terça-feira, 27 de março de 2012

Cão que sumiu há 4 anos nos EUA é achado no Canadá

Cachorro foi localizado a cerca de 3 mil km de distância de sua casa.

Animal desapareceu no estado do Arkansas e foi encontrado em Calgary.


Um cachorro que sumiu há quatro anos da casa de uma família no estado do Arkansas, nos EUA, foi encontrado em Calgary, no Canadá, na semana passada. O animal foi achado vagando em um parque da cidade canadense, segundo a emissora de TV "CBC".


Após sumir há quatro anos nos EUA, cão foi encontrado no Canadá.
 (Foto: Reprodução)


Depois de o cão ser levado para um abrigo de animais, os veterinários descobriram que ele tinha um microchip de identificação. Com base nas informações, eles localizaram os proprietários do animal.

Até agora, no entanto, os funcionários não sabem como o cão foi parar a cerca de 3 mil quilômetros de sua casa. O cão seria enviado nesta terça-feira para seus donos nos EUA.

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Animais de estimação gostam de musica, mas não de qualquer uma


Quem aqui nunca viu seu animal de estimação “cantando” junto com uma música? Mas será que eles gostam do seu estilo musical?

“Nós temos uma tendência humana de nos projetar em nossos animais de estimação e assumir que eles vão gostar do que gostamos”, afirma o pesquisador Charles Snowdon.

Mas não é porque você gosta de Mozart que seu cachorro não vai preferir rock. E vice-versa. Ao contrário da ideia convencional de que a música é um fenômeno puramente humano, pesquisas recentes mostram que animais possuem também essa capacidade.

Porém, ao contrário dos nossos estilos, cada animal tem o que Snowdon chama de “música específica para espécies”: estilos familiares para cada espécie em particular.

Com alcances vocais e batimentos cardíacos diferentes dos nossos, os animais não conseguem se conectar ao nosso estilo musical. Estudos mostram que eles geralmente respondem à nossa música com total falta de interesse. Mas com isso em mente, Snowdon trabalhou com o tocador de violoncelo e compositor David Teie, para compor músicas específicas aos animais.

Em 2009, eles compuseram duas músicas para macacos, com vozes três oitavas superiores a nossa e ritmo cardíaco duas vezes maior. A música soava estranha para os humanos, mas os animais pareceram gostar. Agora, a dupla está compondo música para gatos, e estudando a reposta animal a isso.

“Nós estamos trabalhando para criar uma música com uma frequencia próxima a da voz dos gatos, e usando o ritmo cardíaco deles, que é mais rápido que o nosso”, comenta. “Nós descobrimos que os gatos preferem músicas compostas dessa maneira do que a música humana”.

Tem um gato? Teie está vendendo as músicas especiais online (começando com U$ 1.99 por música), através de uma empresa chamada “Music for Cats” (Música para Gatos).

Já os cachorros são mais complicados, principalmente porque eles variam muito no tamanho, na voz e no ritmo cardíaco. Mas se você tem um labrador ou um Mastiff, o gosto pode até ser similar ao seu. “Minha previsão é de que os cachorros grandes podem gostar mais da música humana do que um chihuahua”, afirma Snowdon.

De fato, uma pesquisa da psicóloga Deborah Wells mostrou que os cachorros conseguem discernir entre os diferentes tipos de música humana. “Eles demonstram comportamentos mais relaxados quando escutam música clássica e mais agitados quando ouvem heavy metal”, comenta ela.

Levando em conta essas pesquisas, o que será que seu animal de estimação pensa quando ouve Michel Teló?

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Animais de estimação ajudam donos a enfrentarem momentos difíceis


Ter uma animal de estimação traz benefícios aos seus donos. Até aí, não há novidade alguma. No entanto, um estudo publicado na edição de março do “Journal of Personality and Social Psychology” foi além e descobriu que conviver com um bichinho satisfaz a necessidade social tanto quanto estar com um melhor amigo humano.

A pesquisa passou por três diferentes etapas. Na primeira, estudou-se como ter um animal de estimação pode influenciar no bem-estar humano. Para isso, os pesquisadores fizeram uma série de perguntas comportamentais para donos e não donos de animais. O resultado já era de se esperar: as pessoas que possuíam um bichinho tinham maior autoestima, se exercitavam mais e tendiam a ser menos solitárias do que os demais.

Procurando sair do óbvio, os pesquisadores partiram para um segundo teste, apenas com os donos de cachorros: o quanto o animal poderia preencher a vida social. Foram repetidas as análises anteriores, mas adicionando perguntas da relação entre o dono e o cachorro, além da avaliação comportamental de ambos. Os resultados comprovaram que os cães que eram mais ativos, menos agressivos e de personalidade mais alegre eram melhores vistos por seus donos trazendo bem-estar.

No terceiro estudo, os participantes foram induzidos a experimentar sentimentos de solidão e isolamento social ao descreverem situações negativas que passaram em suas vidas. Em seguida, foi pedido para que escrevessem sobre o animal de estimação e o melhor amigo, descrevendo as relações com cada um individualmente. Foi, então, descoberto que os animais podem compensar a negatividade de experiências de rejeição tão bem quanto um melhor amigo humano. Portanto, os animais podem ser grandes aliados em momentos difíceis, ajudando psicologicamente e fisicamente os seus donos.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

MP entra com ação e cobra indenização de agressora de yorkshire em Goiás

O Ministério Público de Goiás entrou com uma ação nesta segunda-feira contra a enfermeira Camilla Correa Alves de Moura Araújo dos Santos, 22, acusada de agredir até a morte um cão da raça Yorkshire, na cidade de Formosa, em Goiás, em dezembro do ano passado.

O promotor de Justiça Heráclito DAbadia Camargo, de acordo com o MP, propôs ação civil pública contra a enfermeira para que ela seja "condenada a indenizar os interesses difusos e coletivos lesados, decorrentes do abalo à moral coletiva". O promotor requer que o valor a ser arbitrado pelo juiz seja de no mínimo R$ 20 mil, a ser revertido ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Segundo o promotor, "a comoção social provocada pelo lamentável episódio impõe a necessária responsabilização da enfermeira pelos danos morais coletivos causados, como forma de desestímulo aos maus-tratos de animais e incentivando conduta diversa, sendo este o objeto da ação".

Na página eletrônica www.peticaopublica.com.br, do MP, 401.836 pessoas assinaram um abaixo assinado pedindo providências contra Camilla Santos, que, somadas às outras manifestações, demonstraram a dimensão da comoção social provocada pelo episódio, "impondo a necessária responsabilização da requerida pelos danos morais coletivos causados", de acordo com o MP.

Camila foi indiciada em janeiro deste ano por maus-tratos praticados contra o animal e constrangimento de menor, por expor a filha ao espancamento da cadela. As cenas do crime foram gravadas por um vizinho e divulgadas na internet. Em depoimento, Camila disse ter dado "palmadas" na cachorra.

Fonte:
noticias.uol.com.br/ultimas-noticias
Link:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/03/27/mp-cobra-indenizacao-a-agressora-de-cao-em-go.htm

Expo Gatos 2012 une beleza felina e solidariedade em Vinhedo


Com exposição e campeonato de raças raras, o evento acontece pela primeira vez na Região Metropolitana de Campinas e arrecada doação para gatos carentes

Quem gosta de animais e quer fazer um passeio diferente já tem compromisso agendado para os dias 14 e 15 de abril, em Vinhedo, quando acontece a Expo Gatos 2012 & Campeonato de Beleza Felina. O evento aberto ao público reunirá mais de 200 gatos de diversas raças raras e exóticas, para exposição e campeonato, no ginásio do Parque Municipal, das 10h às 18h. Para entrar, basta levar um pacote de ração para gatos. A doação será destinada à Sociedade Protetora dos Animais de Vinhedo, ONG que presta assistência a animais de rua.

Realizado pela AMACOON – Associação de Raça Maine Coon do Brasil, a Expo Gatos 2012 traz pela primeira vez à Região Metropolitana de Campinas edições de campeonatos e exposições especializados e internacionais de gatos de raças raras, que prometem encantar e impressionar o público visitante pela exuberância e peculiaridade desses belos bichanos exóticos. No ano passado, o evento recebeu mais de duas mil pessoas.

Raças
Entre as estrelas da Expo Gatos 2012 estarão felinos das raças raras reconhecidas internacionalmente, entre elas:

Maine Coon – Conhecido como “o gigante gentil”, é a maior raça de bichanos, podendo atingir 1,10m e 10kg (os demais pesam 3kg em média). De pelo longo, tem aspecto selvagem, mas é muito meigo e companheiro.
Ragdoll – Caseiro e dócil, quando carregados no colo, relaxam completamente a musculatura, parecendo uma boneca de pano. Daí o nome da raça em inglês.
Bengal – Conhecido como mini leopardo, tem a beleza dos felinos selvagens com o temperamento dócil de um gato doméstico. Brincalhão e de reflexos rápidos, mantém algumas características do seu ancestral selvagem.
British – Por sua inteligência, é uma das raças preferidas para filmes e comerciais. Preferem estar no chão, mas são excelentes companheiros para toda a família.
Chartreux – Conhecido pela sua variedade de tons cinza e seu sorriso enternecedor, é um gato silencioso e discreto. Adora chamar a atenção e ser acariciado, mas não gosta de se sentir preso.
Sphynx – Também conhecido como Esfinge, é famoso por não possuir pelos e, por isso, é muito vulnerável ao frio e ao calor.
Bosque da Noruega – De aspecto selvagem, é inteligente, afetuoso e independente. Adora grandes espaços e desce das árvores em espiral, de cabeça para baixo.
Oriental – Suas principais características são as orelhas grandes, o nariz comprido, a cauda fina, pernas longas e o pelo curto de varias cores.
Persa – A raça mais popular no Brasil é dócil, de pelo felpudo e abundante, nariz chato e corpo arredondado. Meigos e carinhosos, têm forte apego ao seu dono.
Exótico – Parecido com o Persa, é carinhoso e apegado ao dono, mas possui pelos mais curtos e é mais extrovertido e alegre.
Siamês – Acredita-se que a raça seja oriunda do Sudoeste Asiático, onde os bichanos eram mantidos pela realeza em templos sagrados. Com pelagem curta, é fiel, ciumento e adora ser acariciado.

Exposição Internacional
A Expo Gatos 2012 será, oficialmente, a 9ª e a 10ª Exposições Internacionais de Gatos de Raça e a 2ª Exposição Especializada das raças Persa e Exótico. Essas mostras reúnem belos exemplares das raças felinas de criadores de várias partes do país. Cada animal será exibido impecavelmente penteado em uma gaiola confortável e os visitantes poderão aprender de perto tudo sobre as diversas raças.


“Os brasileiros estão gostando cada vez mais da companhia dos gatos, e é importante mostrar as diversas características e temperamentos das raças, pois sempre tem um gato que combina com a pessoa, com o estilo de vida da família”, explica Hugo Cavalheiro, presidente da AMACOON.

Campeonato
Durante os dois dias do evento serão realizados quatro campeonatos internacionais, regidos pelas normas da FIFé – Fedération Internationale Féline, sediada na França. Os gatos serão julgados de acordo com os padrões de suas raças, e a avaliação minuciosa caberá a cinco juízes renomados – da Espanha, da Croácia, da Argentina e do Brasil. Serão eleitos os melhores gatos nas categorias: filhotes de três a seis meses e de seis a dez meses, fêmeas, machos, machos castrados e fêmeas castradas. Primeiro, serão escolhidos os cinco melhores de cada categoria, chamados de Best in Show. Depois serão escolhidos o melhor adulto e o melhor filhote. A final elegerá o Best of the Best – título disputadíssimo. Os premiados levarão troféus e rações.

Outras atrações
A Expo Gatos 2012 traz ainda estandes com venda e distribuição de amostras de produtos pets. As crianças também poderão fazer pintura temática no rosto. Os visitantes contarão com a estrutura da praça de alimentação da Festa do Milho, que acontece nos mesmos dias no Parque Municipal (perto do barracão próximo aos sanitários).

O evento tem patrocínio da Royal Canin, Kelco Pet Care, Kitty Cat e Emporio Animal.

Serviço
Local: Parque Municipal Jayme Ferragut (Ginásio Poliesportivo) – Estrada da Boiada, s/ nº – Vinhedo/SP
Horário: Entre 10h e 18h
Informações: www.amacoon.com.br

Cachorro quer brincar no balanço

Depois de muito esforço, ele conseguiu subir!
Que fofinho!


Fonte:
tvuol.uol.com.br
Link:

Chocolate pode matar seu animal de estimação, especialista ensina como socorrer


Páscoa: especialista ensina a socorrer o animal de estimação durante uma reação alérgica
 após a ingestão do chocolate de consumo humano

Quem resiste a um pedaço de chocolate, principalmente durante a Páscoa? O problema é que muitas vezes essa tentação chega aos nossos amigos pet, ou seja, seus tutores não resistem e de pedacinho em pedacinho não sabem o mal que estão causando a saúde de seu animal de estimação.

O chocolate possuiu uma substância chamada teobromina que é tóxica para cães, essa substância está presente em diferentes concentrações dependendo do tipo de chocolate. O chocolate amargo e meio amargo são os que possuem a maior concentração.

“A teobromina é nociva para o sistema nervoso central causando alterações neurológicas, outra questão importante são as alterações hepáticas que ocorrem em decorrência do excesso de gordura presente nesses alimentos. Então mesmo chocolates com baixos teores de teobromina são tóxicos para o fígado”, revela a Dra Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário do CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia.

Vale lembrar que embora não tenha teobromina em sua composição, o chocolate branco possui alta concentração de gordura que faz muito mal a médio e longo prazo para os animais. A ingestão do chocolate branco também pode levar a uma gastroenterite aguda.

Reações alérgicas como diarréias, vômitos e hiperatividade são comuns em cães e gatos que consumiram chocolate, conforme explica a dra. Elaine. “Os animais podem apresentar, dependendo da concentração da teobromina presente no chocolate e do volume ingerido, reações neurológicas sérias, como convulsões, ataxias, incoordenação, nistagmo (alteração do movimento dos olhos) e até coma”, explica.

Ao perceber qualquer mudança no comportamento do animalzinho que consumiu chocolate é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário mais próximo. O médico irá conduzir o atendimento de acordo com a sintomatologia, ou seja, se o animal estiver apresentando sinais gastroentéricos ele irá tratar com soro e medicamentos protetores, caso o animal esteja com sinais neurológicos ele irá tratar e provavelmente manter o animal em observação.

“Quando vemos um animal ingerindo um alimento tóxico podemos enquanto corremos até o veterinário mais próximo induzir o vômito. Para isso é importante que o animal esteja consciente e podemos fazer com que ele beba uma dose de salmora morna (misture uma quantidade de sal na água até ele começar a decantar, ou seja, descer ) , ela o fará vomitar o que acabou de ingerir, diminuindo a absorção. Essa medida não exclui JAMAIS a ida ao veterinário”, orienta a dra. Elaine.

Muitas vezes os donos oferecem um pedaço de chocolate, pois alegam que o animal está com vontade só de vê-lo comer, ou ainda usam a desculpa que é Páscoa, então apenas nesta época pode, o que é muito errado. “Simplesmente ao ceder aos ‘olhares pidões’ do animalzinho de estimação o tutor estará causando distúrbios e doenças em seus animais. Além de fazê-los sofrer, tais atitudes interferem em sua qualidade de vida, podendo inclusive abreviar a sua vida”, enfatiza a dra. Elaine.

Serviço
Dra Elaine Pessuto, diretora clínica e coordenadora do curso de Auxiliar Veterinário
CETAC – Centro de Ensino e Treinamento em Anatomia e Cirurgia Veterinária
Rua Castro Alves, nº 284 – Aclimação
Tel.: 11 2305-8666
www.cetacvet.com.br
Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: