terça-feira, 26 de junho de 2012

BLACK AND WHITE


Intoxicação por medicamentos humanos

Cataflan®, Voltarem®, Thylenol®, Nisulide® entre outros.

A automedicação muito comum na maioria dos lares brasileiros se estende também aos animais e não raramente acidentes acontecem. Atendemos praticamente toda semana animais medicados com anti-inflamatórios e analgésicos de uso humano, sem prescrição veterinária com graves sintomas gastrointestinais. Menos comum é a intoxicação com antibiótico, ansiolíticos, antifúngicos ou xampus medicinais.

Na semana passada tivemos 3 casos de animais intoxicados com anti inflamatórios. O primeiro tomou o Thylenol® (Paracetamol), o Segundo tomou Voltarem® (diclofenaco sódico) e o terceiro comeu uma caixa de Nisulide® (nimesulida).

O Thylenol® lesa o fígado de cães e pode ser mortal para gatos. Leva a anemia hemolítica, lesões hepáticas, diarréia, vômito, necrose renal (rim) entre outros. A intoxicação ocorre pela administração doméstica do medicamento principalmente para tentar controlar uma possível dor ou por ingestão acidental, normalmente em filhotes que comem de tudo e assim roubam e mastigam caixas inteiras de medicamentos deixados ao seu alcance.

O Voltarem® e o Nisulide® como a maioria dos anti-inflamatórios causa graves sintomas gastrointestinais (vômitos com sangue, diarréia com sangue) inclusive com úlceras perfurantes de estômago e duodeno. Normalmente os animais começam a apresentar vômitos em casa, diarréia e depois vômitos com sangue e fezes escuras (negras – sinal de sangue digerido nas fezes). Apatia e muita dor abdominal também. O animal que tomou Voltarem® teve ulcera perfurada de estomagodiagnosticada pelo ultra som, foi operado e já foi para casa depois de 4 dias. Os outros dois tiveram sintomas mais leves como vomito e diarréia. Depois de dois dias internados já foram liberados com medicação para casa.

Fonte:
petcare.com.br/blog
Link:

Cuidado com medicamentos para Cães e Gatos


Como já dissemos, animais mais velhos, com cuidados paliativos recebem muitos medicamentos e não raramente muitos colírios, várias vezes ao dia.

A maioria dos medicamentes exigem certos cuidados de conservação e de administrados e se assim não fizermos, diminuímos a eficácia do produto comprometendo o tratamento e muitas vezes fazendo com que o animal não fique curado ou como nos casos dos antibióticos, leva a resistência de algumas bactérias ao medicamento indicado.

Além disso sabemos que a eficácia do tratamento depende também da habilidade de quem vai dar o medicamento e da cooperação do paciente.

Descrevemos abaixo alguns cuidados com alguns medicamentos muito usados em medicina veterinária:

- Colírios: Quando o paciente recebe a prescrição de dois ou mais colírios para serem usados no mesmo olho, temos que dar um intervalo de 10 minutos entre um e outro, pingar somente uma gota por vez em cada olho e manter os frascos conservados na geladeira.

- Pomadas Oftálmicas: cuidado ao aplicar para que a ponteira do frasco, geralmente rígida não machuque o olho do paciente. Se for usar os dedos para espalhar a pomada na córnea, lavar muito bem as mãos antes de aplicar para evitar a contaminação dos olhos.

- Medicação líquida para ouvidos: Normalmente prescrito em forma de gotas e o número de gotas dentro do ouvido depende do tamanho do animal. Após a aplicação deve-se massagear a base da orelha para distribuir bem o produto dentro do ouvido. Os frascos desse tipo de medicamento já tem uma ponteira mais longa para que a pomada seja colocada dentro do ouvido – o animal deve ficar quieto para não machucar o conduto.

- Xaropes, que vêm em “pó” devendo ser misturado com água para ser administrados, depois de diluídos devem ser conservados refrigerados e tem um prazo de validade curto, de 7 a 10 dias somente. Depois desse período o frasco deve ser descartado e iniciar nova diluição em frasco novo. Normalmente os antibióticos vem nessa forma de apresentação.

- Antibióticos em qualquer apresentação devem ser dados seguindo rigorosamente a orientação do veterinário,seja na dose e no tempo de tratamento, pois o uso inadequado pode gerar resistência da bactéria ao medicamento.

- Anti-inflamatórios devem ser usados com cautela e somente com prescrição do médico veterinário,pois pode causar gastrite, úlceras, vômitos e inapetência.

- Frascos de insulina devem ser conservados longe da luz, dentro da geladeira e devem ser manipulados com muito cuidado. A homogenização deve ser feita lentamente e cuidadosamente, pois a insulina é uma molécula muito frágil e qualquer alteração na sua estrutura por calor, ação da luz ou de movimentação pode comprometer sua eficácia.

- Medicamentos que vem em frascos escuros (âmbar ou marrons) são medicamentos que sofrem interferência da ação da luz e devem ser conservados em locais escuros (dentro de armários, ou dentro de geladeiras).

- Hormônios para tratamento de Hipotireoidismo devem ser dados ao animal em jejum.

- Antibióticos e anti inflamatórios devem ser dados ao animal junto com alimento, pois tem tendência a causar gastrite e/ou vômitos.

- Medicamentos para gastrite devem ser dados de estômago vazio.

- Sucralfato (medicamento para gastrite e úlcera gástrica) deve ser dado antes do outro antiácido e como pode influenciar a ação de outros medicamentos sugerimos que seja dado sempre separado de outros medicamentos.

- Animal recebendo quimioterapia devem receber cuidados redobrados. Os medicamentos devem ser manipulados com luvas assim como a urina e fezes que devem ser descartadas adequadamente.

- Xampus e sabonetes medicinais devem agir por 5 a 10 minutos antes de enxaguar. De preferencia o animal deve ser banhado antes com um xampu neutro para retirar a oleosidade e sujidades, do pelo facilitando a ação do xampu medicinal.

- Muito cuidado na dosagem, principalmente quando usamos seringas e não estamos familiarizados com a graduação delas, pois podemos confundir a dosagem.

Lembre-se, no caso do dúvidas, o Médico Veterinário deve ser consultado e jamais use medicamentos sem prescrição médica.

Fonte:
petcare.com.br/blog
Link:
http://petcare.com.br/blog/cuidados-com-medicamentos-para-caes-e-gatos/

Cinomose – Um caminho sem volta?


Com a chegada do frio e do inverno (parece redundante, mas com o planeta do jeito que está, nem sempre inverno é sinônimo de frio…), também começam a aparecer os casos de cinomose. Sim, esse nome que é bastante conhecido entre proprietários e criadores de cães, assusta e ainda é motivo de preocupação.

Alguns dizem tratar-se da mais importante doença canina. Importante neste caso deve assumir um sentido preventivo e de extremo cuidado. A cinomose é uma doença que acomete principalmente cães ainda jovens e manifesta-se, após uma incubação média de quatro a sete dias, podendo logicamente variar.

Febre, tosse, secreção conjuntival, rinite purulenta,diarréia mucosanguinolenta, desidratação, indisposição, anorexia, vômito, dificuldade respiratória, hiperqueratose (coxins plantares e focinho), e até pústulas abdominais são os sintomas a serem verificados.

Os sintomas e as consequências (gravidade e duração) dependem diretamente da virulência, dos órgãos afetados e obviamente do estado imunológico em que se encontra o animal infectado.

A doença pode manifestar também sua forma nervosa com os sintomas de meningoencefalia, sendo inclusve a causa mais comum de convulsões em animais com até 6 meses de vida.
Popularmente pode ser descrita e reconhecida pelos sintomas neurológicos que acabam causando movimentação involuntária (espasmos) da musculatura (mioclonia). Ainda hoje alguns referem-se a cinomose como doença que descadera animais ou aquela em que o animal fica mascando chiclete.

As infecções bacterianas, que na verdade causam a maioria dos sintomas acima mencionados, aparecem graças a predileção e dos danos causados pelo virus em determinadas áreas e órgãos dos animais infecctados.

Um dos fatores que considero determinante para a alta taxa de ocorrência da doença mesmo nos dias de hoje é sem dúvida a maneira como o vírus pode ser transmitido.
Um simples espirro de um animal contaminado pode dar início a uma contaminação em massa. O vírus é trasmitido por aerossóis e também por contato direto ou indireto com animais (secreções e gotículas) e seus fômites. É fácil entender porque muitas ninhadas inteiras ou animais de um mesmo canil ou loja são acometidos em grande número.
É muito importante a higienização do local e de tudo que possa ter sido contaminado quando da estadia de um cão nesse ambiente. A melhor opção é desfazer-se de tudo que for possível, e a constante limpeza do ambiente com produtos desinfetantes.

Falar em tratamento para a cinomose não é muito animador. As estatísticas são claras e não há como negar que depende muito mais do sistema imune do animal que propriamente de remédios. Sempre será recomendado fluidoterapia e medicação para combater as infecções bacterianas, o que consideramos tratamento suporte. Há uma corrente que considera a Vitamina A como grande aliada desde que monitorada para evitar danos gástricos ao animal.

Claro que somos a favor da vida e todo animal infectado deverá receber sempre toda a atenção e dedicação para combater essa virose da melhor maneira possível. Mas que fique registrado mais uma vez a famosa frase “Prevenir ainda é o melhor remédio”.

Há tempos as vacinas são a única forma de prevenção e posso afirmar categoricamente que se os cães são nossos melhores amigos, a vacinação contra viroses é a melhor amiga deles.
É um investimento que vale cada centavo e deve ser feito conforme preconizado pelo seu Médico Veterinário de confiança.


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/cinomose-um-caminho-sem-volta/#.T-mk_xc18fU 
Crédito Imagem: Pet Rede

Cão é condenado à morte por se parecer com pitbull


Em 2010, o cão Lennox foi retirado da casa da família Barnes, em Belfast, na Irlanda do Norte, após uma denúncia.
Segundo a lei do país, é ilegal ter um cachorro com aparência de pitbull e o animal só pode ser salvo da execução caso seja comprovado que o "cão não trará risco para a população".
Porém, desde a aprovação da lei em 1997, apenas um animal conseguiu ser perdoado e salvo da morte.
Até ser capturado, Lennox era a companhia da filha deficiente de 11 anos de Caroline Barns e não havia nenhum relato de que o animal tenha sido agressivo com outra pessoa
Na última semana, um segundo julgamento do caso corroborou a primeira decisão da corte irlandesa e apenas uma questão de direito ou um perdão podem salvar Lennox na próxima semana.
A campanha pela salvação de Lennox já ganhou diversas páginas de apoio na internet, como uma petição online com mais de 160 mil assinaturas e uma página com mais de 60 mil "curtidas" no Facebook.
Lennox quando ainda era um filhote. Atualmente, 
o animal tem sete anos de idade
Divulgação

Fonte:

Minha Família!


Fonte:
anjinhoss
Link:

Sou igual a você!!


Fonte:
Link: