quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cão é treinado para acordar inglesa que tem doença do sono com lambidas no rosto


Kelly, 19, com Theo, 2;
 o cão é treinado para acordar a adolescente e evitar que ela se machuque.
Crédito Imagem: Daily Mail

Kelly Sears, uma adolescente de 19 anos que sofre de narcolepsia, - conhecida também como a “doença do sono” - teve sua vida transformada com a ajuda de um cão especialmente treinado.
Com a doença, Sears adormece regularmente sem qualquer aviso e frequentemente cai no chão e fica com cortes, contusões e machucados. Mas Theo, um cão da raça Cocker Spaniel, foi ensinado a lamber o rosto e o pescoço da jovem até que ela acorde.
Theo foi dado a Kelly, que vive em Chadwell Heath, no Reino Unido, por uma associação médica de cães e é o único canino treinado para esse tipo de doença em toda a Europa. Ele tem dois anos e tornou-se o melhor amigo da garota.
Kelly começou a mostrar sinais de narcolepsia ao cair no sono na escola, aos 15 anos. Antes de Theo, ela ficava desmaiada por vários minutos. Agora é acordada em segundos por lambidas carinhosas do cãozinho, que também sabe como pedir ajuda, caso ela se machuque: ele chama a atenção de passantes e os leva até a jovem.
"Posso sair sozinha com ele e me sentir confiante e segura. Não fico mais preocupada”, diz Sears. "Tenho muita sorte de nunca ter me ferido gravemente. Quando eu durmo, as pessoas pensam que eu desmaiei e muitas vezes chamam a ambulância, mas Theo usa uma roupinha onde lê-se que ele é um cão médico alerta, e não se preocupam tanto”, relata ao "Daily Mail".

Fonte:
Notícias/Uol/Tablóide
Link:
http://noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas/2011/06/08/cao-e-especialmente-treinado-para-acordar-garota-com-doenca-do-sono-com-lambidas-na-cara.jhtm

Primeiros-socorros – Produtos químicos


Crédito Imagem: Divulgação/Pet Rede

Lesões por produto de limpeza que caem sobre o animal podem causar queimaduras. Nesse caso, lave o local com água corrente fria por cerca de 15 minutos. Se o produto cair no olho do animal, o dono deve lavar o local com água corrente e solução fisiológica. Produtos em pó devem ser protegidos dos olhos, fucinho e boca do animal, e a maior parte possível do produto deve ser retirada pelo dono com um pano. Para agentes em pó, não molhe a boca do animal para evitar a absorção do produto e encaminhe o pet ao .


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/bicharada/primeiros-socorros-produtos-quimicos/

O cão idoso requer cuidados especiais no inverno

Não existe para o envelhecimento, mas uma série de que permitem reduzir a gravidade de suas manifestações. A longevidade do cão é conquistada dia-a-dia, graças a uma adequada, equilibrada, e desparasitações periódicas. A decrepitude do final da vida chega mais rapidamente para aqueles que passaram por enfermidades graves.
Os cães grandes atingem a maturidade mais cedo e consequentemente vivem menos. Os miniaturizados também envelhecem mais precocemente, em relação aos de porte médio. As necessidades nutricionais mudam conforme o animal vai se tornando , devido ao nível de exercícios diminuir e as necessidades de proteínas e calorias decaírem. A é muito prejudicial ao organismo.



Os progressos de medicina veterinária, o desenvolvimento de novos medicamentos e recursos destinados à saúde, aumentaram sensivelmente a expectativa da vida do cão. Aos sete ou oito anos de idade, o animal entra na terceira idade e começa a apresentar pequenas indisposições. Os aparatos sensoriais começam a deteriorar e a perda da visão e audição pode ser tão gradual, até o dia em que ele bata a cabeça num móvel ou não atenda aos chamados.
O comportamento do cão velho pode sofrer sensíveis alterações em decorrência do desenvolvimento de problemas de agressividade ou pelo aparecimento de depressões geralmente motivadas pelas patologias orgânicas. As dores, limitações físicas diretas, disfunções endócrinas relativas aos hormônios sexuais que desencadeiam um comportamento de grande irritação, podem levá-lo a rosnar e até morder.


Exame clínico completo é obrigatório para os animais idosos. As principais doenças típicas da velhice são as cardíacas e ósseo-articulares. Uma alimentação especial, para evitar a ação de radicais livres, representa uma excelente opção para fortalecer o organismo, prevenindo uma série de doenças, garantindo ainda, uma pelagem saudável.
Outra maneira, indicada para mantê-lo em forma, consiste em desenvolver atividades de que ele goste. O repouso excessivo só acentua a sua desorganização comportamental e não preserva o seu bem estar físico. É fundamental que haja uma orientação a todos os adquirentes de filhotes, que a senilidade é um fato.
Com a chegada do , surge uma preocupação: como fazer para que o animal, principalmente os mais velhos, não passem frio? Além de mantê-lo abrigado, aquecido e longe das correntes de vento, evitando que seja acometido por doenças respiratórias, é interessante adquirir roupas para o cão, disponíveis em .


As lojas oferecem, além dos tradicionais vestidos, capas, camisetas e pijamas que cobrem toda a perna do animal, os edredons e cobertores anti-alérgicos, muito úteis, já que podem cobrir todo o corpo do cão, enquanto ele dorme. Antes de colocar uma roupa num cão idoso é recomendável verificar se ele está com a pele sadia, para não correr o risco de abafar alguma alergia ou outra complicação. As roupas para os machos, devem ser mais cavadas na parte inferior, para que não fiquem sujas de urina.
O cuidado do dono é importante em todas as estações do ano, mas a sua presença, torna essencial quando se aproximar o seu último momento, ele precisa sentir a mesma proteção, a mão que sempre o afagou sobre sua cabeça lhe proporcionando uma derradeira emoção.


A fidelidade de toda sua vida deverá compensar este momento de dor, quando os seus olhos se fecharem para sempre. Com certeza, reserva um lugar lindo para ele, que faz parte da arte de sua criação e da vida de todos que o amaram.
Fonte:
Animalivre
Autor: Vininha F. Cardoso
Link: http://animalivre.com.br
Imagem: Ilustração/Divulgação