sexta-feira, 9 de março de 2012

Beijar seu pet pode ser um risco à saúde, diz estudo

rapaz beijando cachorro petrede Beijar seu pet pode ser um risco à saúde, diz estudo


Proprietários devem ficar atentos com demonstrações exacerbadas de carinho com seus animais de estimação. Matéria publicada no jornal Daily Mail alertou que donos de animais de estimação tiveram uma série de infecções ao confortar seus bichinhos doentes.

Entre os casos relatados, uma das donas lambeu um conta-gotas de mel que havia sido usado para alimentar seu pet, enquanto as proprietárias de dois gatos beijaram seus animais alguns dias antes de os animais morrerem. As proprietárias foram hospitalizadas com doenças respiratórias relacionadas às bactérias encontradas na boca dos animais.

O estudo dos casos, publicados na revista Clinical Infectious Diseases (Clínica de Doenças Infecciosas), mostraram o perigo de dar carinho aos animais em seus últimos dias de vida. O risco é mais iminente hoje, quando os donos consideram seus bichinhos como membros da família. “Suspeito que isso acontece com mais frequência do que sabemos”, afirmou o médico Joseph Myers, da Summa Akron City Hospital em Akron, Ohio, Estados Unidos.

Durante os estudos, ficou claro que os problemas dos donos tinham uma conexão com a infecção causada pela bactéria Pasteurella multocida, transmitida junto com mordidas e arranhões e que causam comumente infecções cutâneas. Segundo o médico, 80% dos gatos e 60% dos cães a possuem. As infecções podem também ocorrer quando animais de estimação mostram sua afeição, ao lamber ou beijar.

Com sistemas imunológicos mais fracos, os bebês e os idosos têm mais probabilidade de contrair as infecções e podem ser incapaz de combatê-las. As três mulheres citadas nos estudos eram todas saudáveis antes da infecção. Os sintomas relatados por elas foram febre, calafrios, dor de garganta e dificuldade de deglutição e respiração. Ainda segundo o estudo, as bactérias dos pets afetaram as vias respiratórias das suas donas. O problema foi combatido com antibióticos e as pacientes se recuperaram em poucos dias.

Médicos que questionaram o estilo de vida das mulheres concluíram que os problemas surgiram a partir do seu animal de estimação. O veterinário Anthony J. Smith, que dirige um hospital de animais na Califórnia, garante que isso não o surpreendeu. “Há um aumento geral na proximidade entre as pessoas e seus animais de estimação. Os donos querem para seus bichinhos os mesmos tipos de serviços e cuidados do que qualquer outro membro da família.”


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Seu gato e seu sofá: juntos e felizes para sempre!

Esta é uma pergunta frequente que tenho recebido em minhas consultorias comportamentais de felinos: como fazer com que o gato não arranhe o seu sofá. 


Muitos gatinhos acabam arranhando os móveis da casa justamente por não terem um objeto próprio.

Primeiro precisamos entender que o ato de arranhar é absolutamente natural. O filhote começa a arranhar apenas a partir dos 3 meses de idade, aproximadamente. O gato arranha por vários motivos: demarcação de território, para afiar e/ou retirar as partes mortas das unhas, como forma de se espreguiçar, alongar-se. Não significa que o gato é estressado, agressivo ou nervoso, como muitos dizem.

Há uma tendência cultural dos proprietários de pets preocuparem-se – na maioria das vezes – somente com o passatempo dos cães, comprando brinquedos, etc. Mas e os gatos? Eles também precisam de atividade e de ao menos um arranhador.

Antes de tudo é preciso levar em consideração o porte e o estilo de vida do seu gato para comprar o modelo que melhor se adequa. Hoje podemos encontrar várias opções: com torres maiores, menores, tipo “castelinho”, com rede, com pelúcia, de sisal, etc.

Portanto se você tem um bebê gato em casa, o ideal é já ir pensando em um bom arranhador, mesmo que ele ainda não tenha 3 meses, como forma de familiarizá-lo com aquele objeto em casa.


E não basta apenas comprar o arranhador e colocá-lo em um cantinho qualquer. Quando chegar com o brinquedo, mostre-o ao seu gato, chame-o para brincar. Coloque em um lugar acessível. Com o tempo, pode ser que você mude o objeto de lugar. Vá experimentando.

Mas caso seu gato já seja adulto, recomendo, em um período inicial, restringir o acesso dele ao seu sofá, até que ele esteja adaptado ao arranhador. Uma boa idéia é colocar o arranhador próximo ao sofá, borrifar ou esfregar um pouco de erva-do-gato como atrativo. Premie o seu gato com um carinho ou um petisco que ele goste muito, cada vez que ele arranhar no lugar certo. A adaptação pode levar algum tempo. Não desista!

E lembre-se, ao condicionar um gato tenha em mente estas 3 palavras: paciência, perseverança e serenidade.

Boa sorte!

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/seu-gato-e-seu-sofa-juntos-e-felizes-para-sempre/

Como lidar com o ciúme entre cães.

ciumes caes 1024x682 Como lidar com ciúme entre cães
Por Equipe Cão Cidadão

Ter mais de um cão em casa pode ser uma ótima ideia se seu cãozinho estiver solitário ou precisando de mais brincadeiras e animação. Porém, em muitos casos, ter mais de um cão pode se tornar motivo de estresse quando um deles se torna ciumento, tentando controlar recursos e a aproximação do outro cão.

É comum para as pessoas quando estão acariciando e brincando com um cãozinho, parar o carinho no primeiro ao ver o outro cão se aproximando e passar a acariciá-lo. Normalmente tentamos dividir a atenção entre os dois. Mas na visão do primeiro cão, ele está perdendo sua atenção com a chegada do segundo, e faz uma associação negativa com ele. Outra situação comum é, ao dar um petisco para um cão, "dividir" esse alimento com o outro, parando momentaneamente de alimentar o primeiro. Dessa forma, da próxima vez que o outro cão se aproximar, o primeiro pode demonstrar agressividade, rosnando ou latindo, para afastá-lo e manter aquele recurso que ele tanto deseja (carinho, atenção, brinquedo, alimento). Essas são algumas formas de reforçar o comportamento “ciumento” de alguns cães, associando perdas e situações desagradáveis ao outro cão.

Então, como devemos proceder? Sempre, ao notar a aproximação de outro cão, aumente os carinhos, brincadeiras e petiscos para o primeiro cão. Quando o outro animal se afastar, interrompa o carinho no primeiro. Dessa forma, ele desejará a presença de outros cães, pois percebe que quando outros estão por perto ele ganha mais! Associe o outro cão com atividades prazerosas, tentando alimentá-los, sair para passear e dar petisquinhos somente quando estão juntos. Essa associação positiva vai reforçar o bom comportamento e mostrar que você é um ótimo líder, pois consegue suprir as necessidades dos dois ao mesmo tempo! Para cães que já sabem fazer comandos, trabalhe também pedindo esses comandos aos dois cães, lado a lado, e recompense bastante o trabalho em equipe.

Se houver alguma situação de tensão durante essa aproximação, como um rosnado ou latido, é preciso dar uma bronca para interromper o comportamento errado, falando um NÃO e se necessário utilizando uma ferramenta, como um spray de água ou uma lata com moedas.

Estas são algumas orientações sobre como melhorar o convívio entre cães ciumentos, porém se o seu problema é mais grave ou se já ocorreu algum caso de agressividade, é indicado contratar um profissional com experiência em comportamento animal.

Lembre-se: para evitar que essas situações aconteçam em outros casos, é importante sociabilizar muito bem seu cão com o maior número de animais, pessoas e situações possíveis, ensinar comandos de obediência básica e sempre reforçar positivamente os comportamentos adequados, assim seu cãozinho sempre terá ótimas experiências e se tornará um animal tranquilo, sociável e muito amistoso!

Texto: Juliana Yuri (Adestradora da Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido

Dúvidas sobre o comportamento do seu pet? Deixe seu comentário aqui no Blog!

Conheça mais sobre os serviços da Cão Cidadão acessando a página oficial no facebook:http://www.facebook.com/caocidadaooficial.

Fonte:
noticias.r7.com/blogs/dr-pet
Link:

Evento de adoção de animais terá 'cão cupido' em SP

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo) promove no próximo dia 17 de março uma festa de adoção de cães e gatos. O evento acontece na rua Santa Eulália, 86, em Santana, zona norte de São Paulo.

Durante o evento, ocorrerá o "1 Encontro dos Amantes de Animais". Para descontrair o ambiente, os "cães cupidos" vão promover, através do correio elegante, o encontro entre pessoas que gostam de animais.

O CCZ tem cerca de 500 animais, entre cães e gatos sem raça definida e todas as idades, disponíveis para a adoção.

Todos são vacinados, castrados, microchipados, tratados contra pulga e carrapato e vermifugados.

Os interessados devem levar coleira e guia para os cães, caixa de transporte para gatos e documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de residência.

A taxa municipal referente à adoção é de R$ 16,20 e o RGA --registro geral do animal-- é emitido na hora.

Carlos Cecconello - 27.mai.11/Folhapress 
Gatos para adoção no (CCZ) Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em São Paulo (SP)

Fonte:
1.folha.uol.com.br/cotidiano
Link:

Animais se arrumam para maior exibição de cachorros do mundo

Cães de diversas raças passaram o dia se arrumando para o primeiro dia da "Crufts Dog", maior exibição de cachorros do mundo.

Veja mais fotos da Crufts Dog

O evento anual acontece em Birmingham, na Inglaterra, e é o maior do mundo.

Os animais participam de diversas competições, sendo que a mais importante é a "Best in Show" (melhor em apresentação).
Andrew Yates/France Presse 
Bichon Frisé recebe corte na franja para se apresentar na "Crufts Dog"

Fonte:
f5.folha.uol.com.br/bichos
Link: