terça-feira, 17 de abril de 2012

Como comprar o brinquedo ideal para o seu pet

Quando vamos a uma loja comprar um brinquedo para uma criança, a primeira coisa que olhamos é a identificação na embalagem de qual a idade apropriada para utilização do brinquedo. Mas se o presente for para o nosso animal de estimação, como saber se ele é apropriado para o tamanho e tipo do nosso bichinho?


A diretora e médica veterinária do Hospital Veterinário Pet Care Carla Berl orienta sobre quais objetos são adequados, “animais gostam de brincar com uma série de brinquedos e objetos da casa. Sempre devemos observar qual o risco em potencial deste objeto causar problema”, explica.

Bichinhos de pelúcia podem ser um risco se possuírem olhinhos de vidros ou pedaços de panos que podem ser ingeridos. Se o cão ou o gato é fascinado por uma garrafa pet, a dica é retirar a tampa, para ela não ser engolida por acidente.

O principal é sempre estar atento se o tamanho do brinquedo é adequado para o tamanho do seu bichinho, oriente a médica veterinária. Se for um filhote, opte por materiais que não sejam rígidos, para que ajude na dentição do animal e massageie a gengiva. Se o seu animal de estimação tem muita energia, aproveite para escolher brinquedos que estimulem atividades físicas.

É preciso ter muito bom senso e cuidado na hora de presentear seu animal de estimação. Se a sua casa tiver crianças, fique de olho nos brinquedos dos pequenos para que o bichinho não brinque com eles também. “Não tem idade para problemas acontecerem, apesar de ser mais comum em animais jovens”, explica a diretora, por isso esteja sempre atenta no seu animalzinho.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

A queda dos gatos



Existe o mito de que sempre que um gato cai, aterrissa sobre seus pés. O gato possui um mecanismo de equilíbrio eficiente, que permite que ele se oriente nivelando a cabeça e logo, com as patas dianteiras próximas à face, e as patas posteriores apontando para cima, dobra o seu corpo ao meio e gira a metade a frente 180º de frente para o solo. Em seguida, dobra a metade traseira do corpo e curva a coluna para contribuir com a diminuição do impacto. A cauda é utilizada para manter o equilíbrio. O grau de agilidade de cada gato e a altura da qual cai determina com que grau desegurança ele irá aterrissar.

É muito provável que um gato que cair de uma grande altura sofrerá fraturas ou lesões internas, mesmo se aterrissar sobre seus pés. Como os gatos adoram descansar em janelas, recomenda-se protegê-los com redes de segurança.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Sua Alteza, Srta. Garrinhas

Eu deveria é ficar feliz por Sua Alteza ter me concedido a grande honra de poder servi-la e ainda por cima poder habitar gratuitamente as terras sob o seu domínio, como, por exemplo, o meu quarto.

Carro que leva pet deve ser aspirado toda semana

Uma voltinha de carro com o cachorro ou o gato a bordo é o suficiente para o interior do automóvel ficar cheio de pelos e partículas de pele dos animais. Quando acumulados, podem exalar forte odor e provocar alergias nos ocupantes.

"Quem transporta os pets sem usar caixas adequadas deve passar o aspirador de pó na cabine ao menos uma vez por semana", afirma a veterinária Maria Cecília Fleury Curado, supervisora do hospital Sena Madureira.


Keith Bedford/Reuters

Apesar de úteis, as capas protetoras para os bancos e os tapetes emborrachados no assoalho não eliminam a necessidade da limpeza periódica, pois as células epidérmicas desprendidas dos bichinhos contaminam o sistema de ventilação do veículo.

A estudante Sabrina Mainardi, 20, dona de um peludo cachorro da raça lhasa apso, diz que já sentiu irritações respiratórias no carro, mas nunca se preocupou com a correta higienização da cabine. "Como o meu cachorro vive limpinho, achava que não havia necessidade de aspirar o carro após alguns passeios."

Se o transporte de pets no carro for frequente (mais de duas vezes por semana), há necessidade de uma limpeza profunda da cabine a cada seis meses. Nos carros que não transportam bichos, esse intervalo pode ser dobrado, calculam especialistas em higienização. O serviço, que utiliza produtos químicos capazes de eliminar parasitas, custa, em média, R$ 250.

sem manchas
Para evitar manchas causadas por urina, vômito ou sangue animal, o melhor é impermeabilizar os bancos, serviço que custa cerca de R$ 300 (para todos os bancos).

Evite a obesidade do seu animal de estimação


Seu amigo de estimação está comendo demais? Fique atento ao tipo de alimentação e à quantidade que ele está ingerindo. Confira dicas para evitar a obesidade animal:

Animal gordinho não é sinônimo de saúde: Casos de animais com problemas de obesidade são cada vez mais comuns, principalmente entre cães e gatos. Por isso, jamais dê a eles restos de comida. Este simples gesto é um dos maiores causadores da gordura excessiva dos bichos.

Opte por boas rações: A melhor alimentação é a ração de boa qualidade, com proteínas, vitaminas e minerais balanceados. A quantidade deve variar de acordo com a raça e o tamanho do animal. No mercado há rações para todas as idades e até para animais obesos, que são as dietéticas.

Na medida certa: Não deixe o pote com ração à disposição. Quando o alimento está ao alcance, os bichos comem mais. O animal precisa aprender a comer na medida e nos intervalos corretos. Assim você estimula que ele consuma tudo de uma vez, não deixando que o alimento estrague. Também evite comer perto do animal e mantenha-o longe na hora das refeições. E mesmo que o bicho peça, não dê a ele o que você come.

Exercício: Sim, os animais também precisam dele! Leve seu amigão para passear com frequência e incentive-o a correr. Quando estiver em casa, estimule-o a brincar, jogando bolinhas, por exemplo, ou chamando-o para que ele se movimente alguns minutos. A reversão do quadro de obesidade depende da resposta do animal e, claro, da colaboração do dono.

Fique atento: Não dê ao seu cão ou gato bolachas, pães e guloseimas. Esteja atenta à aparência do seu bichinho. Se perceber que está gordinho, procure orientação de um veterinário.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Saiba como levar o cachorro para passear pode ajudar a sua saúde

Você anda buscando uma companhia para caminhar e está encontrando dificuldade de conseguir um parceiro para a atividade física? Já pensou em recorrer ao melhor amigo do homem?

O cachorro, que já leva essa fama pela fidelidade ao dono, agora também está sendo apontado como o melhor amigo do homem que deseja levar uma vida saudável.




Quem está fazendo jus a essa fama é um estudo americano que revela que donos de cães costumam caminhar mais e com maior velocidade, tudo porque costumam realizar a atividade ao lado de seus animais de estimação.

A pesquisa, encomendada pela Mars Petcare, rede de lojas de comidas de animais, revelou que os cachorros são os responsáveis por dois terços, ou 66%, das caminhadas de seus donos todas as semanas.

E um quarto das pessoas com crianças e animais normalmente visitam parques e outros espaços destinados à prática de exercícios por causa dos seus cães.

Os animais também estimulariam uma vida menos sedentária para as pessoas de terceira idade.


Segundo a pesquisa, cerca de 44% dos donos de cães com idade entre 65 anos ou mais, fazem exercícios durante a semana por causa do cachorro.

Por isso não tome a iniciativa de levar seu cãozinho para passear. Sua boa forma vai agradecer.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: