quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quais os primeiros animais domesticados?


Acredita-se que o cachorro seja o primeiro animal domesticado. Segundo estudiosos, a relação com o homem iniciou entre 13 mil e 17 mil anos atrás em diferentes partes do mundo. Na realidade, o cão originou-se a partir do lobo selvagem. Os humanos passaram a criar alguns filhotes da espécie que, aos pouquinhos, tornaram-se cada vez mais mansos.

Como os lobos sempre viveram em alcateia (grupo comandado por um líder) adaptaram-se em obedecer às pessoas. Assim, foram usados na vigilância dos acampamentos humanos e proteção contra inimigos (invasores e animais selvagens); também os ajudavam durante as caças. Já nas regiões cobertas por gelo da América do Norte, começaram a servir ainda como meio de transporte – como ocorre ainda hoje.

Existem outras espécies que têm antiga associação com a humanidade. A domesticação do camundongo e da ovelha, por exemplo, aconteceu há cerca de 12 mil anos. Depois vieram a cabra, boi, porco, camelo, cavalo e jumento.

A relação com o gato tem aproximadamente 9.700 mil anos. Entretanto, de acordo com alguns especialistas, os bichanos não foram exatamente domesticados, pois invadiram nosso ambiente e se adaptaram facilmente a ele sem serem dominados.

MUDANÇAS – A domesticação gerou várias transformações nos animais. Além de deixá-los mais mansos, para permitir o convívio com as pessoas, também mudou o corpo. Isso se deve principalmente à interferência do homem na reprodução. Selecionava os bichos com determinadas características e os deixava cruzar apenas com aqueles que eram iguais. Desse modo, surgiram as raças de cães, gatos, bois, entre outros bichos.

Fundamental para o homem
A domesticação de plantas e animais foi fundamental para o desenvolvimento da humanidade, que passou a garantir alimentos (carne, leite e ovos) com mais facilidade. O couro e a lã, por exemplo, permitiram a fabricação de roupas. Cachorro, cavalo, boi, camelo e rena facilitaram transporte e locomoção.

Assim, o homem tornou-se mais preparado para enfrentar os desafios da natureza, como o inverno, e garantir melhores condições de sobrevivência.

Por causa da domesticação e agricultura, deixou de ser nômade (viajar de um lugar a outro em busca de comida) para se fixar em uma região. Isso contribuiu para o surgimento de povoados maiores.
Aconteceu o mesmo com as plantas

Do mesmo modo que os animais, as plantas também foram domesticadas. Há milhares de anos, o homem percebeu que poderia enterrar os grãos encontrados na natureza para obter novas plantas, que se transformariam em alimento. Foi assim que a agricultura surgiu. Não foi desenvolvida por apenas um povo. Apareceu quase na mesma época em diferentes regiões da Ásia, América e África, próximas a rios e lagos. No início, eram utilizadas ferramentas feitas de pedra para preparar o solo. Aos poucos, criaram objetos mais elaborados, como o arado (que serve para remexer a terra) puxado por animais. Hoje, há máquinas supermodernas que fazem o trabalho.
Saiba mais

Já viu Mogli – O Menino Lobo? A animação da Disney, de 1967, é baseada no livro do britânico Joseph Rudyard Kipling, publicado em 1894. Conta a história do menino criado por bichos na floresta. Por mais incrível que pareça, realmente existiram crianças que cresceram na selva apenas com os animais. Um dos casos mais famosos é de Victor de Aveyron, encontrado na França no fim do século 18. Apesar do trabalho de especialistas, ele nunca se adaptou totalmente à rotina humana.

A maioria dos elefantes asiáticos é domesticada, sendo usada em trabalhos e meio de transporte. Na Ásia, elefantes selvagens são raros e ameaçados de extinção.

Apaixonado por animais, Warley Barbosa da Silva, 9 anos, de Diadema, acredita que o cachorro foi o primeiro a ser domesticado pelo homem. “São carinhosos e amigos da gente.” Os bichos preferidos do menino são os pássaros, que ele prefere ver livres na natureza.

Consultoria do professor Francisco Salzano, do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e do biólogo Guilherme Domenichelli

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

O cão é o melhor amigo das mulheres grávidas



Pesquisadores provaram que cães são aliados inusitados para mulheres – especialmente as grávidas. As gestantes que possuem animais de estimação são mais fisicamente ativas que as que não possuem.

A pesquisa descobriu que o bichinho conhecido como o melhor amigo do homem pode ser um grande aliado para manter mulheres grávidas saudáveis e em forma. Através de caminhadas rápidas, as gestantes estavam 50% mais suscetíveis a alcançar a atividade recomendada de 30 minutos por dia.

Há cada vez mais preocupação com os riscos que o excesso de peso e a gravidez causam durante a gravidez, tanto para a mãe quanto para o bebê. Alguns estudos ligam a obesidade materna à obesidade infantil.

A pesquisa estudou a saúde e estilo de vida de mais de 11.000 gestantes no Reino Unido usando dados do Avon Longitudinal Study of Parents and Children. Ao ajudar as gestantes a manterem-se saudáveis, os passeios com o animal podem colaborar efetivamente para uma estratégia de manutenção do peso durante a gravidez.

A Dr. Sandra McCune, organizadora da pesquisa no Waltham Centre for Pet Nutrition, diz, “nós vemos cada vez mais que o exercício na companhia de cães pode proporcionar mais motivação e efetividade”.

A pesquisadora afirma ainda que, “por ser um exercício de baixo risco, caminhar com os bichinhos pode ajudar mulheres que de outra forma dificilmente iriam manter suas metas ou continuar ativas durante a gravidez”. Ela completa que a combinação da caminha com uma dieta balanceada poderá contribuir para uma gravidez saudável. Essa pesquisa foi conduzida em colaboração com a Universidade de Liverpool, Universidade de Bristol, a Universidade da Carolina da Sul e o Waltham Centre.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Cadela heroína perde focinho durante salvamento de duas crianças nas Filipinas

Kabang se atirou na frente da roda dianteira de uma moto descontrolada
A cadela heroica Kabang foi recebida com muito amor e gratidão 
após livrar duas meninas de serem atropeladas por uma moto, nas Filipinas
Reprodução/Twitter

A história da cadela Kabang é emocionante e heroica. Vendo que suas donas corriam perigo, a mascote não pensou duas vezes e saltou em frente a uma motocicleta para salvá-las.

As primas Dina Bunggal, 11 anos, e Princess Diansing, 3 anos, estavam atravessando a rua sem saber que um veículo descontrolado estava indo na direção delas.

No momento em que ocorreria o choque, Kabang, a cadelinha de estimação da família de Bunggal, surgiu do nada e se colocou no caminho da moto.

Conheça outras histórias de cães heróis!

As primas foram atingidas, mas saíram ilesas, assim como o condutor do veículo. O acidente aconteceu na cidade de Zamboanga, nas Filipinas.

Uma testemunha disse que ficou impressionada com a forma como o animal parou a moto, sem medir as consequências. Antes de o veículo bater nas meninas, Kabang colocou sua cabeça na frente da roda dianteira, que, no entanto, continuou se movendo, prendendo o focinho da pet.

Rudy Bunggal, pai de Dina e dono da cadela, também viu como Kabang salvou as meninas.

- Os ossos do focinho superior foram esmagados, e nós não podíamos fazer nada para salvá-la. Apenas a puxamos para fora da roda da moto.

Assim que foi libertada, Kabang fugiu tão rápido que ninguém foi capaz de encontrá-la. A cadela ficou desaparecida durante duas semanas.

Quando ela finalmente voltou para casa, sua aparência estava bem diferente. É que Kabang perdeu a parte superior do focinho. Mas sua família adotiva, é claro, não ligou nem um pouco para essa mudança no visual. Em entrevista para o site internacional Inquirer News, Rudy Bunggal foi apenas elogios à mascote.

- Não importa se Kabang é feia agora. Para nós, o fundametal é que ela salvou nossas crianças, e nunca poderemos agradecê-la o suficiente por isso.

O filipino acredita que o ato heroico do animal foi desencadeado pela proximidade com as meninas.

- Kabang não tem o hábito se sair de casa, por isso foi surpreendente quando ela estava na rua pulando em frente a moto.

Agora, a cadela vem sendo tratada. Ela só se alimenta com a ajuda das patinhas, mas já voltou à rotina de brincadeiras com as amiguinhas, que salvou.


Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

VERÃO EXIGE CUIDADOS ESPECIAIS COM OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Durante a estação mais quente do ano, as altas temperaturas fazem mais que só incomodar o seu animal de estimação. Nesta época do ano alguns cuidados são necessários para garantir a saúde e bem-estar do seu pet. Diferentemente do homem, cães e gatos não possuem glândulas sudoríparas, sendo a respiração a única forma de controlar a temperatura corpórea ideal. Por isso eles ficam com a boca aberta, para que o ar frio entre e resfrie o seu corpo.

Os cães têm uma temperatura normal mais alta do que os seres humanos e perdem calor, ou seja, transpiram somente através da língua e dos coxins (almofadinhas dos pés e mãos) e isso faz com que eles sofram com o aumento da temperatura ambiente.

Cães de pelagem longa ou densa sofrem ainda mais no verão. O aumento da temperatura corpórea do cão pode levar a um estado chamado hipertermia, que pode matar, segundo alerta da médica veterinária Elaine Pessuto.

Doenças relacionadas a dermatites, pulgas e carrapatos, verminoses, intoxicações alimentares e crises de hipertermia são as principais ocorrências durante os meses mais quentes do ano. “O verão brasileiro é quente e úmido e propicia dermatites úmidas, de dobras e as otites. Os cães de pelagem densa e espessa que adoram água são suscetíveis”, explica a Dra. Elaine.

Durante toda a estação é importante manter os animais bem secos, pois a umidade pode levar a dermatites. A Dra. ainda chama à atenção para algumas raças, que devido à conformação, são mais sensíveis ao calor, como é o caso por exemplo do bulldog francês e do bulldog inglês, cães que possuem o focinho achatado, o corpo compacto e
pesado, condição que os deixa ainda mais predispostos a hipertermia.

No verão é ideal fazer passeios cedo pela manhã ou no final da tarde. Imagem | SXC
No verão é ideal fazer passeios cedo pela manhã ou no final da tarde. 
Imagem | SXC

“No verão o ideal é fazer passeios no inicio da manhã e no fim da tarde. As raças de pelo longo e/ou espesso e os braquicefálicos (cães com focinho curto) devem ainda passear quando o sol já baixou no céu”, ressalta a médica veterinária.

Beber bastante líquido é outra dica valiosa. Oferecer água de coco e frutas geladas também são ótimas opções durante o verão. “Sempre ao passear é importante ter água fresca para o seu animal, existem garrafinhas que já tem acopladas um recipiente para colocar a água”, finaliza a especialista.


Fonte:
consumidormoderno.uol.com.br/relacionamento
Link:

Cãozinho ganha fantasia de sapo em Carnaval na Alemanha

O cãozinho Ben ganhou uma fantasia de sapo para ir ao Carnaval de rua de Mainz, na Alemanha.
Junto com Dusseldorf e Colônia, Mainz é uma das principais cidades com carnaval de rua no país.

O cãozinho Ben e sua fantasia de sapo
Kai Pfaffenbach/Reuters  
 

Roberto Bolaños, o Chaves, mostra cachorrinha Lola na internet

Intérprete do personagem mexicano presenteou os fãs com a nova mascote

Roberto Bolaños
Reprodução/Arquivo Pessoal
Bolaños com a cadelinha Lola

Roberto Bolaños, o Chaves, mostrou a nova mascote dele, aos seus seguidores no Twitter.
Com o nome de Lola, o eterno Chaves postou uma foto de uma linda e aparentemente assustada filhotinha branca no colo.
- Apresento a vocês a nova integrante da família Gomez: minha Lola, escreveu ele.