terça-feira, 12 de abril de 2011

Direitos dos animais!

Direitos dos animais levaram dois mil  a marchar em Lisboa.

Imagem: Ilustração/Divulgação

Cerca de duas mil pessoas marcharam pelas ruas de Lisboa, entre o Campo Pequeno e a Assembléia da República, para exigir uma nova lei de proteção dos animais, numa iniciativa promovida Associação Animal.

Munidos de tarjas e cartazes, os manifestantes gritaram palavras de ordem, essencialmente, contra a realização de touradas e espectáculos circenses.
O ponto de partida do protesto foi a praça de touros do Campo Pequeno, tendo seguido depois pela Avenida da República, Marquês de Pombal e Rato, terminando em frente à Assembléia da República.

O protesto foi convocado pela Associação Animal, através da rede social Facebook, e insere-se no âmbito de uma campanha lançada o ano passado que pretende recolher assinaturas para levar ao Parlamento a proposta de uma nova lei de proteção dos animais.

“Aquilo que pretendemos é uma legislação mais justa, moderna e mais correta. Portugal ainda trata muito mal os animais”, afirmou à Agência Lusa a presidente da Animal, Rita Silva.

A ativista manifestou-se satisfeita com a “forte” adesão ao protesto, que no seu entender, “foi a prova que há muita gente preocupada” com os direitos dos animais.

Uma das manifestantes presentes na marcha foi Ana Paula, que defende “o fim do abate” dos animais. “Os animais merecem o nosso amor e carinho. Às vezes vejo imagens no facebook incríveis e chocantes. Já tirei quatro animais da rua e não me arrependo nada”, contou.

Outra manifestante, Paula Barata, disse, de forma indignada, que “os cães e os gatos não são lixo urbano”, e que por isso “merecem ter uma lei que os proteja”.

A Lei de Proteção dos Animais vigente data de 1995. Na proposta da nova lei, as associações de defesa dos direitos dos animais pretendem, entre outras coisas, a “alteração do estatuto jurídico dos animais, a inclusão de despesas médico veterinárias e de alimentação com animais, no IRS, a proibição de touradas, de circos com animais, de tiros a alvos vivos, de rodeios e dos carrosséis com animais, assim como a criminalização dos maus tratos a animais”.

Fonte:

blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/eventos
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/eventos/direitos-dos-animais-levaram-dois-mil-a-marchar-em-lisboa/

Filhotes de cães sem raças definidas são furtados em SP.


A dona dos bichos, de Holambra,
pede a devolução dos animais,
que vieram das ruas.



Acima, Jolie, e abaixo, Lebron, o irmão dela,
 filhotes que foram resgatados das ruas e depois furtados, em Holambra
Crédito: R7 / Divulgação

Crédito: R7 / Divulgação

Três homens invadiram uma casa em Holambra, que fica a 133 km de São Paulo, e furtaram dois filhotes de cachorros sem raça.
Além dos cães, os criminosos levaram objetos, como computador e filmadora, do casal. Apesar do prejuízo financeiro, os donos estão mais tristes por causa dos bichos, como conta a funcionária pública Adriana Costa Bertoni.

- Eles nasceram na rua e foram adotados depois de resgatados de uma ninhada de nove cachorrinhos. Os dois não têm valor comercial, mas sim emocional.
Adriana se mudou de Campinas, no interior de São Paulo, para Holambra, cidade menor, em busca de tranquilidade. Ela está na cidade faz apenas quatro meses.
Para incentivar a devolução, Adriana até ofereceu uma recompensa.

- Infelizmente nem todo mundo devolve se não tiver um incentivo. Mas peço que devolvam os cachorrinhos, que nós já nos apegamos a eles.