segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sebastian sofreu graves ferimentos, com diversos ossos quebrados, e hoje passeia por aí com pinos nas patas e saltando ainda mais alto que antes do acidente

Sebastian é o nome dele, mas pode chamá-lo de gato biônico, se preferir. Depois de sobreviver a queda de uma janela do 4º andar, este felino recebeu pinos de metal nas patas e surpreende os veterinários, mostrando que tem mesmo sete vidas.


Mark, Patinsoon e Katrin: Sebastian, o gato biônico
Crédito: News Team International

Resgatado pela RSPCA, entidade que zela pelo bem-estar e direito dos animais, Sebastian mal conseguia respirar depois da queda de uma janela em Edgbaston, Birmingham, na Inglaterra.

Os veterinários deram 10% de chances de sobrevivência para o gato, após o acidente que aconteceu em outubro. Mas, para surpresa de todos, a apenas três meses depois do ocorrido, o felino mostra uma incrível recuperação e está quase completamente “pronto para outra”.

Patisoon Harrigan e sua parceira, Katrin Toots, donos de Sebastian, voltavam para casa em uma noite quando deram falta do bichano. “Chegamos em casa e não o encontramos. Foi aí que vimos uma janela aberta e ficamos devastados quando percebemos que ele poderia ter saído por ali”, conta Katrin.


Pinos colocados nas patas de Sebastian
Crédito: newsteam - NTI

Depois de buscas pela vizinhança e nenhum sinal do gato, o casal recebeu uma ligação da RSPCA, que escaneou o microchip de identificação de Sebastian.

Durante a recuperação, o gato foi alimentado por tubos e recebeu tratamento específico para curar todos os ferimentos.

‘Ele chegou extremamente machucado, os ferimentos eram muito graves. Consideramos 10% de chances de que ele pudesse sobreviver, se passasse das primeiras 24 horas pós-acidente”, conta Mark Barton, veterinário do Manor Vets de Halesowen, West Midlands.

Mas a dedicação do casal a Sebastian foi tanta que todas as previsões pessimistas caíram por terra. Nem o próprio dono acreditou.

“Eles o alimentavam por um tubo em casa e foram muito cuidadosos com ele. Foram colocados pinos nas patas de Sebastian para recompor os ossos quebrados. Foi um trabalho duro”, relembra Patisoon.

Além disso, foram usados suportes externos para as patas, que seguravam os pinos colocados. Agora, estes suportes podem ser retirados e apenas os pinos internos ficarão.

“Ainda não consigo acreditar. Depois de tudo isso, Sebastian ainda consegue saltar mais alto que antes. Virou um gato biônico de verdade”, diverte-se Patisoon.

O fato só reforça a importância da colocação de telas nas janelas para segurança dos bichanos. É essencial evitar riscos deste tipo para os animais, afinal de contas, nem todos têm a mesma sorte. Patisoon e Katrin podem se considerar minoria e Sebastian, uma exceção.

Fonte:
Petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário