sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Equipe internacional decifra gene do cachorro careca

Mutação levou animais a ficar sem pêlos e ter dentes malformados.Portadores de duas cópias da variante nem chegam a nascer.

Por razões que a própria razão desconhece, tipos de cachorro totalmente sem pêlo eram considerados sagrados pelos astecas e outros povos da América pré-colombiana. Agora, uma equipe internacional de pesquisadores identificou o gene responsável por tornar pelados esses feiosos canídeos: um trecho de DNA importantíssimo para o desenvolvimento do epitélio e dos dentes. A pesquisa, coordenada por Tosso Leeb, da Universidade de Berna, na Suíça, batizou o gene recém-descoberto de FOXI3. Já se sabia a região mais abrangente do genoma canino onde o dito cujo se encontra. Aliás, carregar a variante "pelada" do gene não é exatamente uma coisa boa. Os cães com uma só cópia dele (em mamíferos, todo gene vem em duas cópias, uma oriunda do pai e a outra, da mãe) não têm pêlos e sofrem de dentes malformados ou simplesmente ausentes. Já os que têm duas cópias nem chegam a nascer: a mutação parece ocasionar problemas sérios no desenvolvimento embrionário.

Investigando amostras de DNA de cachorros carecas de origem mexicana, peruana e chinesa, e comparando o material genético dos totós ao de suas contrapartes peludas, os pesquisadores flagraram a repetição de sete "letrinhas" químicas de DNA desse gene. O efeito da mutação deslocou para a frente a "leitura" do gene, ligada à proteína codificada por ele, e também fez com que essa leitura terminasse prematuramente. Mal comparando, é como se a frase "O cachorro é careca" passasse a ser escrita "Horro é c". Dessa forma, a proteína codificada pelo gene deixa de ser funcional, ocasionando a falta de pêlos dessas raças.
Com toda essa bagunça genética, não é à toa que a versão oriental desses bichos -- o chamado cristado chinês -- costuma vencer de goleada os concursos de cachorro mais feio do mundo. Estudo está na edição desta semana da revista especializada americana "Science" . Leia mais notícias de Ciência e Saúde .

Fonte: Globo.com /planeta bizarro

Cão feio não consegue encontrar novo dono na Inglaterra

Pelado mexicano foi deixado em um canil pelo antigo dono.Funcionários do local pensavam que animal estava infestado de pulgas.
Depois de ser deixado em um canil por seu antigo dono, um cachorro não consegue encontrar uma nova casa porque é muito feio. No início, os funcionários do local acharam que o animal cheio de manchas estava sofrendo de uma infestação severa de pulgas, mas logo descobriram que ele era uma raça rara que valia centenas de libras, de acordo com reportagem do jornal britânico "The Sun".
Mas apesar de ser um dos 27 cães pelados mexicanos - que pessoas acreditam ter poderes de cura - na Inglarerra, ET não atraiu nenhum novo dono. "Quando o vi pela primeira vez, pensei 'Meu Deus, o que é isso?'", contou Dawn Fields, funcionária do canil Hillside Kennels in Waltham Abbey, em Essex, na Inglaterra. "Normalmente, demora apenas algumas semanas para encontrarmos uma nova casa para os cães, mas ninguém quer o ET. Eu acho que é puramente por sua aparência".


Fonte: Globo.com /planeta bizarro

Gato é salvo de banho quente em máquina de lavar roupa na Alemanha

Felino entrou na máquina de lavar sem que a proprietária notasse.Gato foi salvo quando a água já tinha atingido a temperatura de 30º C.
Um gato foi resgatado em Hannover, na Alemanha, de dentro de uma máquina de lavar roupa no momento em que a máquina estava com o ciclo de lavagem com água quente, segundo reportagem do jornal "Hannoversche Allgemeine".
De acordo com os bombeiros, o felino entrou na máquina de lavar e passou a noite lá após a proprietária ter colocado as roupas no eletrodoméstico. Sem perceber que o gato estava dentro, a dona ligou a máquina na última sexta-feira e escolheu a temperatura de 90º C para o ciclo de lavagem. Mas, por causa do barulho alto, os filhos da mulher notaram algo estranho e descobriram que o bicho estava dentro da máquina. Eles chamaram os bombeiros, que chegaram em alguns minutos e conseguiram tirar o animal com vida. No momento em que foi o felino foi salvo, a água já tinha atingido a temperatura de cerca de 30º C. O gato estava ileso, mas o porta-voz dos bombeiros, Martin Argendorf, disse que ele foi levado para uma clínica veterinária para realizar exames.
Fonte: Globo.com /planeta bizarro

Cães ganham protetor auditivo para passear de avião

Criadora do produto queria levar seu labrador em voos curtos. Cães das forças armadas no Iraque e no Afeganistão usam proteção.

Se seres humanos usam protetores auditivos principalmente para trabalhar em locais barulhentos, animais de estimação ganharam sua versão para poder passear de avião com seus donos.
Idealizados pela pela piloto norte-americana Michelle Macguire, que queria proporcionar uma viagem mais tranquila para seu labrador Cooper, os protetores auditivos são comercializados pela empresa Mutt Muffs. De acordo com reportagem do jornal britânico "Daily Mail". Michelle fez voos curtos acompanhada pelo cão com e sem a proteção para comprovar a utilidade do objeto.
Ouvidos protegidos do barulho.Produzido em cinco tamanhos, o produto que isola o barulho é usado por diferentes raças de cachorros e até mesmo por gatos. No site da empresa, há fotos de animais com policiais, em corridas de carros, em passeios de barco e outras situações. Segundo a criadora, os protetores são usados por cachorros das forças armadas baseados no Iraque e no Afeganistão. Além de resolverem o problema dos inúmeros bichinhos em noites de fogos de artifício.

Fonte: Globo.com /planeta bizarro