segunda-feira, 11 de abril de 2011

PANTERA - Arca de Nivaldo


 

 

Pantera, e uma cachorra da raça Pastor alemã, que e o xodó dos seus criadores, (PAI E MÃE) - Nivaldo e Rose.
Ela mora na Arca de Nivaldo, local que também moram o Zé Colméia, o Loirinho, Megizinha e outros hospedes que são gentilmente hospedado e muito bem tratado pelo seu proprietário o Nivaldo.

Especialista explica o que é sarna negra e como cuidar.

A doença não é contagiosa e pode ser tratada,
com medicamentos e cuidados específicos.

Do R7*
Apesar de não ter cura, há medicamentos que controlam a sarna negra
e oferecem ao animal uma boa qualidade de vida.
Crédito: Imagem Thinkstock


Muito se ouve falar sobre a sarna canina, uma infecção de parasita, que pode passar para os humanos e faz com que a vítima se coce sem parar.

Mas este não é o único tipo da doença. Ela se apresenta também com o nome de sarna negra, cientificamente chamada demodécica. Nessa versão, em vez da coceira, o bicho apresenta feridas com secreções e odor forte.

Assim como a comum, a sarna negra é um parasita que aparace pela infestação de um ácaro. A doença pode afetar cachorros e, raramente, coelhos.

Segundo o veterinário Wilson Grassi, a presença deste ácaro na pele dos animais é normal e inofensiva. Porém, pode se manifestar em animais que não nasceram com uma deficiência imunológica específica.

Essa sarna não é contagiosa, mas propicia infecções bacterianas secundárias. Portanto, é indispensável ter regras básicas de higiene, tanto para os animais como para os humanos, como explica o especialista.

É bom evitar que os animais afetados entrem em contato com outros nos momentos de crise, e as pessoas responsáveis pelo bicho devem sempre lavar as mãos.

Cuidados com o animal infectado
Não existem medicamentos que curem a sarna, mas existem os que a controlam muito bem. Se cuidado, o bicho terá vida quase normal.

Ainda de acordo com Grassi, a doença não tem como ser evitada. Como se trata de um problema genético, o único jeito de impedir que ela se espalhe é evitar a procriação do animal.

*Colaborou Tainah Medeiros, estagiária do R7


Fonte:

R7/Entretenimento/Bichos/Notícias

http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/especialista-explica-o-que-e-sarna-negra-e-como-cuidar-20110408.html