segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ai que calor!

Dicas e cuidados com cães e gatos durante os dias mais quente do ano.

O verão está chegando e, com ele, os dias de calor e as altas temperaturas. Se nós, humanos, às vezes sofremos com o calorão, imaginem os animais de estimação, que tem a temperatura corporal 2°C acima da nossa? Pensando na saúde e no bem-estar dos nossos pets, o site da Ana Maria Braga conversou com o veterinário homeopata Marcos Fernandes, que deu dicas importantíssimas.
Alimentação e água
O primeiro ponto que precisamos ficar atentos é em relação a comida e a bebida. A água deve ser oferecida a vontade e sempre fresca, pois os bichinhos não gostam de água "quente". Quanto a alimentação, o correto é não oferecer alimentos que não a ração. Mas, caso o faça, evite alimentos muito calóricos, gordurosos, oleosos e "fortes" (picantes). "A quantidade de ração continua a mesma, no entanto, pode-se aumentar a frequência em quantidades menores, porque, em contato com o ar, a ração perde a patabilidade, ou seja, fica sem gosto e sem cheiro", explica.
Queimadura solar
Todo mundo está cansado de saber que devemos usar protetor solar para não sofrermos com queimaduras e, posteriormente, com um câncer de pele. Pois saiba que o mesmo pode acontecer com o seu pet, principalmente se ele tiver cor clara. "A pelagem já serve como protetor. Mas, é importante proteger as pontas das orelhas e o focinho com protetor solar para animais, passado duas vezes ao dia nessas regiões", afirma Fernandes. "No corpo não tem indicação de passar filtro solar, porque o animal pode lamber e ingerir". Caso não possua protetor solar animal, pode ser usado o indicado para humanos, em pouca quantidade e com FPS 30. "É importante saber: quanto menos pelo, menor deve ser a exposição solar", diz.Além disso, deve-se tomar cuidado para não queimar as patas dos animais. "Quando o sol está entre 35°C/36°C, a temperatura do asfalto pode chegar a 80°C e queimar as patinhas", alerta.Outro ponto importante é não deixar os animais dentro do carro, mesmo com uma fresta da janela aberta. "Se a temperatura ambiente está em 35°C, dentro do carro pode chegar a 60°C em 15 minutos. Como o cão não sua, perdendo o calor pela língua, ele tem um limite de transpiração. Se o corpo não consegue dissipar este calor, o animal entra em estado de choque, chamado de intermação", explica.Intermação também ocorre com secador de pelos, pois aumenta a temperatura corporal. "Para evitar que isso ocorra, no verão, marque um dos primeiros horários no pet shop, peça para que o secador esteja em temperatura ambiente (que já será quente) e busque no horário determinado", aconselha.
Viagens
Caso você vá viajar e seu bichinho não possa ir com você, fique atento. Filhotes não podem ficar nem um dia sozinhos. Animais adultos podem ficar até, no máximo, três dias sozinhos, desde que:-Deixe várias vasilhas de água, de preferência pesadas para que o animal não as derrube e fique sem hidratação;-Deixe várias vasilhas com ração. Neste caso há o problema do aparecimento de ratos, que ingerem a ração e podem "envenenar" o alimento;-Se puder, peça a alguém para trocar a água e colocar ração durante a sua ausência, além de fazer a limpeza do ambiente.Se você for levar o bichinho na sua viagem, fique atento principalmente a carteirinha de vacinação. "Tem que ter antirrábica", afirma.
Seguindo essas dicas, você e seu bichinho de estimação terão um verão incrível!!!
Agradecimento
Veterinário homeopata Marcos Fernandes - http://www.marcosfernandes.vet.br/
Thaís Bronzo

Saber onde colocar as vasilhas de água e ração dos cães.

Escolha um lugar para deixar sempre a vasilha de comida e a de água. Lembre-se que os fihotes comem várias vezes ao dia! Deixe sempre comida à disposição do seu amigão! Imagine se um dia você acaba chegando mais tarde? Coitado do seu amigão que ficou esperando com a barriguinha roncando até você chegar! Seu amigo não sabe preparar um sanduíche!
Com exceção, claro, de casos de dieta alimentar!
- A vasilha de água é muito importante! Troque a água da vasilha pelo menos uma vez ao dia e dê água filtrada. No verão, tente colocar uma pedrinha de gelo na vasilha de água, ele vai adorar!- Os cães bebem bastante água! Então fiquem atentos para recolocar a água. Caso seja necessário, tenha mais de uma vasilha de água à disposição do seu cão.
- Não se esqueça de lavar as vasilhas de comida e água regularmente.

- Vasilhas de barro mantêm a água bem frenquinha! É uma ótima dica para lugares quentes!

- A ração seca é completa e tem tudo que ele precisa. Sempre compre ração em pacotes fechados (as que ficam abertas nas lojas podem causar doenças sérias). Se quiser, você pode incrementar a ração seca com uma molhada.

- Lembre-se de deixar sempre o saco da ração seca fechado (com um pregador, por exemplo) ou em vasilhas (mantenha sempre na embalagem original) para manter a ração fresca e, caso compre também comida molhada em lata, guarde-a depois de aberta na geladeira, em um recipiente de plástico ou vidro, mas nunca deixe-a na lata dentro da geladeira!

- Muitos cães gostam de comer grama, faz bem para a digestão. Muitos, inclusive, comem quando estão com dor de barriga. Mas MUITO cuidado com algumas plantas porque são tóxicas e podem inclusive matar seu aumigão!! Lembre que ele é como uma criança! Só que não "cresce"! Então somos nós que temos que protegê-los dos perigos!



Fim de semana tem feira de novidades para pets em Blumenau.

Público poderá ver desfile de pets, conhecer novos produtos e até adotar mascote
Do R7

Que o mercado voltado para animais de estimação está em expansão no Brasil ninguém duvida. Prova disso é a primeira feira fashion de pets que acontece em Santa Catarina.
A cidade escolhida para exibir os produtos de beleza, saúde e lazer modernos e luxuosos para os bichinhos é Blumenau. Nestes sábado (20) e domingo (21), no parque Vila Germânica, são esperadas simplesmente 15 mil pessoas. Para atrair essa multidão, os expositores capricharam na programação.
Desfile de moda, concurso de tosa artística, feira de adoção, atendimento veterinário e até área de massagem canina são apenas alguns dos destaques da feira.
Para quem não está por dentro do universo pet, tanta agitação pode parecer um exagero. Mas basta lembrar que, no Brasil, o mercado de animais de estimação movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano para concluir a importância das mascotes na vida de seus proprietários.
Blumenau Pet Fashion.
Quando: sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 10h às 20h. Só nos dias 20 e 21 de novembro

Onde: rua Alberto Stein, 199, parque Vila Germânica, setor 3 - Blumenau - SC.

Quanto: grátis

Informações: blumenaupetfashion.com.br

Fonte: http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/fim-de-semana-tem-feira-de-novidades-para-pets-em-blumenau-20101120.html

Web vira canal para busca de pets perdidos

O drama de perder um bicho é antigo, mas a forma de procurá-lo é nova: por meio de sites da internet.
Acompanhe a Folha no TwitterConheça a página da Folha no Facebook
Nina Villegas mantém, há dois anos, o fotoblog Perdi Meu Cachorro. Diz que passou a preferir não ligar para saber da procura.
"Eu ligava para ter notícias e diziam que o cão foi atropelado, por exemplo", conta.
Do município, o site do Probem (Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos) abre espaço para anunciar bichos sumidos e também para buscar os donos daqueles achados pelas ruas.
A cineasta Suzy Milstein procura seu vira-lata Gandhi, que sumiu no último dia 3 na alameda Gabriel Monteiro da Silva, nos Jardins. Ela anunciou em ambos os sites.
"O telefone não para de tocar. São pistas falsas, são palavras de apoio. Só espero o esforço seja recompensado com a volta dele", relata.

Cão pode ser chave para entender distrofia muscular, revela estudo da USP

GIULIANA MIRANDADE SÃO PAULO
"Não é possível, esse cachorro não tem nada! Olha como ele corre", espantou-se Anderson Oliveira, 14, ao conhecer Ringo, um golden retriever de sete anos.
O cachorro tem distrofia muscular, mesma doença degenerativa que tirou os movimentos do jovem. Contrariando todos os padrões de evolução da moléstia, o animal não tem problemas para se movimentar.
Fernando Molina/Divulgação
Ringo, um golden retriever que vive em canil criado na USP, tem distrofia muscular mas é único a se mover normalmente
Testes em laboratório revelaram que ele é capaz de pular, correr e andar quase tão bem quanto um animal sem distrofia muscular.
Para os cientistas, essa é a primeira vez que um cão com total ausência de distrofina --proteína que contribui para a firmeza das fibras musculares e cuja ausência causa a distrofia-- consegue manter atividades físicas em níveis tão intensos.
Por conta disso, um time de pesquisadores da USP agora esquadrinha cada detalhe de seu DNA, em busca de uma pista do que poderia estar provocando a resistência aos efeitos da doença.
Também estudando cães, a mesma equipe acaba de testar com sucesso o uso de células-tronco para fortalecer os músculos afetados pela distrofia. Nesse aspecto, os bichos também são cruciais.
"A distrofia dos cachorros é causada por um defeito no mesmo gene que causa a distrofia de Duchenne [tipo mais comum e mais grave da doença] em seres humanos. Se nós formos capazes de curar esses animais, então nós também curaremos os meninos", disse à Folha a geneticista Mayana Zatz.
A cientista dirige o Centro de Estudos do Genoma Humano, que realiza o mapeamento genético de Ringo.
Ele e outros 16 golden retrievers fazem parte do projeto Genocão, um canil na USP onde efeitos e tratamentos da distrofia são estudados.
Conhecida como GRMD (sigla para distrofia muscular do golden retriever, em inglês), a doença é relativamente comum nessa raça.
Ela é provocada por um defeito num gene do cromossomo X, assim como a distrofia dos seres humanos.
Cientistas veem indícios de que o "segredo" de Ringo também possa estar ligado a uma alteração nesse cromossomo. Isso porque o cachorro conseguiu passar adiante essa "proteção" para pelo menos um de seus filhotes.
FAMA
A singularidade de Ringo fez com que ele virasse uma espécie de celebridade entre os geneticistas do mundo todo. A história já foi abordada em diversos congressos e apresentada em periódicos científicos internacionais.
Apesar da aura promissora, os pesquisadores daqui também pedem cautela quanto ao resultados dos estudos com o animal.
"Ainda falta um longo caminho para dizermos exatamente o que torna o Ringo desse jeito", alerta Zatz.