terça-feira, 1 de março de 2011

Como lidar com miados em excesso


Por que os gatos miam?

Apesar de serem animais independentes, os bichanos também são muito comunicativos e o miado é uma das formas de comunicação deles com outros animais e com seu dono. Gatos idosos podem miar quando se sentem desorientados. Aqueles que fazem dietas miam com mais insistência para pedir alimento. Conforme a relação se estreita entre o felino e dono, eles passam a miar de forma diferente ou adotar uma postura para cada situação: chamar a atenção, comer, sair de casa, abrir uma porta, carinho ou até mal estar. Você aprende a identificar os miados e fica bem treinado em satisfazê-lo!

Necessidades básicas
Tenha uma regularidade no que diz respeito aos horários de alimentação do gato. Dê comida no horário e não quando ele pede.

Mantenha vários potes de água limpa e fresca todos os dias, mantenha as caixas sanitárias sempre limpas. Não espere seu gato reclamar para fazer isso!

Lembre que os gatos, também gostam de brincar, conviver e interagir com seus donos, e exigem tempo e atenção. Providencie para que o ambiente onde o bichano vive seja estimulante, com brinquedos, caixas de papelão, prateleiras e locais onde ele se sinta seguro, mesmo quando você está fora de casa ou recebe visitas.

Reforço e bronca
Conhecer os diferentes miados e as necessidades do seu gato é algo bom. Ruim é você ter que obedecê-lo quando ele exige!

Se você abre uma porta, ou enche um pote com ração, por que o felino está miando ele aprende que deve miar quando quer algo, por que você obedece! Apenas ignorar os miados faz inicialmente que os miados aumentem, e é provável que você não aguente isso por muito tempo. Aqui entra a bronquinha: borrife água no focinho do momento em que o gato começar a miar (evite que entre água nas orelhas pois pode causar otites). Não olhe muito menos fale com o bichano. Isso é muito importante, para que gato não receba atenção durante o comportamento e para que evitar que ele fique desconfiado ou com medo do dono.

Reforce outros comportamentos para chamar sua atenção que não os miados. Por exemplo, quando ele senta perto de você e te olha ou quando te toca levemente com a pata. Quando ele fizer isso mesmo que não possa atendê-lo, olhe, converse e faça carinho nele.
Quando puder brincar, pegar no colo e acariciá-lo, faça-o com o gato em silêncio. Nunca acaricie ou tente acalmá-lo se ele estiver miando. Estas atitudes são tão importantes quanto a bronca.

Miados noturnos
Alguns felinos adoram trocar o dia pela noite e querem brincar durante a madrugada! Outros gatos miam sem parar se forem colocados para fora do quarto. Nestas situações procure fazer uma seção de brincadeiras bem no início da noite. Estimule o bichano a correr e a se exercitar bastante, para ficar bem cansado e dormir com mais facilidade.

Outra dica, é deixar um aspirador de pó na posição ligado, para fora do quarto e apenas o fio para o lado de dentro com a porta fechada. Assim, quando o gato começar a miar você liga o aspirador na tomada. O aspirador é quem acaba dando a bronca sem que o felino veja o dono.
---

Texto: Claudia Terzian adestradora e consultora de comportamento da equipe Cão Cidadão

Revisão e Edição: Alex Candido

FOTOS CURIOSAS DO MUNDO PET

Seleção de imagens da semana #37

Cães ganham coleira com guarda-chuva nos EUA

Produto permite passear com animal mesmo em dias chuvosos.Invento custa US$ 30 em loja online nos Estados Unidos.
Cheiro de cachorro molhado não é mais problema, pelo menos segundo os criadores desta coleira vendida em uma loja online nos EUA.
O invento traz um guarda-chuva acoplado, que permite passear com o cão sem expor o animal à água da chuva.
O produto é vendido por US$ 30 na Hammacher Schlemmer.
(Foto: Divulgação/Hammacher Schlemmer)

Rottweiler cuida de gatos, aves e coelhos órfãos.

Dave, de seis anos, provou que mesmo sendo um
cão de guarda
tem muito amor para oferecer aos pets abandonados.
O cachorro já ajudou a cuidar de quatro patos, três gansos, pintinhos, cinco coelhos, 13 gatos e cinco cachorros.
Crédito: Reprodução/ Daily Mail.
A raça Rottweiler é famosa por render bons cães de guarda. O que poucos poderiam imaginar é que os animais também são muito protetores, a ponto de, inclusive, tomar conta de criaturinhas sensíveis como coelhos, aves e gatos.

De acordo com o jornal Daily Mail Dave, um exemplar de 60 kg da raça, tem um instinto paterno bastante desenvolvido, o que permite que o grandalhão cuide de animais órfãos trazidos por sua dona. Em entrevista à publicação a britânica Amanda Collins disse que descobriu o dom do cachorro depois que trouxe um coelho abandonado para casa.

“Dave simplesmente se aproximou do coelho e começou a lambê-lo”, contou Amanda, que é dona de um pet shop em Blackpool, Inglaterra. Desde então o Rottweiler já cuidou de quatro patos, três gansos, uma infinidade de pintinhos, cinco coelhos, 13 gatos e cinco cachorros, entre filhotes e adultos.

“Eles construiram uma forte ligação. Hoje em dia eles dormem juntos e até dividem sua ração”, contou a britânica sobre Dave e os pets órfãos que abriga. A britânica disse ainda que o cuidado do cachorro com seus amigos órfãos é tão grande que já viu o grandalhão dentro da piscina que providenciou para os patos só para salvá-los quando estavam prestes a se afogar.

Apesar de ter tido uma infância traumática, uma vez que seu primeiro dono amputou seu rabo, Dave cresceu com bom humor e vive feliz com sua nova dona. E todo o carinho e afeto do animal acabam de ser reconhecidos em um concurso que o escolheu como “Cachorro mais Inspirador do Reino Unido”. Segundo sua dona, o prêmio auxilia a desmistificar a fama de agressivos e violentos dos Rottweilers.