sexta-feira, 22 de julho de 2011

Homem é flagrado levando cães para passear em moto na Tailândia.

À esquerda, tailandês foi flagrado na terça-feira (25) levando seus cães de estimação em sua scooter em Bancoc, na Tailândia. À direita, em outro caso de imprudência, motoqueiro foi visto passeando no domingo (23) com a família, a mulher e dois filhos, no
À esquerda, homem foi flagrado na terça-feira (25) levando seus cães de estimação para passear em uma scooter em Bancoc, na Tailândia. À direita, em outro caso de imprudência, motoqueiro foi visto passeando no domingo (23) com a mulher e dois filhos no centro da capital tailandesa. (Foto: Manish Swarup/AP)

Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Prefeito lança projeto de controle de natalidade em cães e gatos

Poços de Caldas – O prefeito Paulo César Silva lançou, oficialmente, na última quinta-feira, 21, o Programa Municipal de Castração de cães e gatos e o Projeto Cata-Caca. O lançamento aconteceu no hall da Secretaria Municipal de Saúde, às 14h. “Poços de Caldas sempre se destacou por ser uma cidade limpa. Agora, com o projeto Cata-Caca, temos também uma ação voltada para o recolhimento dos dejetos dos animais depositados nas vias públicas”, destacou o prefeito durante a solenidade. “Além disso, 500 novas lixeiras para o lixo comum estão sendo construídas na marcenaria da Prefeitura e, em breve, estarão nas ruas e praças do município”, ressaltou.
Já o secretário municipal de Saúde, dr Júlio Balducci, disse que os programas são mais uma conquista para a população de Poços, “uma conquista de uma administração voltada para o bem da comunidade”. Destacou o trabalho da equipe do setor de Vigilância em Saúde. “Cada departamento está voltado para a busca de soluções que melhorem a saúde da população como um todo. É dessa forma que se faz gestão em saúde: trabalhando em conjunto. E é isso que nos faz destaque em Minas Gerais”, disse o secretário.
O Projeto Cata-Caca está implantando displays com luvas nas principais praças da cidade. Já foram colocados cinco displays, sendo três na Av. João Pinheiro, ao longo da ciclovia, um na Av. Dr Davi Benedito Otoni e um na pista de Cooper da região sul. No próximo sábado, os mascotes do Programa Municipal de Posse Responsável de Animais, o cachorro Flock e a gatinha Lupita, estarão distribuindo panfletos sobre os cuidados com os animais. Eles estarão próximo à Fepasa e também na Praça Pedro Sanches, no horário de 9h às 11h.
Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação/PetRede
Castração
O Programa Municipal de Castração de Cães e gatos tem por objetivo diminuir o número de animais abandonados nas ruas e, por conseqüência, o número destes animais no canil. A castração é feita através de métodos cirúrgicos em machos e fêmeas, para impedir que se reproduzam sem controle.
Três clínicas veterinárias foram credenciadas pelo município para participarem do programa de castração. O custo, por animal, é de R$ 16,30 e, além da castração, o proprietário terá seu animal identificado com um microchip, que será implantado na pele do animal. “Com o chip, outra vantagem do programa, será a rápida identificação do animal, em caso de acidente, perda ou abandono”, relata o médico veterinário Rogério Blasi, coordenador da Vigilância Ambiental.
Para participar do programa, o proprietário do animal deve se dirigir ao setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, localizado à rua Junqueiras, 196, terceiro andar, no horário de 13h às 17h. Lá, ele retira uma guia para pagamento do valor de R$ 16,30, em qualquer banco ou lotérica. Depois, retorna na Secretaria de Saúde e realiza a inscrição. “De posse da inscrição, o proprietário é quem vai escolher a clínica onde irá levar seu animal para o procedimento cirúrgico”, diz Rogério Blasi.
O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos é parte integrante do Programa de Posse Responsável de Animais, desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município. O programa tem como parceiros a Guarda Verde , a AAPA (Associação dos Amigos Protetores dos Animais) e o curso de Medicina Veterinária da PUC Minas. Durante a solenidade de lançamento do Programa de Castração, o prefeito anunciou que o município já autorizou a desapropriação de um novo terreno para a AAPA. O projeto deve ir para a Câmara em breve, para autorização e formalização da doação.
Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/prefeito-lanca-projeto-de-controle-de-natalidade-em-caes-e-gatos/

SAIBA PORQUE A ESTERILIZAÇÃO EVITA O SOFRIMENTO DE TANTOS ANIMAIS

As ruas estão repletas de cães e gatos (fêmeas e machos) que, na sua grande maioria, foram abandonados à própria sorte por seus donos por serem fruto de ninhadas indesejadas. Muitos deles acabam atropelados, envenenados, maltratados ou tendo uma vida miserável até o final dos seus dias. Sem contar aqueles que fogem para cruzar e nunca mais conseguem voltar para casa.

POR QUE A ESTERILIZAÇÃO DOS ANIMAIS É IMPORTANTE? A esterilização (ou castração) é uma solução emergencial para diminuir a procriação descontrolada e, conseqüentemente, a superpopulação de cães e gatos. Milhares de animais hoje vivem abandonados nas ruas, passando todo tipo de privação e sofrimento por causa deste descontrole reprodutivo. Esterilizar um animal é o maior exemplo de compaixão e consciência que você pode dar.

NÃO FIQUE NA DÚVIDA. SAIBA TUDO SOBRE A ESTERILIZAÇÃO
O que é a esterilização?

A esterilização é uma cirurgia de rotina que consiste na remoção completa e indolor dos órgãos com funções exclusivamente reprodutoras.Nas fêmeas, acontece a retirada do útero e dos ovários, não ocorrendo mais o cio. Nos machos, é feita a retirada dos testículos, deixando-se a bolsa escrotal vazia.

A cirurgia de esterilização é dolorosa?
A cirurgia é realizada sob anestesia geral por um veterinário. O animal não sente nada durante o procedimento. A maioria regressa à sua atividade normal entre 24 e 72 horas. São fornecidos analgésicos para o período pós-operatório.

A cirurgia de esterilização é perigosa?
A esterilização é realizada sob anestesia geral,que é um procedimento que sempre envolve algum risco para qualquer animal. No entanto, a esterilização já é uma cirurgia de rotina, por tanto é segura sempre que realizada por um bom veterinário.

Esterilizar não sai caro?
Os preços podem variar, dependendo do veterinário ou do porte do animal. A cirurgia na fêmea é um pouco mais cara, por ser um procedimento mais delicado. Veja se em sua cidade a cirurgia não é oferecida pela prefeitura ou por entidades protetoras.

Lembre-se: se comparado aos gastos de repetidas idas ao veterinário para tratar de ferimentos por brigas ou atropelamento por vagar pelas ruas, ou despesas com doenças adquiridas na baixa de imunidade ocasionada no cio, ou ainda com os custos de uma ninhada indesejada que vai precisar de cuidados e alimentação, o investimento em esterilização é MÍNIMO. Mesmo a repetição da medicação anticoncepcional, a longo prazo, se torna mais caro do que a esterilização.

Será que o meu animal não é muito velho para ser esterilizado?
A menos que o seu animal tenha problemas de saúde, a esterilização é segura e um procedimento de rotina. No entanto, o veterinário deverá examiná-lo antes da cirurgia para determinar se existe algum problema de saúde. Os animais maduros também tiram proveito dos benefícios da esterilização.
Fonte:
Anjos dos Animais
Link:
http://www.anjosdosanimais.org.br/

POSSE RESPONSÁVEL

O QUE É POSSE RESPONSÁVEL?
 Pelas ruas de nossa cidade, milhares de animais perambulam sofrendo maus-tratos, atropelamentos, envenenamento, e solidão...
 Esses cães e gatos são o resultado da irresponsabilidade de pessoas que deixam seus animais de estimação se reproduzirem indiscriminadamente. Esses animais vão parar na rua, muitas vezes abandonados por seus donos... E, na rua, eles continuam a se reproduzir. A conseqüência disso é a superpopulação de gatos e cachorros, e isso precisa ser combatido pois esses animais dificilmente terão um destino melhor do que a morte.
 A solução para isso é seguir uma simples linha: castração e adoção. Esses itens estão incluídos no que chamamos de posse responsável. Responsável porque a responsabilidade por esses animais é nossa, desde que domesticamos para nos fazer companhia. Agora, eles dependem totalmente de nós.

IMPORTÃNCIA DA CASTRAÇÃO
 Ao contrário do que muita gente pensa, a esterilização de animais não é nenhuma “judiação”. É um ato de amor com seu bichinho. Além de ele não se reproduzir, gerando ainda mais animais num mundo que não comporta tantos (existem mais animais de rua do que pessoas querendo ter um companheiro de estimação), a cirurgia de castração evita que ele se exponha a diversas doenças. Com isso, evita-se também o câncer de próstata em machos e de mama, de ovário e útero em fêmeas. Assim seu bichinho pode viver muito mais a seu lado, e você fica com a consciência tranqüila por nunca ter sido responsável por gerar e abandonar mais animaizinhos pelas ruas.
Os animais castrados continuam sendo ótimos para guarda e companhia. O comportamento deles só fica mais calmo e sociável com os donos e com outros animais. Eles vão continuar tentando agradar a família e protegendo a casa, mas agora sem marcar território com a urina. E a castração ainda evita que os machos escapem para ir atrás de fêmeas no cio e se percam.
A castração evita ainda aborrecimento com machos invasores, barulho de fêmeas no cio e, principalmente, ninhadas indesejadas. O grande problema de filhotinhos, além dos gastos extras com comida e veterinário, é arrumar donos responsáveis para todos eles. Lembre-se que dificilmente nascerão menos de quatro filhotes por ninhada.

Importância da castração em números
- No Brasil, há um cachorro para cada sete humanos e 10% deste total é de animais abandonados.

- Os animais se reproduzem em progressão geométrica. Dessa forma, uma cadela não castrada e seus descendentes gerarão cerca de 64.000 filhotes em apenas sete anos;

- Quando falamos de gatos o número salta para 420.000 novos animais, pois cachorros se reproduzem a cada seis meses, enquanto gatos se reproduzem a cada três meses;
 A solução para esse problema pode resumir numa equação simples: posse responsável + castração.

CASTRE O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO!!!
E não faça parte desse problema.. e sim da Solução!

Fonte:
Anjos dos Animais
Link:
http://www.anjosdosanimais.org.br/

Com problema no dedo, tigre batizado de Lula passa por exames em SP

Animal pode ser submetido a cirurgia dependendo dos resultados.
Dedo de uma das patas deixa felino manco e pode ocasionar problemas.

Lula nasceu com problema no dedo que o deixa manco
 (Foto: Caroline Hasselmann/G1)

Um tigre batizado de Lula em razão de um problema no dedo de uma das patas está em São Paulo desde domingo (17) para realizar uma bateria de exames que apontem uma solução para o seu problema. O felino, de 1 ano e 8 meses, pesa cerca de 160 kg. Nascido em um mantenedouro em Maringá, no interior do Paraná, o tigre leva o mesmo apelido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve um dedo da mão amputado após um acidente quando ainda era metalúrgico.
Por conta do problema no dedo, o tigre Lula anda com dificuldade, o que preocupa os veterinários. Nesta sexta (22), o felino, que está "hospedado" em uma chácara em Cotia, será submetido a vários exames na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, no interior de São Paulo.Ary Marcos Borges da Silva, dono do mantenedouro de animais onde nasceu Lula e também o leão tetraplégico Ariel, diz que o animal é "tranquilo" e "dócil". “Ele nasceu com o dedo indicador separado dos outros. Por causa disso, ganhou o nome em homenagem a Lula”, conta.Silva afirma que o tigre não apresentava problemas ao andar apesar da separação do dedo. Por precaução, no entanto, diz ter procurado um veterinário para analisar a pata. “O veterinário disse que se continuasse assim, não teria problemas. Só que com mais ou menos 1 ano ele começou a mancar."Com o problema se agravando, outros profissionais foram procurados. E o tigre Lula chegou a tomar vitaminas e cálcio para fortalecer a cartilagem. Nesta sexta, na Unesp, ele fará exames que vão definir a necessidade ou não de uma cirurgia. O dono do felino diz confiar na universidade, que considera uma das melhores em veterinária do país.“São exames de sangue e radiografia. Poderão ser feitos também um ultrassom e uma tomografia. É bem provável que ele tenha de fazer a cirurgia”, diz a veterinária Lívia Pereira Teixeira.Segundo ela, como não consegue apoiar a pata corretamente, o tigre acaba compensando o peso do corpo nos outros membros, que podem ficar lesionados.

Silva põe coleira em Lula para levá-lo para fazer exames em Botucatu 
(Foto: Caroline Hasselmann/G1)
Fonte:
g1.globo.com/sao-paulo/noticia
Link: