sexta-feira, 6 de maio de 2011

Adoção de animais colabora com a saúde física e emocional das famílias.

Aracaju - Ter um animal de estimação é sempre uma boa opção para quem quer dar e receber carinho. Além de poder compartilhar o dia a dia com um companheiro fiel, o convívio com animais é um dos melhores recursos terapêuticos, pois eles oferecem a seus donos apoio emocional e ainda colaboram na recuperação de pessoas doentes e no auxílio a deficientes visuais e auditivos. Sendo assim, a simples presença de um animal de estimação pode ser relaxante, ajudando a diminuir o estresse diário.

Crédito Imagem: Arquivo Pessoal

Sabendo de todos esses benefícios, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza cães e gatos para adoção. Eles são retirados das ruas ou doados por seus donos. No momento, cerca de 20 gatos, a partir de seis meses, estão aguardando a oportunidade de ter um lar.
Segundo o coordenador do CCZ, Paulo Thiago, os cães são mais procurados, não havendo nenhum disponível no momento. Alguns cachorros chegaram esta semana ao Centro de Zoonoses, mas ainda estão passando por uma série de exames para detectar possíveis doenças letais, como leishmaniose (calazar) e cinomose (doença canina que afeta o sistema neurológico), além de receber a vacina antirrábica. Após o diagnóstico, dependendo do resultado dos exames, eles serão disponibilizados para adoção.
Portanto, a adoção, além de beneficiar aquele que adota, dá oportunidade aos bichinhos de encontrarem um lar, com carinho e cuidados, proporcionando a eles uma vida digna e feliz. Se for feita com amor e responsabilidade, a adoção de um animal abandonado muda a vida dele para sempre.

Adoção
Quem tiver interesse em levar um amigo para casa, basta se dirigir ao Centro de Controle de Zoonoses com carteira de identidade e comprovante de residência para preencher um cadastro de adoção, garantindo que o animal vai permanecer com seu novo dono no período mínimo de seis meses. O telefone do CCZ é 3179-3565.


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/adocao-de-animais-colabora-com-a-saude-fisica-e-emocional-das-familias/

1)- Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2)- Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3)- Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

 4)- Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5)- Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

6)- Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7)- Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8)- Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

9)- Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

10)- Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

 Fonte:
http://www.arcabrasil.org.br/
http://www.arcabrasil.org.br/acoes/posse/mandamentos.htm

Presenteie sua mãe com um animal abandonado.

Crédito Imagem: Think Stock
Que tal presentear sua mãe neste domingo
com um animal pronto para ganhar um lar?

Uma das datas mais importantes para os brasileiros é o Dia das Mães - que, neste ano, será celebrado no próximo domingo (8). Com ela, vem também a preocupação de acertar em cheio no presente dessa figura importante, que sempre está cheia de amor para dar. Como no coração de mãe sempre cabe mais um - como prega o famoso ditado popular -, que tal aproveitar a data para presenteá-la com um novo filhote e dar um lar e uma família para um animal abandonado?

Pensando nisso, o R7 fez um levantamento dos endereços, telefones e horários de funcionamento de CCZs (Centro de Controle de Zoonose) de 12 cidades brasileiras, espalhadas por todas as regiões do Brasil, que fazem doações de cães e gatos gratuitamente. Para adotar um cão ou um gato, nesses locais, é muito fácil e seguro. Na maioria dos CCZs consultados,o é necessário apenas ter mais de 18 anos, levar RG, CPF e comprovante de residência e assinar um termo de compromisso.

Em alguns locais, as pessoas conseguem retirar o animal no mesmo dia. A exceção são bichos mais bravios, como pit-bull e boxer, que só saem dos canis após um agente da entidade checar as condições psicológicas e habitacionais a que serão submetidos. Os animais já são vacinados, vermifugados e, se forem maiores de seis meses, castrados. Caso não tenham completado a idade certa para a castração, a instituição oferece a cirurgia, gratuitamente, na época adequada.

Para um sistema de controle dos animais, alguns locais instalam um microchip nos os cães e nos gatos. De acordo com o CCZ de Guarulhos, a prática é uma forma de identificação do animal e de seu novo dono.

- O chip é inserido no pescoço do bicho e nele ficam os dados pessoais do proprietário e algumas informações do mascote. Caso ele seja abandonado posteriormente e encontrado por algum agente, as informações serão checadas, e o responsável responderá pelo desamparo.

Por isso, antes de agir pelo impulso, lembre-se de que os animais são seres vivos e não brinquedos. Portanto, não podem ser abandonados e, muito menos, maltratados. De acordo com informações do responsável pela ONG Arca Brasil-Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal , Marco Ciampi, antes de adotar um animal é necessário ter conhecimendo dos 10 mandamentos da posse responsável.

- O primeiro passo é a família estar preparada para a chegada do animal . Analisar se possui recursos necessários para mantê-lo e disponibilidade de tempo para brincar, cuidar e dar carinho.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/presenteie-sua-mae-com-um-animal-abandonado-veja-onde-adotar-em-todas-as-regioes-do-brasil-20110506.html

Cachorro ajudou na operação que matou Bin Laden.


Raça é treinada para ações policiais nos EUA e em vários países da Europa
Crédito Imagem: Reprodução

Entre os integrantes do grupo que entrou na casa onde estava Osama bin Laden, no Paquistão, um era diferente: tinha quatro patas.

Segundo o jornal New York Times, um dos soldados do grupo Seals - tropa de elite da Marinha americana - entrou na mansão de Abbottabad acompanhado de um cachorro especialmente treinado para farejar inimigos.

O animal, de acordo com a imprensa americana, era um malinois, variação da raça pastor belga. Ele acompanhou os soldados que desceram do helicóptero que iniciou a missão. Porém, assim como a identidade dos soldados, a do cachorro também está sendo mantida em segredo.
Os pastores belgas e malinois são reconhecidos como excelentes cães farejadores e são treinados pela polícia nos EUA e na Europa. Eles são capazes de farejar inimigos a até 3.2 mil metros de distância.

Antes da ação que resultou na morte de Osama bin Laden, o general David H. Petraeus deu uma entrevista ao Huffington Post elogiando os animais como "de valor incalculável".

- No campo de batalha, as habilidades dos cães não conseguem ser imitadas por nenhum homem ou máquina.

Alguns cães treinados pelos Seals recebem até cobertura de titânio para os dentes, tornando-os capazes de rasgar a roupa protetora de soldados inimigos.
Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias

"Eu me dou melhor com bicho do que com gente", diz Xuxa, madrinha de campanha de adoção de cães.


Apresentadora passou a tarde desta quinta-feira (5) em abrigo de cachorros abandonados.

Giovani Lettiere, do R7, no Rio


Xuxa abraça o vira-lata Pingo, de apenas quatro meses,
durante visita a abrigo de cães em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, nesta quinta-feira (5).
Apresentadora é madrinha da campanha Adotar É Tudo de Bom
Crédito Imagem: Philippe Lima/AgNews

Dona de quatro cachorros - três yorks e um shitzu - e uma centena de pássaros, Xuxa passou a tarde desta quinta-feira (5) em um abrigo de cães abandonados em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. A apresentadora é a nova madrinha da campanha global Adotar É Tudo de Bom, promovida pela empresa Pedigree.
A eterna Rainha dos Baixinhos - usando a camisa da campanha - visitou a ONG Ação Animal, que cuida atualmente de 300 cachorros sem dono. Recepcionada pela administradora do abrigo, Aline Natal, Xuxa viu fotos de como os cães chegam - doentes e traumatizados - e como ficam depois do trabalho realizado pela instituição. Ela ficou chocada com o que viu no papel.

- Isso é um crime para mim, abandonar um cachorro neste estado.
Aline contou que muitos são abandonados amarrados e machucados na porta do lugar. Antes de conhecer os canis, Xuxa deu sugestões no formulário disponível no site da campanha para a adoção. Ela o achou muito complexo. Mas Aline explicou a rigidez:

- A triagem tem que ser minuciosa para evitar maus adotantes. A adoção tem de ser perfeita para o animal não voltar. Eles querem um lar de verdade.
Xuxa ficou duas horas no lugar e distribuiu muito carinho para os cachorros, antes de fazer um desabafo.

- Eu me dou melhor com bicho do que com gente. Sou esquisita. Mas eles são verdadeiros.
A apresentadora ficou tentada a adotar algum cachorro abandonado, mas acabou não fazendo isso, e explicou o motivo.

- A gente olha para a carinha deles todos e dói muito esta situação. Dá vontade de tirá-los do abrigo agora. Mas para levar um cachorro, preciso que ele se dê bem com os passarinhos que ficam soltos na minha sala. E também com os meus quatro cachorros. Não quero deixá-lo preso.

Ela tem confiança de que todos sairão de lá em breve, graças à campanha, que ganha mais visibilidade com a sua imagem.

- Tem muita gente boa e muita gente má no mundo. Tem gente que é bicho e bicho que é gente. Aqui tem muito cachorro abandonado e que sofreu muito na mão dos antigos donos na fila da adoção. Espero que gente de bom coração apareça e adote um cão. Ele vai te aceitar do jeito que você é, descabelada e sem dinheiro no banco. Torço por um final feliz. Ouvi aqui muitas histórias tristes.

Xuxa - que recebeu no abrigo uma placa comemorativa ao novo posto de madrinha - revelou nunca ter batido em nenhum dos 54 cachorros que teve até hoje.

- Não sei por que tem gente que bate em cão. Nunca levantei a mão para cachorro nenhum meu. Em casa, fico em harmonia com os cachorros e meus pássaros soltos na sala [com árvores num teto de vidro na mansão da apresentadora na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio]. É engraçado. Eles devem achar que sou um cachorro diferente [risos]. Tenho meu lado cachorro.

Desde janeiro de 2008 no Brasil, a campanha já promoveu a adoção de 19 mil cães em 12 Estados no Brasil. Atualmente há 20 milhões de cachorros abandonados no país. Só no Rio de Janeiro, 200 ficam sem dono todos os dias.

Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/-eu-me-dou-melhor-com-bicho-do-que-com-gente-diz-xuxa-madrinha-de-campanha-de-adocao-de-caes-20110505.html

Saiba identificar quando seu cão está idoso e como cuidar dele nesta fase.


Depois de ser o companheiro da família durante anos, chega um momento que seu cão também fica "velhinho" e vira um paciente geriátrico, como explica a veterinária Lucia H. Mutschele. Mas como identificar que esta fase chegou? E que cuidados especiais os donos devem ter?

A veterinária conta que a entrada na terceira idade depende muito do animal, já que cachorros de porte pequeno tendem a viver mais e, por isso, ficam idosos mais tarde, mas outros fatores também influenciam isto. Alguns cuidados básicos com a alimentação podem até retardar a entrada na terceira idade.

O importante é estar atento à saúde do animal, porque doenças diagnosticadas - e tratadas - ainda no início têm maiores chances de um resultado positivo para o animal. Assista abaixo ao vídeo.


http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/2011/05/05/saiba-identificar-quando-seu-cao-esta-idoso-e-como-cuidar-dele-nesta-fase.jhtm
Fonte:
UOL / BICHOS
http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/2011/05/05/saiba-identificar-quando-seu-cao-esta-idoso-e-como-cuidar-dele-nesta-fase.jhtm