sábado, 9 de julho de 2011

Cão 'confunde' cauda de vestido com salsicha gigante

Cena foi registrada em festival na Eslovênia.

Imagem curiosa foi feita pelo fotógrafo Srdjan Zivulovic.


Cão foi fotografado na quarta-feira (6) farejando a cauda de um vestido de um participante de um festival em Maribor, na Eslovênia. Pela imagem, o animal parece conferir se a cauda do vestido não era uma salsicha gigante. 
(Foto: Srdjan Zivulovic/Reuters)

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

http://www.pequenoscaes.com.br/materia-on-line-hidronefrose.php

Quem tem animais em casa sabe que nem sempre eles tem a noção exato do perigo que correm em simples ações. Atravessar a rua e pular de grandes alturas, por exemplo, podem resultar em grandes lesões e ferimentos graves. No vídeo abaixo, do Canal PetShop,  o veterinário Marcelo Lopes orienta donos de pets sobre como realizar os primeiros socorros em caso de algumas emergências.
 No entanto, é sempre muito importante que o dono do animal encaminhe o pet para atendimento em uma clínica veterinária especializada, onde ele poderá receber o tratamento adequado.



Fonte:
noticias.uol.com.br/ultnot/bichos
Link:
http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/2011/07/08/veterinario-ensina-a-socorrer-animais-de-estimacao-em-caso-de-emergencias-assista.jhtm

Hidronefrose: doença silenciosa e perigosa

“Hemograma, perfil bioquímico e urinálise
 são recomendados em todos os pacientes”

Por Raphael Grupillo
            Hidronefrose é a distensão da pelve renal pela urina como resultado de uma obstrução nos ureteres, que são pequenas estruturas tubulares que permitem a passagem da urina dos rins para a bexiga. Pode ser causada por qualquer tipo de bloqueio, incluindo estreitamento ou câncer, por exemplo. Outras causas incluem:
• Urolitíase (cálculos no trato urinário).
• Aumento da Próstata.
• Tumores.
• Problemas relacionados a cirurgias anteriores.

            A Hidronefrose ocorre com mais frequência em cães, mas é também bastante comum em gatos. Não há predileção por idade, sexo ou raça.
Sintomas
• Alterações do volume urinário e frequência de micção.
• Dor abdominal.
• Presença de sangue na urina.
 
            Em casos em que há infecção e/ou insuficiência renal associadas, deve-se observar a presença de alterações sistêmicas, como:

• Vômito.
• Diarreia.
• Falta de coordenação motora.
• Falta de apetite.

Diagnóstico
            Hemograma, perfil bioquímico e urinálise são recomendados em todos os pacientes. Embora esses testes estejam frequentemente dentro dos limites normais, pode haver alterações compatíveis com insuficiência renal e/ou infecção do trato urinário. Exames adicionais incluem:

• Cultura de urina para verificar a presença de infecção bacteriana.
• Radiografia abdominal para investigar a presença de cálculos, massas, alterações prostáticas e outras doenças que podem apresentar sinais semelhantes aos da Hidronefrose.
• Ultrassonografia abdominal para visualizar o trato urinário, principalmente as pelves renais e, em alguns casos, a dilatação dos ureteres, assim como outras estruturas abdominais.
• Urografia excretora, que é um estudo contrastado do trato urinário superior incluindo os rins e os ureteres, para ajudar a determinar a localização e a causa da obstrução.
 
Tratamento
É muito importante determinar o tratamento correto, se este pode ser realizado em casa ou se é cirúrgico. Uma boa medida de prevenção é administrar a medicação e a dieta indicada pelo médico veterinário corretamente e seguir as orientações do mesmo.
 
Dr. Raphael Grupillo
Intensivista da Renal Vet
CRMV RJ 9376


Fonte:
pequenoscaes.com.br/materia-on-line
LInk:
http://www.pequenoscaes.com.br/materia-on-line-hidronefrose.php

Gato sofre acidente e reaprende a andar com aulas de natação



Gatos são conhecidos por sua aversão a água, mas um felino em Cornwall, no Reino Unido, tem se mostrado um exímio nadador. Mog  sofreu um acidente de carro que deixou suas patas dianteiras completamente paralisadas, mas após iniciar um tratamento que inclui aulas de natação, ele está reaprendendo a andar, segundo informações do jornal Telegraph.

A hidroterapia foi indicada por um veterinário local que costumava utilizar a atividade para a recuperação de cães. A dona de Mog, Veronica Ashworth, decidiu levar o bichano para participar das aulas de natação, mesmo sabendo que ele poderia não gostar muito da ideia.
No início, o gato ficou um pouco horrorizado quando viu a piscina canina, mas depois ele se acostumou. Mog, segundo sua dona, agora parece um pato na água.


Fonte:
maniadecao.com.br/do/PetNoticia
Link:
http://www.maniadecao.com.br/do/PetNoticia/16135

Giardia atinge cães de todas as idades

Se seu cão vem apresentando um desagradável quadro de fezes pastosas de odor fétido, vômitos, perda de peso e ainda, em alguns casos, desidratação, atenção, ele pode estar infectado pelo protozoário Giardia duodenalis, o parasita causador da Giardíase Canina. A doença atinge cães de todas as idades, mas apresenta quadros mais severos em filhotes, em alguns casos levando o animal a óbito.


Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Segundo levantamento realizado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, das 871 amostras de fezes de cães coletadas, 12,74% apresentaram ocorrência da Giardíase, porém estes valores podem ser superiores uma vez que a maioria dos cães infectados não apresenta sintomas, representando assim um grande desafio tanto para os proprietários quanto para os médicos veterinários.
Por ser considerada uma zoonose, ou seja, uma doença naturalmente transmissível dos animais para o homem, a doença coloca em risco também a saúde das pessoas, principalmente as crianças.Tanto em cães quanto em humanos, a Giardíase é resultado da ingestão acidental de cistos presentes nas fezes, nos alimentos contaminados ou até mesmo na água.
Após a ingestão, o protozoário inicia o seu parasitismo aderindo-se à parede do intestino delgado, onde provoca uma série de distúrbios relacionados à digestão e absorção de nutrientes, resultando em desordens no trânsito gastrintestinal. Em cães, é comum que a infecção ocorra em parques, praças, num simples passeio pela rua ou mesmo no banho e tosa e em hotéis.
Os animais doentes devem ser tratados com o uso de medicamentos específicos, sob orientação de um médico veterinário. No entanto, o tratamento não é garantia de que o animal esteja livre de novas infecções, uma vez que o cão, imediatamente após o término da terapia, pode infectar-se novamente, vindo a manifestar toda sintomatologia clínica característica da Giardíase Canina.
“Isso acontece porque o tratamento não tem nenhum efeito residual, isto é, uma vez que o principio ativo da medicação seja eliminado pelo organismo, o cão estará novamente sujeito a novas infecções”, esclarece o Médico Veterinário Frederico Grigoletto, Gerente de Produto do fabricante da GiardiaVax, vacina disponível para proteger os cães contra a parasitose.
A vacina, que está disponível em clínicas veterinárias de todo o Brasil, confere proteção contra a doença por 1 ano. “A prevenção contra a Giardíase Canina deve levar em consideração dois aspectos básicos: em primeiro lugar, a vacinação dos cães com GiardiaVax, que impedirá que o animal fique doente; paralelamente, também devem ser adotadas boas práticas sanitárias, como por exemplo, o consumo apenas de água filtrada ou fervida e a manutenção das condições de higiene nos locais onde os cães vivem ou freqüentam”, orienta Frederico.


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/giardia-atinge-caes-de-todas-as-idades/