quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cachorrinhos com ‘aparência de tigres’ são vendidos na China

Filhotes com pinturas são encontrados em uma rua em Nanjing.
Pelo calendário lunar chinês, ano do tigre começa no dia 14 de fevereiro.

Filhotes de cães, dois deles pintados para se parecerem com tigres, são vendidos em uma rua em Nanjing, na província chinesa de Jiangsu. Os cachorrinhos ganharam a aparência de tigres, já que, pelo calendário lunar chinês, o ano do tigre começa no dia 14 de fevereiro. (Foto: Sean Yong/Reuters).


Gato ganha traje e 'vira' coelho em exposição na Rússia.

Exibição aconteceu na cidade de Krasnoyarsk.Outro felino aparece com uma fantasia de arlequim.
Gatos usam fantasias durante exibição na cidade de Krasnoyarsk, na Rússia. À esquerda, felino usa traje para se parecer com um coelho. À direita, gato com fantasia de arlequim. (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)

Adote um pet!

Mesmo que você não tenha condições de ter um pet em sua casa, não aceite o abandono de um animal como "coisas da vida". Se encontrar um animal abandonado e não puder ficar com ele, cuide para que seja encaminhado para uma ONG ou abrigo. Lá, com certeza, ele será bem cuidado, até que encontre um lar. Se não puder adotar, procure ajudar de outras formas, doando medicamentos, rações, etc. Veja, por exemplo, o trabalho da Marta e do Mauro, da PetFeliz. Mesmo sem possuir um abrigo, eles fazem um trabalho lindo pelos animais abandonados.
Visite o site e conheça mais, www.petfeliz.com.br.

Pílula contra pulgas e carrapatos.

Novo medicamento, ainda em teste, pode acabar com parasitas.
Para ajudar na vida dos animais, cientistas desenvolvem pílula contra parasitas
Crédito: CC Alan Bruce
Mais uma inovação para a medicina veterinária está sendo testada em New Jersey, Estados Unidos. Uma pílula, que deve ser ingerida uma vez ao mês por gatos e cachorros, pode acabar de vez com parasitas como pulgas e carrapatos na vida dos pets.

Cientistas liderados por Peter Meinke, do Laboratório Merck, estão desenvolvendo o novo medicamento e afirmam que a necessidade para eliminar essas preocupações é o motivo da pesquisa. Estudos mostram que em 2007 havia 71 milhões de cachorros e 81 milhões de gatos nos Estados Unidos, e mais da metade já sofreu com infecções de ecoparasitas.

Os testes realizados com a nova pílula demonstraram uma eficácia de um mês contra os parasitas, e não mostrou nenhum efeito tóxico nos animais. Os pesquisadores conseguiram o medicamento a partir de um fungo que se mostrou eficiente contra pulgas e carrapatos.

No mercado, a maioria desse tipo de remédio é em forma de pó ou spray. Porém, em forma de pílulas é mais requisitado por donos de animais, pois elas não saem no banho e ainda não suja todos que tocam o bicho.

Pulgas: deixe o ambiente e seu pet longe dos parasitas

Altas temperaturas facilitam a reprodução do inseto, responsável por alergias, verminoses e até mesmo quadros de anemia severa.




Os parasitas se multiplicam com mais facilidade em climas mais quentes
Crédito: Flickr/ CC – brontosaurus.


Apesar de serem praticamente microscópicas, as pulgas podem causar danos realmente grandes nos animais de estimação. Isso é o que explica o Prof. Dr. Ronaldo Lucas, coordenador da residência médica e da especialização em dermatologia veterinária da Universidade Anhembi Morumbi. O parasita se alimenta do sangue de mamíferos e aves e é responsável pela transmissão de doenças graves como o tifo e peste bubônica nos humanos.
Já em cães e gatos, as pulgas causam, principalmente, alergia, caracterizada por lesões, coceira e vermelhidão no local da picada. Segundo o dr. Ronaldo os donos devem ficar ainda mais atentos durante as estações quentes como a primavera e o verão, que apresentam condições climáticas mais favoráveis para a reprodução das pulgas.
Existem diversas maneiras para prevenir o problema nos animais, sendo a aplicação de anti-pulgas, no mínimo, uma vez ao mês uma das formas mais eficazes. O médico destaca, no entanto, que os gatos são mais sensíveis e necessitam de uma medicação específica. Fêmeas gestantes e filhotes, além de animais doentes ou com feridas também não devem receber medicação sem a prescrição médica.
Pulgas dentro de casa

Filhotes e fêmeas gestantes precisam de prescrição veterinária antes da aplicação de anti-pulgas

Crédito: Flickr/ CC – sky_mitch.

O tratamento para o combate dos parasitas é importante pois evita que doenças mais graves ocorram, como viroses e até anemias. Também é comum que animais com pulgas apresentem alterações de comportamento, tornando-se mais irritadiços, nervosos e estressados de tanto se coçar.
Para eliminar a infestação nos ambientes internos é preciso ter cuidados mais específicos, como explica o veterinário. “Se a casa tiver carpete ou tacos, pode favorecer a multiplicação dos parasitas, já que uma fêmea vive 100 dias e pode produzir 12 ovos por dia, portanto, o correto é aspiração ou uso máquinas de vapor frequente”.
Outra forma eficaz de eliminar os insetos do ambiente é a dedetização. Existem empresas especializadas no serviço, mas vale lembrar que eles eliminam apenas as larvas. “O mercado conta com produtos para o ambiente, onde estão os ovos, larvas e casulos de pulgas, mas a aplicação frequente também se faz necessária”.