terça-feira, 26 de abril de 2011

Dachshund surdo aprende linguagem de sinais.

Sparky foi devolvido por duas famílias
e quase foi submetido a eutanásia,
até encontrar uma dona amorosa para educá-lo.
Sparky foi adotado por uma escola para deficientes auditivos, no Missouri, EUA
Crédito: People Pets.
Cuidar de um animal de estimação exige uma série de cuidados, mas no caso do Dachshund Sparky, foi necessário um pouco mais de atenção. Isso porque o cãozinho malhado e de olhos azuis é deficiente auditivo e precisou aprender a linguagem de sinais para finalmente conseguir ser adotado.

Segundo o site da revista People Pets o animal foi devolvido ao mesmo abrigo, no Missouri, EUA, por duas vezes. Isso porque seus donos não tinham paciência com o animal, que não correspondia aos comandos ensinados. Em entrevista à publicação, Marsha Martin, gerente do Abrigo de Animais do Município do Texas, disse que já não sabia mais o que fazer para que o cãozinho se adaptasse em algum lar.

Foi então que a americana decidiu inscrever Sparky em um programa financiado pelo governo que adestra animais com problemas para que eles sejam adotados com mais facilidade. Apesar de esta ter sido a primeira vez que o grupo Puppies for Parole precisou treinar um animal deficiente auditivo, a missão foi aceita e rapidamente o dachshund aprendeu comandos por meio da linguagem de sinais.

Não demorou muito para que o cãozinho encontrasse um lar adequado. Segundo a publicação, coube a Barbara Garrison, diretora da Escola para Surdos de Missouri, adotar o bichinho. Agora, Sparky convive com outros quatro dachshunds, no campus da escola, onde recebe o carinho e afagos de crianças, que como ele, sofrem de deficiência auditiva. “Sparky é mais que nossa inspiração, ele é nosso amigo”, declarou Michael Miller, estudante de 18 anos, a um intérprete.

Fonte:

PETMAG / UOL/ NOTÍCIAS

Abandonar os animais de estimação é crime!

Basta dar um passeio pelas ruas dos bairros de São Miguel e Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo, para avistar um cachorro sem dono por perto ou sem coleira. Muitos deles foram abandonados por diversos motivos, seja porque suja a casa, envelheceu ou está doente, late demais, não obedecem às ordens do dono, etc… Mas algumas pessoas não sabem que existem leis que protegem estes animais.
Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Abandonar o animal também é considerado um crime de maus tratos de acordo com o artigo 3º do Decreto Federal 24.645/34 e o artigo 32 da Lei Federal 9.605/98. A lei prevê pena de 3 meses a um ano de prisão e multa aos infratores. Além destas leis, os animais também estão amparados pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais (DUDA).
Quem presenciar uma cena que exponha os animais aos maus tratos deve denunciar a polícia imediatamente. Maltratar o animal não é exatamente bater nele, mas todas as atitudes que implicam na qualidade de vida ao bicho.
De acordo com a lei 9605/98 – LEI DE CRIMES AMBIENTAIS, as ações consideradas maus tratos são:

1. Submetê-los a qualquer prática que cause ferimentos, golpes, sofrimentos ou morte;
2. Mantê-los sem abrigo, em lugares impróprios ou que lhes impeçam movimentação e/ou descanso;
3. Privar os animais de ar ou luz solar;
4. Privar os animais de alimentação adequada e água limpa;
5. Deixar de encaminhar os animais para o medico veterinário, quando necessário;
6. Obrigar os animais a trabalhos excessivos ou superiores às suas forças, ou castigá-los, ainda que para aprendizagem o adestramento;
7. Criá-los, mantê-los ou expô-los em recintos exíguos ou impróprios;
8. Transportar animais em veículos ou gaiolas inadequadas ao seu bem-estar;
9. Utilizar animais em rituais religiosos ou em lutas e rinhas;
10. Deixar de socorrer animais em caso de atropelamento ou acidentes domésticos;
11. Sacrificá-los, quando necessário após decisão de medico veterinário, com métodos não humanitários;
12. Soltá-los ou abandoná-los em vias ou logradouros públicos (nas ruas).
Antes de pensar em ter um animal de estimação, avalie se haverá realmente condições de mantê-lo, desde o momento em que ele for filhote (quando os animais de estimação são mais requisitados) até quando ele estiver velho e doente.

Thiago Assunção

Fonte:

blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/abandonar-os-animais-de-estimacao-e-crime/

Pets shops aderem ao seguro de Responsabilidade Civil.

Para quem tem um animal de estimação e quer garantir segurança durante o tempo em que o bicho permanecer no pet shop, o ideal é pesquisar sobre o local, certificar-se da seriedade e avaliar se o espaço possui seguro contra qualquer incidente que possa vir a acontecer. Como por exemplo, a fuga do animal durante o serviço de leva e traz, acidentes durante o banho, a tosa, quedas, queimaduras, intoxicações e tantos mais.
 

De olho neste aspecto, vários pets shops começam a aderir ao seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Pets Shops. O principal objetivo deste tipo de cobertura é o de garantir a proteção caso seja responsabilizado civilmente por ter causado danos involuntários pessoais e/ou materiais aos bichinhos que são deixados sob os cuidados de clínicas veterinárias e pets shops.
Os planos custam a partir de R$ 547,00 por ano para coberturas de R$100 mil reais.


Fonte:

blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/mercadohttp://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/mercado/pets-shops-aderem-ao-seguro-de-responsabilidade-civil/

A nutrição em cães idosos.


Assim como nos humanos,
 cães de idade avançada estão mais propensos a doenças
Dê preferência aos produtos naturais e sem gordura
Crédito: Reprodução/Flickr – viZZZual.com.
  
Já observou quantos cães “grisalhos” encontramos em cada passeio? O número de cães idosos vem aumentando significativamente. Estima-se que 35% destes animais têm mais de sete anos, refletindo os avanços na medicina veterinária. Os progressos científicos e tecnológicos para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças, bem como na nutrição animal, permitem um maior controle das doenças e aumento na qualidade e expectativa de vida dos nossos amigos.

Todo o organismo sofre o impacto da idade, passando por processo contínuo de desgaste. As alterações se tornam visíveis, no entanto, em diferentes momentos da vida do cão, mas com os devidos cuidados, muitas delas podem ser minimizadas ou retardadas.

 As alterações mais comuns nos cães idosos são:
  • Maior tendência à obesidade, pela diminuição do metabolismo;
  •  Pele e pelagem mais ressecadas, unhas frágeis, longas e espessas;
  • Declínio da função renal;
  • Maior dificuldade para sentir o sabor do alimento, gerando diminuição do apetite;
  • Intensificação do desgaste articular, gerando dor para se movimentar e perda da qualidade de vida;
  • Declínio da função do fígado, tornando o animal mais vulnerável a intoxicações de toda natureza;
  • Perda de massa muscular;
  • Declínio gastrointestinal, com tendência a constipação e dificuldades digestivas;
  • Declínio da imunidade, com aumento e prevalência de tumores e infecções;
  • Problemas bucais, com perdas dentárias, periodontites, dor ao mastigar. Mas o que podemos fazer diante de tantas alterações?Todas estas mudanças fazem com que os animais necessitem de uma série de cuidados com a saúde, o que inclui uma nutrição específica, com uma formulação que leve em consideração todos os problemas associados a essa fase especial da vida do cão. A adesão a um programa nutricional específico tem como objetivo diminuir os efeitos da idade sobre o organismo, mantendo a saúde e o bem-estar do pet.

Em uma dieta para cães idosos é importante buscar benefícios especiais, que os alimentos de alta qualidade atualmente disponíveis no mercado podem proporcionar, tais como:

  •  Ótima digestibilidade: graças ao uso de ingredientes de alta qualidade e fácil aproveitamento pelo organismo, como frango, ovos, salmão, gorduras e carboidratos especiais, como o arroz e aveia. Associados a fibras e prebióticos, contribuem para um intestino saudável, com bom funcionamento e proteção.
  •  Sabor excepcional: o reforço de sabor deve ser feito de modo natural e saudável, através do uso de proteínas e gorduras especiais.
  • Controle calórico: um menor nível de gordura e a adição de fibras garantem redução calórica e saciedade ao animal, auxiliando no controle do peso e combate à obesidade. É fundamental ressaltar que o controle do peso é o primeiro passo para a prevenção de outros problemas, como doenças articulares, diabetes e problemas cardíacos.
  • Prevenção aos demais problemas do envelhecimento: suporte ao sistema imunológico (através do enriquecimento da alimentação com nutrientes antioxidantes em níveis adequados), suporte articular (os nutracêuticos condroitina e glicosamina auxiliam na manutenção da saúde articular), proteção da função renal (através da redução dos níveis de fósforo da dieta), auxílio à função do fígado (através de ingredientes específicos, como a betaína), auxílio à saúde bucal e à mastigação do alimento (o ideal é um biscoito mais fácil de quebrar e cuidados para prevenção do tártaro) e cuidados com a pele e a pelagem (através de níveis ideais dos ômegas 6 e 3 associados a vitaminas e minerais e proteínas de altíssima qualidade).

 Como o envelhecimento é um processo biológico de alterações progressivas ao longo da vida do animal, todos os cuidados preventivos devem ser tomados o mais cedo possível. Nutrir bem é um ato de carinho que se inicia na infância e deve se estender por toda a vida do pet, para uma convivência longa e feliz.


 Fonte:
PETMAG / UOL / NOTÍCIAS

Americano e o seu cão vivem em bote debaixo de ponte e se diz muito feliz.


O americano William Kaphaem encontrou uma maneira alternativa e barata para viver: ele mora com o seu cão em um bote de 4,5 metros de comprimento, que mantém ancorado debaixo de uma ponte perto da Universidade de Washington, em Seattle (EUA). No verão, ele usa o bote para subir o rio Sammamish, onde costuma pescar. Boa parte de sua dieta vem do que consegue tirar da água com suas redes e varas de pescar.

Kaphaem gosta de ser chamado de "Three Stars" (Três Estrelas, em inglês), e foi parar no bote depois que o casal de quem alugava um quarto por uma mixaria morreu no ano passado. Recebendo um cheque de US$ 700 mensais por invalidez, ele considera sua vida muito boa, e gosta de listar os diversos animais que vê na região entrecortada pela cidade: esquilos, patos, martins pescadores e até coiotes.


Fonte:

POP / POP NEWS / POP TRASH
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/poptrash/478726-Americano_vive_em_bote_debaixo_de_ponte_e_se_diz_muito_feliz.html