sexta-feira, 4 de maio de 2012

A Justiça acertou ao devolver a arara?

Decisão da Justiça Federal determinou que a pessoa que mantinha ilegalmente uma arara-canindé em cativeiro continuasse com a posse do animal, apesar de não ter autorização para tal. O caso começou em 2008 quando, durante fiscalização, o Ibama apreendeu a ave, batizada como “Chiquita Ferreira”.

A pessoa que, ilegalmente, estava com a arara solicitou à Justiça uma autorização para ficar com a ave.

‘O postulante argumentou que, em 2008, fiscalização promovida pelo Ibama resultou na apreensão de “Chiquita Ferreira”, o que causou “significativo abalo emocional no postulante e em toda sua família”.’ – texto de divulgação da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, publicado no site da instituição em 20 de abril de 2012.

Arara-canindé em cativeiro: tem gente que acha bonito 
Foto: Felipe Nyland

Esse argumento não levou em consideração o bem-estar da arara, mostrando preocupação com a família. Uma pergunta: a pessoa que estava com a ave pensou, em algum momento, no sofrimento do animal causado pela retirada da natureza, pelo processo cruel de transporte e pela “adaptação” forçada (tanto alimentar quanto ambiental) quando a comprou ou o adquiriu de alguma forma?

Tenho certeza que não. Acredito também que essa pessoa nem saiba dos problemas ao meio ambiente e ao animal que ajudou a causar. Ele deve ter errado por ignorância.

‘Após analisar o caso, o juízo da 10.ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais concedeu a guarda doméstica provisória da arara, razão pela qual o Ibama recorreu ao TRF da 1.ª Região, defendendo a legalidade de sua autuação sob o argumento de que “o impetrante foi autuado por manter em cativeiro pássaros da fauna silvestre brasileira, sem a autorização da autarquia.”’ – texto da Assessoria de Comunicação Social

O desembargador federal que analisou o recurso do Ibama, Daniel Paes Ribeiro, negou o pedido do órgão ambiental federal e manteve a decisão da 10ª Vara que garantiu a guarda provisória da arara à pessoa com quem Chiquita Ferreria.

“O relator, desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, afirmou em sua decisão que constam nos autos fotografias que comprovam “que o espécime em questão vive em harmonia com a família de que é patriarca o recorrido.” Além disso, ressalta o magistrado que em nenhum momento o Ibama demonstrou que a arara tenha sido objeto de maus tratos, bem como não há nenhum indício de que o postulante desenvolve atividade econômica ligada à comercialização de animais silvestres.” – texto da Assessoria de Comunicação Social

Outra pergunta: a disputa judicial girava entorno de maus tratos? Levando esse argumento em conta, abre-se um precedente para que outras pessoas que mantenham ilegalmente animais silvestres em cativeiro, em caso de apreensão pela fiscalização, passem o bicho para a legalidade.

‘Para o desembargador, em casos como esse a atuação do Ibama acaba por contrariar os próprios princípios que norteiam as atividades da autarquia, “porquanto a inserção de “Chiquita Ferreira” no meio selvagem acaba pondo em risco a integridade da ave, afeita que está ao ambiente doméstico no qual vive há longos anos.”’ – texto da Assessoria de Comunicação Social

Tenho certeza que se o Ibama mantivesse uma rede de Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) bem estrutura e funcionando, além de um trabalho significativo de reintrodução na natureza de animais vítimas do tráfico e que eivem em cativeiro, o órgão ambiental federal teria mais argumentos para que a decisão judicial fosse outra.

O juiz “esquentou” a Chiquita Ferreira, até então ilegal com uma família que adquiriu a arara do tráfico. A decisão não foi educativa para essa pessoa.

Mas pode ser educativa para o Ibama, órgão que deveria investir em campanhas e atividades educativas para reduzir a demanda da população por animais silvestres, além de manter uma estrutura eficiente para acolher animais apreendidos e devolvê-los (quando tecnicamente possível) à vida livre.

Bonito é assim: livre 
 Foto: Marcelo Sacranari

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Animais inteligentes surpreendem os donos

Tem periquito que fala o endereço e papagaio que avisa a presença de bandidos 

A inteligência animal vai muito, mas muito além do que nós podemos imaginar. Nesta semana, o mundo se surpreendeu com a história de um periquito que se perder de casa e conseguiu reencontrar a dona depois de dizer à polícia o seu endereço.

Fatos como este nós faz questionar a inteligência dos animais. Será que a ave sabia o que estava dizendo ou só repetiu uma informação que tinha gravado?

O adestrador de animais Gilberto, acredita que o segredo de tamanha esperteza dos animais está no treinamento, no carinho e no respeito com o qual eles são tratados.

Segundo veterinários, cada animal é capaz de aprender o necessário para resolver os problemas e garantir a sua sobrevivência.

Tudo que você precisa fazer para garantir que sei bichinho fique bem esperto é aguçar e estimular os animais.

Assista ao vídeo abaixo e veja exemplos incríveis de animais muito espertos!




Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

CONTRA A CRUELDADE COM OS ANIMAIS!!


Animais de estimação e calor humano


Um animal de estimação é capaz de operar milagres na vida do ser humano. A amizade que um cão proporciona, por exemplo, satisfaz as necessidades psicológicas básicas do homem. Cuidar de um animal também ajuda a curar doenças e espantar a solidão. Um estudo da Universidade de Miami, nos EUA, analisou a capacidade que os animais têm de reforçar a saúde mental daquele que nunca sofreu de solidão. Os pesquisadores observaram a atuação dos pets como um reforço da autoestima. O estudo descobriu que os proprietários de animais se sentiam menos solitários e tinham uma autoestima maior do que aqueles que eram sozinhos e não tinham animais para cuidar. Os cientistas chegaram a conclusão que os cães ajudam os homem a ter uma compreensão maior das necessidades sociais e, com isso, a sentir-se melhor com a vida. Os pesquisadores deixaram claro que animais não são uma substituição de amigos e familiares, mas proporcionam bem-estar, independente da companhia humana.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br
Link:

Troque o cocô do seu cachorro por Wi-Fi


O portal de internet Terra, da cidade do México, teve uma ideia inusitada. Eles adaptaram pontos de acesso Wi-Fi com acesso à internet em dez parques da cidade. Até aí, tudo bem. A novidade é que, para ativar o sinal da rede, a pessoa precisa depositar uma quantidade de cocô de cachorro dentro da lixeira que, acoplada ao ponto de acesso, libera o sinal. Quanto maior for a “obra” (e mais pesada) do cão, mais tempo é liberado.

A medida tem como objetivo incentivar as pessoas que passeiam pelos parques com seus animais de estimação a apanhar as fezes dos animais. Como quase todos que passeiam com os animais também utilizam smartphones, a solução pareceu uma boa ideia. É claro que nada impede que qualquer objeto seja depositado na lixeira, já que ela é ativada pelo peso. Mesmo assim, o Terra acredita que a medida cumprirá o seu principal objetivo, que é educar o povo.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Cachorro cego conhece amigo que se tornou seu cão-guia

A parceria criada entre os dois cachorros ajudou ambos a se recuperar

Tanner, que nasceu cego e sofrendo de convulsões, 
é levado na coleira pelo cão companheiro, Blair
Reprodução/Daily News

Antes de conhecer Blair, a vida do golden retriever Tanner era muito difícil. O cãozinho é cego e sofre de constantes ataques de epilepsia.

Blair, esta labrador de um ano de idade, em pouco tempo se transformou na melhor amiga e nos olhos de Tanner.

A labrador preta agarra a coleira de Tanner o o guia ao redor da cidade de Tulsa, nos Estados Unidos. A equipe do Centro de Resgate Sooner Golden Retriever, local onde Tanner mora, acha a amizade dos dois fascinante.

Tanner nasceu cego, mas contou com os cuidados do dono até 2010. Quando o americano morreu, o cachorro passou de lar em lar até ser resgatado pelo centro.

Os responsáveis da instituição encaminharam o golden para um hospital veterinários para que ele tivesse total apoio durante suas crises de epilepsia, pois quando estava inconsciente, Tanner ficava agressivo e mordia qualquer pessoas que passasse pela frente.

Somente quando Blair, uma labrador que foi encontrada sem lar e com um ferimento de tiro, foi levada para o hospital que o comportamento de Tanner mudou.

O veterinário do hospital, Mike Jones, contou ao Daily News como aconteceu o primeiro contato entre a dupla.

— Um dia Blair e Tanner estavam se exercitando juntos no jardim. De repente, Blair pareceu ter percebido que Tanner não podia enxergar e começou ajudá-los durante os exercícios.

Desde o encontro, os ataques de Tanner se tornaram menos frequentes, enquanto Blair ficou menos ansiosa.

É comum ver essa relação de guia entre cachorros e humanos, mas a interação que acontece entre Tanner e Blair é totalmente diferente. Por isso, o centro espera que alguém apareça para adotar os dois juntos, pois seria muito difícil ver uma relação dessas ser rompida.

Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Família paulista faz sucesso com porco de estimação

Baby toma até cinco banhos por dia 
e é tratado como filho por sua dona

O animal de estimação da família de Iraci Lopes da Silva Molon, da cidade de Matão (SP), virou sensação do bairro. O amigão pesa mais de 150 kg. Pudera, ele é um porco.

Iraci conta que o suíno chegou em sua casa com 28 dias de vida, depois que foi rejeitado pela mãe biológica. Em pouco tempo, Baby, como foi batizado, tornou-se o xodó da casa.

- Pensei que ele fosse ficar como o porco que aparece na televisão [do filme Baby}. Para mim, ele é muito mansinho e carinhoso. Como se fosse meu quarto filho.

Até bem pouco tempo, Baby saía para passear com seus donos de coleira, pela vizinhança. Hoje, com 11 meses, os passeios ficaram complicados por conta do peso do pet.

Muito bem tratado pela família de dona Iraci, Baby come arroz e ração e toma cinco banhos todos os dias. Já está enturmado com os outros animais de estimação da casa, como um jabuti, mas não gosta muito do marido de Iraci.

Astro na vizinhança, Baby recebe muitas visitas. Vira-e-mexe dona Iraci recebe uma proposta indecente para transformar o pet em feijoada. Mas não quer abrir mão da companhia da mascote.



Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link: