terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como educar um cachorro para ser um cão feliz e obediente?

Crédito Imagem: Pet Rede

Durante o primeiro ano de vida a maioria dos cachorros irá exibir diversos problemas comportamentais detectáveis pelos donos. Esses problemas variam entre fazer as necessidades fisiológicas dentro de casa e ladrar, ou morder e até destruir a mobília de casa ou outros utensílios domésticos. A melhor estratégia para prevenir estes comportamentos, é começar o treino do cachorro no primeiro dia em que este chega à sua casa. A abordagem inicial a este tipo de problemas terá grande influência no resultado final.

Lição nº1: Inibição de morder

(nunca é demasiado cedo para começar)

A primeira lição que os cachorros recebem nesta temática é-lhes dada pela progenitora durante o aleitamento. Deste modo, a cadela rosna ou afasta o cachorro da teta se o contacto for demasiado brusco ou doloroso, como forma de ensinar a cria a ser mais cuidadosa. O novo “progenitor” deverá, desde o primeiro dia, ensinar ao cachorro que o contacto com a pele humana provoca dor, manifestando-o através de um grito ou afastando-se do contacto com o cachorro, por forma a que o animal possa perceber que tal se trata de um comportamento não permitido.

Lição nº2: Sociabilização e diminuição do risco de doenças infecciosas

Os animais, tal como as pessoas, aprendem através da sua experiência individual, associando as suas acções a consequências. Assim, o proprietário deverá esforçar-se por proporcionar o mais cedo possível, o maior número de oportunidades de aprendizagem com consequências positivas, de forma a reforçar os comportamentos e as respostas desejadas. As lições de sociabilização são, juntamente com as lições de inibição de morder, as mais importantes na educação de um cachorro, de forma a termos um animal calmo, seguro e afável.

Enquanto o nosso cachorro não tiver completado o plano vacinal recomendado pelo veterinário assistente, devemos evitar zonas de risco, como parques públicos ou outras zonas frequentadas por cães de estado sanitário desconhecido, onde estão mais expostos ao risco de contrair uma doença.

Lição nº3: A importância dos métodos de treino positivo

O treino tradicional consistia em castigar o animal quando apresentasse um comportamento indesejado, ou na correcção ou obrigação de determinado movimento – por exemplo, forçar a sentar ou a deitar enquanto se dava a ordem verbal.

Conseguem-se melhores resultados se associarmos ao treino um reforço positivo, quando o animal efectua algo que queremos que ele repita. Deve recompensar-se com uma festa, preferencialmente, ou uma guloseima sempre que o animal vem ao nome, sempre que se senta ou deita voluntariamente após uma ordem, sempre que ele urina ou defeca num local apropriado, em vez de apenas nos zangarmos quando não o faz.

Lição nº 4: Ignorar os comportamentos negativos

Por mais difícil que lhe possa parecer seguir este conselho, deve ignorar o cachorro sempre que este exiba um comportamento inaceitável. Normalmente, ser ignorado já é castigo suficiente, se o comportamento for algo que ele faça para chamar a atenção: saltar para cima do dono, ladrar ou ganir para “chamar” o dono ou pedir comida. É um pouco como ignorar uma birra de uma criança. Se o animal salta para o dono quando este chega a casa, deve esperar que se acalme, ignorando-o completamente, e só fazer uma festa quando o animal tiver as 4 patas apoiadas no chão.

Outro exemplo da aplicação desta regra, é a forma como os proprietários reagem quando o animal demonstra medo face a pessoas estranhas ou outros cães, escondendo-se atrás do dono, ladrando ou rosnando. A tentação mais comum é levantar o cão ao colo ou fazer-lhe festas e falar com ele para o acalmar. O que deve fazer é ignorá-lo! Ao dar-lhe atenção nesse momento estará a recompensar um comportamento agressivo e a “dizer-lhe” que há razões para ter medo. Sempre que o seu cão demonstrar agressividade para outras pessoas ou outros animais, repreenda-o e não lhe faça festas a dizer: não faz mal, é amigo! por mais anti-natural que lhe possa parecer. Deste modo estará a educar o seu cão a ser mais sociável e menos desconfiado.

Lição nº 5: Truques para melhor examinar o seu cão

Para facilitar sua a vida e a do seu Veterinário, tornando as idas do seu companheiro ao médico menos stressantes, deve habituá-lo a ser “examinado”. Deve estar habituado a que lhe sejam vistas as orelhas, as patas, os dentes, a cauda, a barriga, etc… Deve ainda habituá-lo, desde cedo, aos cuidados básicos de higiene e beleza, como escovagem do pêlo, limpeza de ouvidos, corte de unhas, banho e escovagem dos dentes. Sempre que o animal se deixe manipular deve ser então recompensado com festas e frases de encorajamento e, porque não, uma guloseima.

Lição nº 6: Seja coerente

Ao contrário das crianças, os cachorros não possuem a capacidade de generalizar alguns comportamentos aprendidos em casa. Assim, quando se leva um cachorro para um novo ambiente, compete ao proprietário ensinar-lhe o que é permitido fazer nesse ambiente, utilizando para o efeito, métodos de reforço positivo.

É importante realçar que TODAS as pessoas que interagem com o cão devem tratá-lo da mesma maneira.

Lição nº7: Aceitar o tempo passado sozinho

O cachorro deve ser habituado a passar algum tempo sozinho, sem ficar demasiado nervoso ou ansioso. Para tal o dono deve evitar excessivas manifestações de afecto quando sai e chega a casa. No que diz respeito à permanência e às viagens de carro podemos habituá-lo, desde cachorro, a ficar sozinho por períodos de 5 minutos no carro depois de termos feito uma curta viagem, para que o cachorro encare estes momentos com naturalidade.
Fonte: 
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Ensine seu bicho a não ter ciúmes do bebê

Crédito Imagem: Pet Rede

Crianças e animais podem virar amigos. Veja algumas dicas para acabar com o ciúmes do bicho quando tem um bebê a caminho.

Já ouviu falar que alguns cães e gatos descobrem a gravidez das donas antes que elas mesmas percebam? Isso ocorre porque os hormônios mudam o cheiro da futura mamãe. Claro que esses animais sensíveis morrerão de ciúme por dividir as atenções com um recém-nascido.

Mas o estresse é contornável. “Basta tratar a situação com naturalidade”, sugere o veterinário Nivaldo Albolea. O desafio da aceitação depende muito mais da família do que dos animais. “Eles precisam perceber que continuam tendo amor e espaço”, diz a veterinária Luciana Dechamps. Veja como transformar sua casa num ambiente mais harmônico para seres de duas ou quatro pernas.

Se você tem…
Cachorro

Não isole o quarto do nenê
Se ele tinha livre acesso, não entenderá a mudança.
Leve-o sozinha para passear
Isso acaba com a carência.
Dê florais sem conservantes
Eles diminuem a insegurança e aumentam o bem-estar.
Ofereça petiscos quando eles estiverem juntos
A atitude tende a fazer o cãozinho associar o “intruso” a uma coisa boa.
Jamais despache o animal para o apartamento da sogra, esperando a criança crescer
O motivo é simples: você corre o risco de ficar sem seu melhor amigo…

Gato
Deixe ele se acostumar com o cheior do bebê
Coloque um macacãozinho da criança na caminha dele.
Passe spray de capim-limão nas costas do peludo
O cheiro provoca sensações boas. Mas jamais espirre o produto (encontrado em pet shops) direto no bicho. Direcione o jato para sua mão e acaricie o lombo dele.
Pegue-o no colo
Demonstre carinho por ele.
Compre CDs New Age ou para felinos
Eles relaxam seu bichano.

Pulverize feromônio no ambiente
O produto, comprado em pet shop, acalma os ânimos.

Autor: Beatriz Levischi

Leão agora é pet. Mais uma vítima do tráfico


“Com cinco semanas de vida, o filhote de leão, ainda sem nome, olha diretamente para a câmera em um centro de cuidados médicos para animais localizado em Beirute, no Líbano. A imagem foi feita nesta sexta-feira (7).
De acordo com uma organização de proteção dos animais, o pequeno mamífero foi encontrado pela polícia em um carregamento proveniente da Síria. O leão estava sendo contrabandeado para o Líbano, onde seria utilizado por um comprador não identificado como animal privado.
O leãozinho ainda receberá cuidados no país antes de ser enviado a um santuário da vida animal na África do Sul.” – texto da matéria  “Filhote de leão contrabandeado recebe tratamento médico no Líbano”, publicada no portal G1 em 7 de outubro de 2011


Crédito Imagem: Pet Rede 

Conheça a dimensão do tráfico de animais:
- Terceira atividade ilegal mais rentável do mundo (atrás do tráfico de drogas e do comércio ilegal de armas): entre 10 e 20 bilhões de dólares por ano, sendo o Brasil responsável por uma fatia que varia de 5% a 15% do total;
- Segunda causa da perda de biodiversidade (atrás da perda de habitat).

No Brasil:
- Dependendo da fonte consultada, o número de animais silvestres retirados da natureza no Brasil, por ano, é 12 milhões ou 38 milhões;
- Estima-se que 95% do comércio de animais silvestres no Brasil seja ilegal;
- Há pesquisas que apontam haver 60 milhões de brasileiros criando espécimes da fauna nativa em suas residências.

Essa realidade está mais próxima do que parece, certo?
- Leia a matéria do portal G1
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/leao-agora-e-pet-mais-uma-vitima-do-trafico/

Solução para a mulherada

Crédito Imagem: Pet Rede

Se você quer alguém que te traga o jornal sem primeiro desmanchá-lo para tirar a parte dos esportes…
Adote um cão!

Se você quer alguém disposto a se tornar ridículo simplesmente pelo prazer de te ver…
Adote um cão!

Se você quer alguém que coma o que você colocar na frente dele sem comentar que não é tão bom quanto a mãe dele fazia…
Adote um cão!

Se você quer alguém disposto para sair com você, a qualquer hora e por quanto tempo quiser…
Adote um cão!

Se você quiser alguém que nunca toque no controle remoto, não dê a mínima para futebol, sacanagem e consegue sentar a seu lado enquanto você vê um filme romântico…
Adote um cão!

Se você quiser alguém que fique contente em se deitar em sua cama só para esquentar seus pés e quem você poderá expulsar se roncar…
Adote um cão!

Se você quiser alguém que nunca critica o que você faz e que não liga se você é bonita ou feia…
Adote um cão!

Se você quer alguém que não liga se você é gorda ou esbelta, jovem ou velha…
Adote um cão!

Se você quer alguém que atue como que cada palavra que você diz vale à pena escutar e te ame incondicionalmente, perpetuamente…
Adote um cão.

Agora, por outro lado, se você quiser alguém que nunca venha quando você chama, te ignora quando você chega em casa, deixa pêlos por todos lados, passa por cima de você, sai a noite toda e só vem pra casa para comer e dormir, e se comporta como toda sua existência é somente para garantir a felicidade dele…

Então minha amiga…

Adote um gato!

Em quê você estava pensando?
Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: