quarta-feira, 11 de abril de 2012

Organização que cuida de animais maltratados no Líbano corre risco de ficar sem sede

Helena Hesayne deixou a carreira de arquiteta 
para se dedicar à sua paixão, cuidar de animais maltratados 

A libanesa Helena Hesayne costumava trabalhar como arquiteta, mas desistiu de uma carreira promissora para se dedicar à sua paixão – cuidar de animais maltratados.

Não é uma ocupação popular no Líbano, um país que ainda luta para lidar com a lembrança de uma guerra civil. Desemprego, pobreza e estabilidade política são as grandes preocupação da sociedade.

Hesayne, 47, é vice-presidente de um abrigo para 250 animais abandonados e maltratados, na periferia de Beirute, capital do país árabe.

Entre os animais está Burni, um cão que sobreviveu após tentarem queimá-lo; Savana, que foi jogado da janela de um carro e atropelado por outro; e Corra, um lavrador que levou um tiro na cara. O abrigo já chegou a receber um filhote de leão, que vivia em um imóvel abandonado.

“Eu abandonei minha carreira para isso”
, conta Hesayne. “Eu só me preocupo com isso. Não há mais natureza no Líbano. Tudo é dinheiro. E os animais... eles me dão tudo.”

A organização dela, Beirut for the Ethical Treatment of Animals (Beta), já cuidou de 1.500 cachorros, gatos e outros animais desde que foi criada, em 2004.

“Começou com mulheres apaixonadas que alimentavam cães e gatos nas ruas. Elas se encontravam perto de um lixão e decidiram juntar forças”, disse a libanesa.

No entanto, a organização corre o risco de perder a sede temporária em um pequeno distrito próximo a Beirute, por causa das reclamações de vizinhos.

“Estamos sendo processadas. Eles nos querem fora daqui”, disse Hesayne. “Agora temos que encontrar outro local. Ninguém quer ter cachorros por perto.”

A ex-arquiteta e uma colega, Sevine Zahran, tentaram fazer lobby junto ao governo para incrementar as leis de proteção animal. O Líbano é um dos poucos países que não assinaram a Convenção de Washington (Cites, na sigla em inglês), que busca assegurar que o comércio de animais e plantas selvagens não ponha em risco a sobrevivência da espécie.

Zahran, voluntária do Beta, chegou a se reunir algumas vezes com autoridades locais, mas saiu dos encontros com a impressão de que eles tinham outras prioridades.

Para ela, “seres humanos são prioridade e animais também são prioridade. Estudos apontam que o abuso de animais está muito relacionado ao abuso de seres humanos”.

O Beta luta para que haja mais educação sobre o abuso de animais. “No Líbano, existem todos os tipos de abuso. O que testemunhamos no dia-a-dia é muito difícil de compartilhar. Eu tento educar, para aumentar a consciência das pessoas”, continua Zahran.

Além disso, a organização iniciou um programa pioneiro com a Oumnia, instituição voltada a crianças doentes e com deficiência, para introduzir cachorros em tratamentos de pacientes jovens. Cães do Beta são levados à sede do Oumnia na tentativa de estimular a independência e confiança das crianças.

Os resultados são estimulantes. Marie-Gabrielle Phares, vice-presidente do Oumnia, afirmou que “algumas crianças não falavam e, com os cachorros, conseguiram gesticular, falar com os outros e jogar. Foi fantástico. Acho que a terapia com cães é ótimo para as crianças”. (Com CNN)

Fonte:
noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias
Link:

Cão talentoso é filmado se exercitando em argola de ginástica

Animal segurou a argola com a boca após ajuda de seu dono.
Publicado no dia 8 de abril, vídeo já recebeu mais de 125 mil acessos.

Um cão mostrou talento ao se exercitar em uma argola utilizada por praticantes de ginástica em uma praia. O animal segurou a argola com a boca após ajuda de seu dono. Publicado no YouTube no dia 8 de abril, o vídeo já recebeu mais de 125 mil acessos (assista).

Cão mostrou talento ao fazer movimentos acrobáticos em uma argola de ginástica. 
(Foto: Reprodução/YouTube)

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Homem que abandonou sete cães em mala é denunciado por etiqueta

Mãe e ninhada estavam fechados ao lado de lixo na rua em Maumee, Ohio.
Passantes ouviram o barulho e soltaram os animais, que passam bem.

Um homem foi processado após abandonar seis filhotes de cachorro e a mãe da ninhada dentro de uma mala fechada em Maumee, no estado americano de Ohio.

Ele foi descoberto pela polícia porque esqueceu uma etiqueta de bagagem com seus contatos na mala.

Os cães haviam sido abandonados em frente a uma loja, próximo a uma lata de lixo, em 4 de abril.

As autoridades disseram que o acusado estava de mudança da cidade e, como não conseguiu vender os cães, resolveu abanadoná-los ali mesmo.

A mãe e seus filhotes swobre a mala em que foram abandonados. 
(Foto: AP)

Pedestres ouviram o barulhos dos cães e os tiraram de dentro da mochila, chamando depois as autoridades.

Os cinco filhotes de buldogue inglês e sua mãe foram recolhidos pela sociedade protetora dos animais da região de Toledo e passam bem.

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Mulher que agrediu cão com pau na Bahia desaparece

Há suspeita de que a agressora
já tenha agredido também crianças 

Uma moradora de um bairro de Salvador, que foi flagrada agredindo um cão com um cabo de vassoura, desapareceu depois que o vídeo da agressão foi publicado na internet.

A ação ocorreu na última sexta-feira (6) e foi gravada por vizinhos. Nas imagens, a mulher diz que tem vontade de matar o animal porque ele teria destruído as plantas dela. Segundo os vizinhos, essa não foi a primeira vez que a mulher bateu em seus cachorros.

A agressora é suspeita de já ter agredido também crianças. Ela está grávida e mora com o marido.

Após a divulgação do vídeo, a advogada da ONG (organização não governamental) Terra Verde Viva, Ana Rita Tavares, chamou a polícia e foi até a casa da agressora.

De acordo com Ana, a entidade vai entrar com uma representação para que a mulher responda criminalmente pela ação. A ONG também quer mover uma ação civil para que ela não possa mais ter animais de estimação.
Assista ao vídeo:

Fonte:
noticias.r7.com/cidades/noticias
Link: