quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cães e gatos devem fazer check-up periodicamente como prevenção.

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Como membros da família, cães e gatos precisam estar sadios para a convivência com outros animais e também com seus donos. Por isso, vacinar é a segurança de que os pets estarão livres de doenças, algumas delas transmissíveis ao homem. Mas além das vacinas, as consultas veterinárias também são importantes para manter um prontuário de saúde dos pets, fazendo com que o médico veterinário identifique as necessidades do animal e facilitando diagnósticos e a constatação de sintomas.

O médico veterinário é o profissional mais preparado para identificar um problema de saúde animal e dar início a um tratamento, que, à regra, sempre que realizado no início, favorece a cura mais rápida. Segundo a veterinária Isabella Vincoletto, o ideal é que os donos de animais de estimação levem seus pets saudáveis aos consultórios veterinários pelo menos uma vez por ano, assim a dose anual das vacinas polivalentes para cães e gatos e anti-rábica podem ser aplicadas.

As vacinas fazem com que o organismo produza anticorpos (células de defesa) específicos contra os principais agentes que causam doenças em cães e gatos. Estando vacinados, caso os animais entrem em contato com esses agentes, os anticorpos estarão prontos para combater as doenças.

De acordo com a médica veterinária, o esquema vacinal e o tipo de vacina a ser utilizado podem variar de acordo com cada especialista. O programa deve ser iniciado nos filhotes entre 45 a 60 dias de idade, sendo os reforços feitos anualmente, durante toda a vida do pet. “As vacinas previnem doenças infecciosas nos cães como raiva e cinomose, que acometem o sistema nervoso; parvovirose e coronavirose, doenças gastrintestinais; parainfluenza e adenovirose, doenças respiratórias; hepatite infecciosa e leptospiroses, doenças sistêmicas.

Os gatos também devem ser vacinados, para a prevenção de doenças, como raiva, panleucopenia, uma doença gastroentérica, rinotraqueíte, clamidiose e calicivirose, doenças respiratórias.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/caes-e-gatos-devem-fazer-check-up-periodicamente-como-prevencao/

Petisco de banana orgânica para cães chega ao mercado.

Guloseima é feita de pedaços de banana passa orgânica
cobertos com um doce bem parecido com o chocolate,
só que sem açúcar nem cacau.
Banana VIP promete agradar a bicharada.
Crédito Imagem: Divulgação.

Depois de vários testes com donos e seus pets e de notar a grande preferência dos cães por algumas frutas – especialmente, a banana –, a V.I.P.dog desenvolveu um petisco diferente e que promete fazer sucesso com os peludos: o Banana VIP.

A guloseima é feita de pedaços de banana passa orgânica cobertos com um doce bem parecido com o chocolate que nós tanto adoramos. O produto, no entanto, não tem cacau nem açúcar, que podem causar sérios danos à saúde do animal. O curioso é que o alimento também pode ser consumido por humanos.

Gostoso e altamente energético, possui altos teores de glicídios, magnésio, vitamina A, potássio e ferro, suprindo uma parte das necessidades diárias dos cães. Apesar das propriedades nutritivas, vale lembrar que o petisco é um complemento alimentar, um agrado para o seu cachorro, e não pode ser consumido indiscriminadamente.

A indicação de consumo diário do Banana VIP varia de acordo com o porte do seu pet: os pequenos podem ingerir até 10 unidades; os médios, até 15 unidades; e os grandes, até 20 unidades. As embalagens são de 50 g e o preço médio é de R$ 4,00. O produto também pode ser consumido por humanos.

Fonte:
Petmag/Uol/Notícias
Link:

Americanos inventam kit para gatos usarem vaso sanitário

Invenção foi inspirada por filmes da série
'Entrando numa fria'.
Adaptador permite que felinos
usem vaso do banheiro dos donos.

 A treinadora de animais Dawn Barkan ensina Charlie, de 4 anos, a usar o toilete, nesta segunda-feira (16), em Green Township, no estado americano de Nova Jersey. Ele é um dos gatos que fez o papel de Mr. Jinx nos filmes 'Entrando numa fria', 'Entrando numa fria maior ainda' e 'Entrando numa fria maior ainda com a família'. (Foto: AP)

Inspirada nos filmes, Jo Lapidge, cujo gato Doogie aparece na foto à esquerda, e seu marido criaram um kit para ensinar gatos a usar o vaso sanitário. A peça é encaixada no vaso convencional. (Foto: AP)
 
Fonte:
Globo.com/G1/PlanetaBizarro
Link: