quinta-feira, 31 de março de 2011

Parasita de cães pode ser transmitido aos humanos.

A giardíase é vista como uma condição rara, no entanto, especialistas alertam que o parasita Giardia é uma causa frequente para a ocorrência de diarreia em animais de companhia e na família. Estudos internacionais sustentam a classificação da Giardia pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um parasita zoonótico, o que significa que as infecções podem ser transmitidas dos animais para crianças e adultos. Por ser uma zoonose, é essencial que os médicos veterinários atentem aos sintomas, pois os cistos deste protozoário são pequenos, eliminados intermitentemente pelas fezes e difíceis de encontrar, desta forma, a Giardia constitui um dos parasitas mais comumente subdiagnosticados.
Crédito: Arquivo Pessoal


De acordo com o Dr. Márcio Moreira, médico veterinário especializado em Patologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus Araçatuba), Mestre em Fisiopatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelo laboratório clínico do Hospital Veterinário Anhembi Morumbi, o acompanhamento do tratamento para Giardia é essencial. “Ao contrário do que muitos pensam, esta doença não acomete apenas cães em canis. Estudos recentes comprovam que o parasita é prevalente em cães bem cuidados em países como o Brasil, especialmente em cães jovens com menos de um ano de idade”, afirma o especialista.

Estudos apontam uma prevalência de Giardia duodenalis (G. lamblia ou G. intestinalis) em 32% a 80% dos cães, sendo esta incidência variável de acordo com a região brasileira. Estima-se que 12,2% dos cães de rua e domiciliados em São Paulo (SP)¹ tenham este parasita, que também atinge 16,9% dos animais em Botucatu (SP)² e 29% em Uberlândia (MG)³.

A Giardia também constitui um problema global, aproximadamente 80% dos animais da Itália⁴ foram diagnosticados com este protozoário, assim como 58,8% dos pets na Hungria⁵ e 51% no México⁶. Este parasita habita o intestino do animal e é responsável por provocar a deficiência vitamínica e mineral no hospedeiro, sendo também uma ameaça para a saúde humana por ser transmitida pelo contato com objetos, alimentos e água contaminados. Nos animais que apresentam sintomas, são observadas fezes amolecidas a diarreicas, episódios de diarreia agudos ou intermitentes, fezes de odor fétido, vômitos, perda de peso, flatulência e até desidratação, que quando não tratada, pode levar à morte.

O Dr. Márcio Moreira alerta que a imunidade do animal é um fator determinante para o aumento do risco de contrair a infecção, sendo que muitos filhotes que recebem o diagnóstico positivo para a Giardia, geralmente foram contaminados nos locais de criação ou até nos pet shops em que são mantidos até a sua venda.

A giardíase pode ser diagnosticada em exames de rotina, como check-ups, com a utilização de técnicas de análise auxiliar de amostras de fezes. Caso o parasita seja encontrado no exame fecal, deve-se iniciar o tratamento, independente do animal estar doente ou assintomático. O tratamento contra a Giardia é realizado com medicamentos como o Drontal® Plus, da Bayer Saúde Animal. “Drontal® Plus oferece um tratamento eficaz contra esta grave doença parasitária eliminando os sintomas e o risco de transmissão em apenas três dias. O produto contém princípios ativos que agem em sinergismo contra o parasita e ajudam a prevenir a reinfecção, além de garantir a vermifugação durante o tratamento contra a Giardia”, afirma Marielle Gomes, Gerente de Produto da Bayer Saúde Animal (com assessoria Bayer Health Care).


Fonte:


Conheça Ubaldo e Haroldo, cão e gato que vivem como verdadeiros irmãos.

Tem uma história linda de amizade entre animais?

Seus bichos podem ser destaque no R7.

O cão schnauzer Ubaldo dorme apoiado no gato Haroldo. Crédito: Divulgação.
Quem acha que cão e gato não se dão bem não conhece a história de Haroldo e Ubaldo.

Ubaldo é um cachorro da raça schnauzer que, por cinco anos, reinou como filho absoluto na casa da psicopedagoga Samantha Juliano de Carvalho.

Certo dia, Samantha caminhava pelas ruas de Salvador (BA), onde mora, e viu um gato ser atropelado.

Solidária com o bichano, a moça resgatou o animal já quase morto e o levou ao veterinário.

Lá, o bicho ficou por 20 dias, quando ela recebeu uma ligação para ir buscá-lo, já curado.


Samantha ficou feliz pelo bicho, mas aflita ao mesmo tempo. O fato é que ela nunca quis um gato em casa e logo imaginou que Ubaldo não gostaria de perder o reinado. Mas mesmo assim, levou o gato para casa.

Para a surpresa de todos, os dois se apaixonaram. O gato ganhou o nome de Haroldo e não se separa de Ubaldo para nada.

A brincadeira que a dupla mais gosta chama-se "arraste o gato com a barba". Ela acontece quando Haroldo se pendura com as patas na barba de Ubaldo, que sai passeando por aí, com o gato arrastado.

- Eles até pegaram as manias um do outro. O gato gosta de se esconder debaixo do tapete, pois não é que Ubaldo passou a fazer o mesmo? O cão tem o costume de voltar dos passeios e ficar ao lado da escada, para receber biscoitos. Mas agora, depois do passeio, tanto Ubaldo como Haroldo sentam-se ao lado da escada, à espera de guloseimas.


Fonte:

R7/Entretenimento/Bichos/Notícias


http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/conheca-ubaldo-e-haroldo-cao-e-gato-que-vivem-como-verdadeiros-irmaos-20110331.html