sábado, 19 de março de 2011

Em defesa dos vira-latas. SRD - SUPER RAÇA DOMÉSTICA

O preconceito esta inerente a nossa cultura, embora se formos avaliar nossa sociedade, somos todos “vira-latas”, porque temos uma grande miscigenação de raças no Brasil.

LOIRIRINHO - RAÇA SRD
SUPER RAÇA DOMÉSTICA

O vira-lata ainda é visto como um animal inferior, que pode saciar a fome com restos de comida, que tem imunidade natural contra as doenças , enfim que não requer maiores cuidados.


ZÉ COLMEIA - RAÇA SRD
SUPER RAÇA DOMÉSTICA
Acredito que a adoção de um vira-lata, esta relacionada a uma atitude nobre das pessoas que realmente amam os animais, ou diz respeito, a uma opção descomprometida , daqueles que querem um animal para dar um tratamento inadequado, ou seja, não querem ter gastos e nem se preocupar com sua criação.
Mas precisamos reverter esta situação, os animais precisam ser valorizados na sociedade , independente de ter uma raça definida ou não. Na realidade o vira-lata é um animal muito especial, que traz em sua carga genética uma maior facilidade para enfrentar os desafios da vida e merece toda a atenção do dono.
Eu fico impressionada com a esperteza dos meus “vira-latas”, eles superam a capacidade de aprendizagem dos meus cockers.Precisamos nos conscientizar, também, que o controle de natalidade precisa ser realizado para todos os animais,com ou sem raça definida, só assim estaremos impedindo que haja uma superpopulação , onde serão sacrificados sem distinção.
Minha expectativa é que as leis que defendem os direitos dos animais sejam cumpridas.Embora os animais não sejam pessoas, sob o ponto de vista jurídico são titulares de direitos civis e constitucionais, na legislação brasileira, podendo ser, com tais, considerados sujeitos de direitos. Seus direitos são parcialmente reconhecidos e tutelados, e podem ser postulados por agentes titulados para esse mister, que agem em legitimidade substitutiva. No Brasil, essa representação foi atribuída ao Ministério Público e às sociedades ambientalistas.
Apesar da lei n. 9605/98 (BR) , que, principalmente em seu artigo 32 , nos ampara quando precisamos denunciar o agente que pratica violência em animais, percebemos que essa legislação é muito recente e nem sempre é do conhecimento dos delegados de policia, por isso é fundamental estar sempre com o texto de lei em mãos em caso de ir a delegacia solicitar as providencias cabíveis, munidos de provas,como fotos, testemunhas, laudo necroscópico ou qualquer coisa que evidencie o crime.
O delegado deverá fazer um boletim de ocorrência ou termo circunstanciado.Caso ele se negue, existe o sistema de ombusmam da policia civil e o Ministério Público Estadual que tem poder de fiscalizaçao sobre a atividade policial.
Caso disponha de um bom embasamento de provas, pode-se representar diretamente ao Ministério Público e, assim ele deve propor a denuncia.Cabe ao Ministério Publico fazer juizo de valor acerca da situação, caso existam indícios de que houve os maus tratos, ele irá agir nos rigores da lei.

Editora: Vininha F.Carvalho - Del Valle Editoria

A responsabilidade do dono diante do ataque de seu cão.

A decisão de se um cão deve ser muito sincera e profunda. A felicidade de um cão é um dom que impõe obrigações morais tão grandes quanto as impostas pela amizade a um ser humano. As pessoas insensíveis, incapazes de desenvolver no animal o de respeito e amor, ao adquirirem sua posse podem estar criando enormes problemas a si e a terceiros.
Imagem: Ilustração/Divulgação

Os proprietários de animais respondem civil e criminalmente pelos danos que estes causarem, ressarcindo material e moralmente as ví­timas. Se o animal causar a de alguém, o dono deverá pagar os gastos médico-hospitalares e funeral. Assim como fica obrigado a pagar pensão alimentí­cia aos dependentes.

Em caso de ou outra lesão a pessoa, o proprietário do animal pagará o e os lucros cessantes até o fim da convalescença. Se o ferimento resultar em algum tipo de deformidade, esse valor serão duplicado. Se a vítima ficar com um defeito que impeça de exercer sua profissão ou diminua sua capacidade de trabalho a indenização incluirá ainda uma pensão proporcional a perda da aptidão para o trabalho.

No ámbito da responsabilidade penal o dono do animal pode responder por culposo (lesão ou homicídio) se ficar demonstrado que agiu com negligência, imprudência ou imperícia.

O animal que é criado num ambiente equilibrado, recebendo um que permita o domínio de sua agressividade, caso venha a provocar um acidente onde seja possí­vel provar que o proprietário tomou todos os cuidados e o ocorrido foi imprevisí­vel, não se configura um crime.

A prevenção dos acidentes que envolvem os cães inicia-se na responsabilidade que o criador tem de não permitir que as pessoas sem condições mínimas adquiram o filhote, expondo futuramente o animal adulto a transferir através da violência, todos seus traumas decorrentes da fome, da sede, maus tratos e falta de conví­vio com as pessoas, permanecendo por longos períodos confinados em cubículos sombrios ou presos em correntes curtas, com o único intuito de defender o patrimonio quando soltos.


www.animalivre.com.br Vininha F. Carvalho

Pinpoo volta para casa e tem vida de celebridade!!

Dona de cachorro que foi perdido durante voo
diz que pretende processar empresa.
Duas semanas depois de sumir, o cachorro Pinpoo foi encontrado e passou esta quinta-feira (18) nos braços da aposentada Nair Flores, de 64 anos, e em diferentes ambientes, como a casa da dona, uma clínica veterinária e até um estúdio de televisão, em Porto Alegre (RS).
A aventura do animal perdido no aeroporto Salgado Filho mobilizou a dona, comunidades de Porto Alegre e Alvorada, funcionários da Infraero e da GolLog, soldados da Brigada Militar e boa parte da imprensa nacional, que deu grande cobertura ao caso.
Pinpoo tem 11 meses, é resultado do cruzamento das raças pinscher e poodle, e viajaria como carga de Porto Alegre para Vitória (ES) no dia último dia 2. Iria acompanhar a dona nas férias em Guarapari. Mas, segundo funcionários do aeroporto informaram à aposentada, escapou da caixa de transporte e sumiu.
Ao saber da fuga, Nair voltou à capital gaúcha e passou a procurar seu bichinho diariamente no aeroporto e torceu o tornozelo durante a procura. Na segunda-feira, chegou a levar para uma clínica um cachorro semelhante a Pinpoo que moradores de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre, haviam encontrado e encaminhado ao aeroporto. Na terça-feira, no entanto, concluiu que aquele animal não tinha reações iguais ao seu e retomou as buscas.
A busca terminou no final da noite de ontem, quando três policiais militares foram à casa da aposentada e entregaram a ela o verdadeiro Pinpoo. O cachorro logo pulou no colo da dona, encheu-a de lambidas e recebeu diversos beijos.
- É ele, com todos os defeitos e manias.
A dona deixou até de falar em DNA, exame ao qual admitia recorrer para dirimir dúvidas sobre a origem do suposto Pinpoo, ainda internado sob responsabilidade da GolLog.
O fim da novela também revelou como Pinpoo passou os dias em que esteve sumido. O cachorro perdeu-se num matagal próximo ao hangar do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, do outro lado da pista do aeroporto na perspectiva de quem está no terminal de passageiros. No sábado, foi visto por policiais militares que trabalham no local, mas mostrou-se amedrontado e fugia diante de qualquer movimento ou dos sinalizadores luminosos dos veículos.
Supondo que o cão arredio fosse Pinpoo, os policiais trataram de atraí-lo com comida. Na noite de quinta-feira (16), o cachorro não resistiu ao cheiro de um pedaço de frango e entrou numa sala, onde foi fechado. Para ter certeza de que estava diante do animal extraviado, o sargento Paulo Ribas chamou-o pelo nome. Pinpoo atendeu. Poucas horas depois, três policiais militares entregaram o cachorro à dona.
No dia seguinte, a aposentada levou seu cão ao veterinário, onde constatou que ele está bem.
A GolLog informou, por sua assessoria de imprensa, que o suposto Pinpoo, aquele que está numa clínica, será encaminhado à adoção. A aposentada promete processar a empresa pelos danos que sofreu. A GolLog não emitiu comentários sobre a intenção da cliente.

Cães e gatos podem fazer massagem e cuidar do pêlo em feira gratuita em SP.

Descubra quais são as novidades que estarão disponíveis no mercado pet.

Na abertura da feira Pet Show, nesta sexta (18), os cachorros pisaram na passarela durante um desfile de modas com direito a filmagens

Na abertura da feira Pet Show, nesta sexta (18), os cachorros pisaram na passarela durante um desfile de modas com direito a filmagens. Osiris Bernardinho/Divulgação
Brinquedos especiais, terapia com massagens gratuitas, termômetro que tira a temperatura sem tocar no bicho e aparelho dental canino são algumas das novidades expostas na Pet Show, feira de produtos para pets que acontece na cidade de São Paulo.
Até domingo (20) é possível passear pela feira, acompanhado do seu pet, e ganhar uma massagem gratuita para o cão ou o gato. Ao passar pelo estande da esteticista de cães Simone Garotti, aproveite ainda para fazer um penteado no bicho.
Entre os lançamentos, o novo modelo de termômetro para cães e gatos vem para dar um alívio aos animais. O aparelho tira a temperatura sem tocar no bicho, pela temperatura da orelha, diferentemente do termômetro convencional, que mede pelo ânus do animal.
Saiba mais:Pet Show
Quando: até este domingo (20), das 13h às 20h
Onde: Centro de Exposições Imigrantes, na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, São Paulo
Quanto: entrada gratuita, vans gratuitas também saem do metrô Jabaquara a cada cinco minutos
Andrea Miramontes, do R7