sábado, 1 de outubro de 2011

Animais de estimação aliviam estresse, diz estudo

Crédito Imagem: Pet Rede


Um estudo australiano realizado pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker revelou que donos de animais de estimação são menos propensos a sofrer com estresse do que pessoas que não possuem pets em casa. A pesquisa, realizada ao longo de três anos, mostrou que os animais contribuem para a redução da pressão sanguínea, bem como para a diminuição dos níveis de colesterol.

Para a especialista Anne Mcbride, psicóloga que estuda a relação entre humanos e animais, um pet pode trazer muitas vantagens para a vida das pessoas e, consequentemente, fazer bem à saúde.

Segundo a psicóloga, os animais de estimação trazem muitos benefícios para as pessoas e promovem o controle da pressão sanguínea, uma melhor respiração e ainda auxiliam seus donos a sorrirem mais. Gargalhadas, afirma a médica, diminuem os índices de cortisol, hormônio do estresse, e aumentam os níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

Não é a primeira vez que uma pesquisa ressalta os benefícios que o animais de estimação trazem à saúde. Em 1999, a Universidade Estadual de Nova York concluiu que pets contribuem positivamente para o controle da pressão sanguínea. Cientistas da Universidade Warwick, na Grã-Bretanha, também afirmaram que crianças de quatro a cinco anos se recuperam mais rápido de doenças de rotinas quando possuem pets em casa.

Um outro estudo da Society for Companion Animal mostrou que crianças que têm contato com animais de estimação são mais imunes do que jovens que não convivem com gatos ou cachorros.

Fonte:
Blogs.Jovem Pan.Uol / Pet Rede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/animais-de-estimacao-aliviam-estresse-diz-estudo/

Castração traz benefícios para o seu pet

Cirurgia não traz consequências apenas para o controle populacional. 
Ela ajuda também a previnir cânceres e acaba com alguns maus hábitos

A castração, procedimento de retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas, está longe de se limitar apenas a consequências no campo do controle populacional. A cirurgia, dizem os especialistas, evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território – típicos durante o jogo de conquista do sexo oposto.

O maltês Tobi teve o comportamento modificado depois que foi submetido à cirurgia
Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A castração, procedimento de retirada dos testículos dos machos e dos ovários e do útero das fêmeas, está longe de se limitar apenas a consequências no campo do controle populacional. A cirurgia, dizem os especialistas, evita que os pets apresentem tumores de próstata e de mama, além de ajudar a moldar o comportamento dos bichinhos em relação à agressividade e à demarcação de território – típicos durante o jogo de conquista do sexo oposto.

“Nas cadelas não castradas, a incidência de câncer de mama é de 26%. Se castradas antes do primeiro cio, a incidência cai para 0,5%”, explica o cirurgião oncologista da Clinivet Thiago Sillas. Já nas gatas, a castração antes dos seis meses de vida previne 90% dos tumores de mama.

Centro cirúrgico no interior do ônibus Castramóvel: incetivo à guarda responsável
Valterci Santos / Gazeta do Povo

A maioria destes benefícios só está garantida quando o procedimento é realizado antes da puberdade (ver quadro). “Após dois anos de idade, a castração de fêmeas não protege contra o câncer e infecções no útero, mas interrompe alguns processos do cio, como o sangramento”, explica a professora de técnica cirúrgica do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora da Unidade Móvel de Esterilização e Educação (Umes) ou Castramóvel, Simone Guérios.

A necessidade de reprodução pode deixar os cães mais agitados e fazer com que as gatas miem demais durante as madrugadas. “Estes comportamentos costumam incomodar os donos e, com a castração, eles deixam de ser repetidos”, diz a médica veterinária da Clínica Mania de Gato Marúcia de Andrade Cruz. Em animais já adultos, a cirurgia não interrompe as manias de demarcação e de fugas noturnas, por isso é recomendável que o procedimento seja feito antes que eles criem estes hábitos.

Projeto visa educar donos de animais

Educação, em vez de castração em massa. Esse é o principal objetivo da Unidade Móvel de Esterilização e Educação (Umes), popularmente chamada de Castramóvel. O projeto da Universidade Federal do Paraná, que conta com um centro cirúrgico dentro de um ônibus, funciona em parceria com a prefeitura de Curitiba, desde 2010. Dentro do centro cirúrgico, cães e gatos são castrados somente depois que seus donos assistem às palestras sobre guarda responsável e saúde animal.

“Após esta etapa [das palestras], os animais passam por uma checagem física, vacinação, exames de sangue e ultrassom e [só então] acontece a cirurgia”, explica a bióloga da Rede de Proteção Animal da prefeitura Sueli Kiniko Sasaoka.

Cerca de 12 animais são operados a cada ação, mas a educação é a parte mais importante do processo. “Recebemos críticas, pois muitas pessoas acham que deveríamos atender todos os cães e gatos abandonados, mas uma das condições para a castração na unidade é que o animal tenha um dono. Sem esta conscientização, não é possível diminuir o número de animais nas ruas”, analisa a coordenadora do projeto, Simone Guérios.

O serviço é prestado apenas à população de baixa renda e de forma gratuita – em clínicas veterinárias, a cirurgia custa em torno de R$250 a R$600.

Vantagem em qualquer idade
Não há limite de idade para que um animal possa ser castrado. A única diferença é que, antes da cirurgia, pets idosos precisam passar por um check-up mais detalhado, além de fazerem os exames de sangue. “O animal idoso é castrado para o tratamento de doenças hormonais que podem ser evitadas e até curadas após a cirurgia, como câncer de próstata e de testículos”, diz a coordenadora do Castramóvel, Simone Guérios.

Os veterinários tranquilizam os donos que temem pela vida de seus bichos dentro de um centro cirúrgico: o procedimento nas fêmeas é feito com apenas um pequeno corte no abdômen e nos machos é mais superficial, pois não invade a cavidade abdominal. “No primeiro dia, eles podem ficar mais abatidos, mas depois já mostram a mesma disposição. A recuperação é boa e, em sete dias, os pontos podem ser retirados”, explica o cirurgião oncologista da Clinivet Thiago Sillas. 

Momento certo
Para que a prevenção ao câncer seja maior, o ideal é que a castração seja feita antes da maturação sexual dos pets:

Cães
Machos – antes dos oito meses de vida (raças de pequeno porte); antes de 12 ou 14 meses (raças de grande porte);
Fêmeas – antes dos seis meses de vida.

Gatos
Machos – antes dos oito meses de vida;
Fêmeas – antes dos seis meses de vida.
Observação: Uma cadela com filhotes recém-nascidos precisa esperar de 30 a 40 dias para ser castrada. Para gatos, o procedimento exige mais rapidez, pois, enquanto as cadelas entram no cio a cada seis meses, uma gata pode ficar prenha ainda durante o período de amamentação.

Gato que voa?
Além dos miados estridentes, gatos não castrados e que vivem em apartamentos podem sofrer a síndrome do “gato voador”: “Ao sentirem necessidade de cruzar, diante do cheiro de um animal no cio, eles podem se jogar pela janela”, revela a médica veterinária Simone Guérios.
Um cão mais sociável Jonathan Campos / Gazeta do Povo

Fonte:
Gazeta Maringa.
Link:
http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1175356&tit=Castracao-traz-beneficios-para-o-seu-pet

Cadelinha faz charme na hora de sair na foto; veja mascotes da semana

O pelo bem cuidado e a expressão misteriosa na hora de ser fotografada não são as únicas qualidades da cachorrinha Nina, de dois anos.


A cadelinha que mora em São Paulo (SP) com a dona Lygia Oliveira é super carinhosa quando ganha a confiança de alguém.

Mas nem tudo são flores para a dona de Nina, já que ela sempre apronta pela casa, fazendo coisas "como comer cortinas e rasgar a fraldinha para chamar a atenção", afirma Lygia.

Nina faz charme para a câmera da dona; não é uma graça?
Crédito Imagem: Arquivo pessoal de Lygia Oliveira

Já Billy é um gato vira-lata que apareceu na casa de um amigo de Franciele Flor, de Curitiba (PR), e ela pegou para criar.

Ele já tem quase dois anos e "é muito preguiçoso e curioso", mas a grande curiosidade de Billy é o seu amor por caixas e malas.

"Adora dormir o dia todo e quando vê uma mala (como na foto) ou caixa no chão, quer logo saber o que tem dentro", diz Franciele, dona do gatinho curioso.

O gato Billy adora ficar dentro de malas e caixas
Crédito Imagem: Arquivo pessoal de Franciele Flor

Fonte:
F5.folha.uol.com.br/bichos
Link:

Com quase 2 milhões de fãs, cão vira celebridade no Facebook

Às 17h40 desta sexta-feira, 'Boo' contava com 1.993.541 fãs.
Por segurança, dono J. H. Lee prefere não revelar onde mora.


Com quase 2 milhões de fãs no Facebook, "Boo" é o cão mais famoso da internet. O animal virou um fenômeno na rede social desde 2009, quando seu dono criou a página dedicada a "Boo". Por segurança, o dono que se identifica como J. H. Lee prefere não revelar onde mora.
Às 17h40 desta sexta-feira, "Boo" contava com 1.993.541 fãs.


'Boo' é o cão mais famoso da internet.
 (Foto: Reprodução/Facebook)

Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link: