sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sem lugar em apartamento, famílias são ‘obrigadas’ a abandonar cães

A dona de casa Elisabete Pereira de Santana sempre teve a companhia dos cachorros na casa em que vivia com o marido em Barretos (SP). Mas há alguns meses, o casal se mudou para um apartamento, onde apenas um dos cinco cães que ela tinha pode continuar a viver com eles. O motivo é que no novo condomínio só um animal é permitido por família. A determinação fez com que a mulher tivesse que se desfazer dos outros quatro bichos, dando início a um drama.

Elisabete segura o pequeno Spot depois de se separar de outros 4 cães 
(Foto: Reprodução EPTV)

A decisão radical de abandonar os cachorros só foi tomada depois da última tentativa do pedreiro Aparecido Santa, marido de Elisabete, em mantê-los por perto. Ele teve a ideia de abrigá-los em um terreno em frente ao prédio. “Fiz uma cabaninha, colocava comida, água, mas a solução não foi bem recebida pelos vizinhos. Eles latiam o tempo todo como se estivessem pedindo para voltar. Não teve jeito. Levei eles a uma chácara e os deixei lá. Foi horrível, eles vieram atrás do carro”, diz.

Elisabete alega que chegou a procurar a Associação Amigos Barretenses dos Animais para deixar os cãezinhos, mas não houve solução. “Quem não gosta de cachorro não entende. Foi uma decisão muito difícil para mim. Eu queria ter um lar, mas também dar um lar a eles”, afirma.

População
O impasse sobre o destino a ser dado a esses animais tem contribuído para o aumento da população de cães nas ruas de Barretos. A Organização Não Governamental (ONG) Amiguinho Barretense afirma que o abandono é comum em toda a cidade, principalmente no bairro São Francisco. O levantamento sobre quantos cães vivem atualmente nestas condições está sendo feito por uma veterinária.

Para enfatizar a responsabilidade dos tutores sobre seus bichos, a ONG deu início a uma campanha. O apelo é para evitar novos casos além de tentar conseguir uma delegacia de proteção aos animais. “A gente pede que as pessoas façam os boletins de ocorrência para ajudar, porque o poder público só entende que a delegacia é necessária na cidade quando há um número alto de maus-tratos e abandono”, afirma a presidente da ONG, Vanessa Mônaco.

As próximas etapas da campanha incluem a avaliação da saúde dos cães e o processo de castração.

As denúncias podem ser feitas pelo 190 ou diretamente na Polícia Civil, segundo Vanessa. Os relatos devem ser acompanhados por fotos ou vídeos feitos até mesmo com câmeras de celular.

Outro lado
Por telefone, a presidente da associação em Barretos, Bruna Pupo, informou que o local está superlotado. Segundo ela, o espaço tem capacidade para receber 120 cães e gatos, mas há 200 atualmente.

A Prefeitura de Barretos informou que não faz o recolhimento de animais abandonados.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Polícia Civil investiga morte de animais em Centro de Zoonose de Sorocaba


Fotos em redes sociais mostram matança;
30 animais foram encontrados em freezer



Animais são sacrificados no Centro de Zoonose de Sorocaba
Reprodução/Facebook

A Polícia Civil está investigando a morte de animais no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Sorocaba. De acordo com denúncia feita por ONGs de proteção animal, cães que estavam no local teriam sido mortos mesmo estando saudáveis e de forma cruel.

Imagens que rodam por redes sociais aparentam uma verdadeira carnificina no centro. É possível ver diversos animais sacrificados e ao lado de uma morsa, um aparelho de ferro usado para prender e prensar peças e componentes. As postagens sugerem que os animais teriam sido mortos mediante prensagem. A prefeitura informou que a morsa é usada para prender o animal já morto e possibilitar a retirada de parte do cérebro. A medida é necessária para o diagnóstico epidemiológico da raiva, procedimento adotado em toda unidade do gênero.

Fonte:
noticias.r7.com/sao-paulo/noticias
Link:

Estarei sempre te esperando, com muita saudade!


Cigarro: um perigo para seu PET



(Depois de saber disso , se vc tiver o péssimo vício de fumar,aproveite e PARE! Vc e seu pet terão muito mais qualidade de vida. Pense nisso...Faça por AMOR !)

Ser fumante ativo ou passivo é prejudicial à nossa saúde, agora pensem em nossos pets. Além de não saberem o que estão inalando eles podem acarretar problemas de saúde nos quais, digamos, são silenciosos.

Os problemas que os animais podem desenvolver por estar em convívio com fumantes são: bronquite alérgica, dermatológica, problemas respiratórios e porque não dizer o câncer. Há profissionais da área que até afirmam que pode haver coceiras, lesões na pele e córneas.

Isso não significa que se você é fumante e seu ‘pet’ não apresenta nenhum sintoma ele está livre desse mal, pois já como sabemos ‘se não somos ativos, somos passivos da fumaça tóxica da nicotina’ e lembramos que é preciso leva-lo a uma clínica veterinária e verificar se necessita de exames (check-up), junto ao profissional, sendo que o correto é a cada seis meses para os jovens e um ano para os considerados adultos.

Fonte:
Link: