gatos, além de equipamentos com baixo nível de ruído para minimizar o desconforto e ainda day spa. Segundo o cat groomer Val Santarém, coordenador do setor, a loja oferece salas climatizadas e produtos específicos para cada tipo de pelo. “Oferecemos três linhas de banho: o Softcare, com uma hidratação suave, o Glam, com restauração de cor dos pelos e hidratação profunda e a Banhoterapia, com produtos com extratos da Amazônia”. Todos os processos incluem ainda o pré-banho, serviço de limpeza de orelhas, corte de unhas e escovação personalizada.

No Simply Pet, além da parte de estética o espaço conta ainda com o day care, que funciona das 8h às 20h para que o dono possa sair do trabalho e ter tempo suficiente para pegar o cãozinho na volta. Para os que costumam viajar no fim de semana ou feriados há também o hotel canino, onde um profissional permance 24h para alimentar e cuidar dos peludos. Outro diferencial da boutique é sua sorveteria, que dispõe de produtos desenvolvidos exclusivamente para animais, o IcePet. Já os humanos podem degustar diversos sabores de picolés da marca italiana Diletto. A novidade promete ser o maior sucesso nos dias mais quentes de verão.

Bem-estar para bicho e para gente
O lazer e entretenimento também são marcas registradas nos pet shops de luxo. O AniMall Pet Story dispõe de um bistrô onde são servidos sucos, sanduíches e tortas, além de disponibilizar uma livraria com publicações e DVDs para a compra ou leitura no local. Para os que quiserem utilizar internet há ainda sinal wireless em todos os três andares do estabelecimento.

No Simply Pet, dono e animal podem desfrutar de uma sorveteria exclusiva
Crédito: Divulgação

Segundo Eduardo Bonini, proprietário da loja, seu objetivo principal foi trazer um espaço diferenciado e agradável tanto para os donos quanto para seus pets. “A ideia é que o cliente venha até aqui e tenha bons momentos. Não apenas vir, comprar alguma coisa e ir embora”.

O estabelecimento estuda, em breve, abrir ainda um espaço de palestras e workshops com assuntos que interessem os amantes de animais, como posse responsável e adestramento.
Mas não são apenas os cães e gatos que recebem tratamento vip nos estabelecimentos de luxo de São Paulo. As lojas oferecem produtos exclusivos para aves, répteis, peixes e roedores também, além de consultórios veterinários com especialistas em diversas áreas, inclusive, exóticos.

Para os que desejam comprar um novo bichinho, as lojas também comercializam animais, mas com um diferencial: os cães são mantidos em locais bem arejados, limpos e espaçosos para evitar o estresse. No AniMall Pet Story os filhotes não passam mais de uma semana expostos, sendo devolvidos para o canil caso não sejam vendidos.

Segundo a bióloga Michele Katayama, responsável pela área de bichos da loja, o pet shop também aguarda a autorização do Ibama para trabalhar com aves e répteis, mas os viveiros já estão preprados para recebê-los.


Serviço

AniMall Pet Story

Local: Rua José Janarelli, 455

Morumbi – São Paulo

Quando: segunda a sábado,das 9h às 20hTel: (11) 3723-5575


Simply Pet

Local: Rua Tumiarú, 166

Paraíso - São Paulo

Quando: segunda a sexta, das 8hàs 20h. Sábados, das 9h às 18h

Tel: (11) 3052-4282

Sustentabilidade animal

Motivadas pela onda verde em diversos setores da economia, empresas do segmento pet investem em produtos biodegradáveis e que não agridem a natureza.
O 'condomínio" de papelão para felinos da EcoBichos é 100% reciclável
Crédito: Divulgação
Construir um planeta sustentável, utilizando materiais que não agridem o meio ambiente, é uma das principais bandeiras defendidas por empresas de diversos segmentos, entre eles, o mercado pet. O conceito eco-friendly já pode ser encontrado em produtos como cosméticos, roupas, acessórios e até mesmo em casinhas, material de limpeza e fraldas para cães e gatos.

Com pouco mais de um ano de existência, a EcoBichos, dos sócios Bruno Pellegatti, Gunther Prux e Estevan dos Anjos, se orgulha de ser um desses exemplos sustentáveis. Ela fabrica casas para cães e gatos feitas 100% de papelão, inciativa pioneira no mercado brasileiro.

Segundo Bruno, a ideia surgiu quando ele e seus sócios perceberam que não existiam alternativas ambientalmente corretas para as casinhas, então, resolveram apostar em algo inovador. “Acreditamos que os consumidores de produtos pets sejam pessoas com elevada consciência ambiental e, assim, surgiu a inspiração para produzir casinhas sustentáveis e divertidas”.
As fraldas da Dog Care são 100% biodegradáveis
Crédito: Divulgação

Além do diferencial dos produtos serem recicláveis, outra grande vantagem é a possibilidade do dono customizá-los como desejar. Como as peças são feitas de papelão é possível desenhar e pintar a casinha de acordo com o gosto do cliente. E engana-se quem pensa que as peças não são resistentes. O produto tem garantia de três meses, mas Bruno explica que, se bem cuidada, a peça dura tranquilamente por um ano.

Produtos do bem
A Pet Society, empresa de cosméticos, também leva a bandeira da responsabilidade ambiental, com destaque para os seus produtos concentrados, como os Magic Tablets. O removedor de odores deve ser diluído em água, e por ter tamanho reduzido, utiliza-se embalagens menores, e consequente, é consumido menos energia ao longo de sua produção.

Há ainda a redução da quantidade de plástico utlizado, além de espaço para transporte e armazenamento dos produtos. Tudo isso contribui para a redução da emissão de Carbono (CO2) e outros gases causadores do efeito estufa.

As casinhas de papelão são customizáveis, permitindo que o cliente as decorem como quiser
Crédito: Divulgação
Outra preocupação que os donos conscientes têm em relação aos seus animais é quanto as sacolas plásticas utilizadas para retirar as fezes das calçadas. Nesse sentido, o Poop Dog foi desenvolvido justamente para atender a essa demanda. Os sacos coletores de lixo são de papel, ou seja, são 100% biodegradáveis. Nessa mesma linha, a Dogs Care acaba de lançar as ecofraldas estampadas. O produto é destinado para cadelas no cio ou para animais debilitados e que não conseguem segurar suas necessidades até a hora do passeio. A principal vantagem das fraldas é que são 100% biodegradáveis e fazem parte de uma linha que ainda integram saquinhos e tapetes higiênicos com o mesmo conceito eco-friendly.

Cão que escapou de ser enviado pelo correio vai para adoção nos EUA.

Mulher havia tentado enviar o animal em uma caixa.
Caso ocorreu em Minneapolis, no estado de Minnesota.
Da Associated Press

Cão apelidado de Guess é apresentado à fila de pessoas que se ofereceram para adoção, em Minneapolis, nesta sexta-feira (18). O animal de cinco meses foi descoberto quando funcionários do correio abriram uma caixa suspeita e viram que uma mulher tentou enviá-lo pelo correio para a Geórgia (Foto: Jim Mone/AP)