sábado, 17 de setembro de 2011

Brasil terá centro para validação de pesquisas que não usam animais em fase de teste

Crédito Imagem: Pet Rede

O Brasil terá o primeiro centro da América do Sul preparado para desenvolver métodos alternativos para validação de pesquisas que não usam animais em fase de teste. A unidade foi criada a partir de um acordo de cooperação assinado hoje (13), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A proposta, segundo a vice-diretora de Pesquisa e Ensino do INCQS, Isabela Delgado, é que, com a nova unidade, que se chamará Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos (Bracvam), seja possível substituir totalmente, ou reduzir, o número de animais utilizados em testes sobre a qualidade de vacinas, por exemplo.

“Existe, no Brasil, o processo de desenvolvimento de tecnologias, os grupos que estudam alternativas e a aceitação regulatória desses métodos. O centro vem preencher essa lacuna. De maneira organizada, vamos trabalhar os dados e organizar grupos de pesquisas para que novas metodologias sejam fomentadas e passem a ser métodos oficiais”, explicou a pesquisadora.
Pelo documento assinado hoje, fica garantida apenas a criação do Bracvam, mas não há qualquer previsão de orçamento inicial, o que impede uma estimativa sobre os primeiros resultados das pesquisas. Ainda assim, Isabela Delgado disse que alguns órgãos já sinalizaram apoio ao funcionamento do centro, com recursos financeiros, entre eles o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.
Cerca de R$ 700 mil que devem ser investidos pelo órgão de fomento à pesquisa e podem garantir o início dos trabalhos do Bracvam, que será a validação de metodologias que já foram reconhecidas em países da Europa e pelos Estados Unidos. “O processo de validação é caro e demorado. Vamos incorporar essas metodologias por meio de um processo que a gente chama de validação por captura. Vamos avaliar o que já foi validado lá fora e incorporar. Existem situações em que temos as particularidades brasileiras, como controle de qualidade de produtos biológicos, tais como o soro antiofídico. São espécies de serpentes que só existem no Brasil. A gente vai precisar desenvolver metodologias e validar essas metodologias no contexto nacional, que também é uma atribuição do centro, mas a médio prazo”, explicou Isabela Delgado.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Labrador resgata hamster perdido e o devolve dentro de sua boca

Rooney, o labrador do vizinho, 
encontrou o hamster Jeff perdido no jardim e, 
todo orgulhoso, correu até a dona com o “prêmio” dentro da boca-
 são e salvo, é claro.

Lisa Marsh, de 42 anos, e seus filhos Joe e Jake, de 11 e 9 anos respectivamente, estavam aflitos com o sumiço de Jeff, o hamster de estimação da família. Só uma coisa os deixou mais aflitos: saber que o ratinho havia sido encontrado pelo labrador do vizinho.
Rooney, o labrador do vizinho, encontrou o hamster Jeff perdido no jardim jardim e,
todo orgulhoso, correu até a dona com o “prêmio” dentro da boca – são e salvo, é claro.
Crédito: Flickr

No entanto, o que tinha tudo para ser uma história trágica, teve um final feliz e surpreendente.

Depois de procurarem muito por Jeff, a família Marsh já considerava que o pequenino não teria conseguido resistir à dura vida fora de casa. Só restava-lhes rezar por um milagre.

Foi então que receberam uma visita de Tammy Baxendale, vizinha deles, dizendo que o labrador Rooney havia encontrado Jeff. O cão de 8 anos encontrou o roedor no jardim e gentilmente pegou-o com a boca, deixando-o ao lado dos pés de Tammy. O pequeno Jeff estava ileso.

Tammy logo tratou de secar o hamster – que estava encharcado de saliva – e correu para devolvê-lo à Lisa.

“Tammy bateu à nossa porta durante a noite e trazia Jeff nas mãos”, conta Lisa. “Ela disse ter visto Rooney farejando alguma coisa no jardim, quando, de repente, o cão foi até ela e deixou ‘um objeto’ ao seu lado. Era Jeff!”, comenta.

“Apesar de estar coberto de saliva e completamente aterrorizado, Jeff estava absolutamente bem”, explica Lisa, contente por ter seu companheiro de oito meses de idade de volta.

Fonte:

Petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Organnact lança calmante natural para os cães

Distúrbios de comportamento dificultam o convívio entre as pessoas e seus animais de estimação. A exposição a algumas situações estressantes pode gerar sinais de nervosismo, ansiedade e agitação nos cães, afetando o equilíbrio do organismo e diminuindo assim a resistência a doenças.

Crédito Imagem: Pet Rede

Pensando no bem-estar dos cães a Organnact desenvolveu o Calmyn Dog e o Fitocalmyn Palitos, que são calmantes naturais e de uso seguro. Estes suplementos alimentares são indicados para cães de qualquer idade ou fase da vida, que combinam triptofano, tirosina e nutrientes capazes de melhorar o relacionamento e a qualidade de vida do animal.

O Calmyn Dog é um produto indicado para situações estressantes como: banho e tosa, viagens, isolamento, introdução de novos animais na casa, épocas comemorativas (fogos de artifício) e outras variadas situações.

O Fitocalmyn Palitos é um produto indicado para manutenção de animais que apresentaram problemas comportamentais e também para o controle de ansiedade dos cães. Contém aminoácidos, minerais, vitaminas e um componente fitoterápico (Passiflora incarnata).

Calmyn Dog está disponível em frascos de 40 ml e sua administração se dá por via oral, na dose de 1 ml para cada 3kg de peso ao dia. A embalagem contém uma seringa dosadora que facilita a dosagem. O Fitocalmyn Palitos está disponível em latas com 160 g de palitos palatáveis.

Para mais informações, entre em contato pelo falecom@organnact.com.br ou acesse o site www.organnact.com.br.
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: