quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ter um animal de estimação é bom para a saúde?

Crédito Imagem: Pet Rede

Segundo investigadores, há crescentes evidências de que cães, gatos e outros animais domésticos como cavalos, podem promover benefícios à saúde física e psicológica de seus proprietários.

Desde ajudar os deficientes até ter um efeito calmante sobre seus donos, os cães tem um longo histórico de serem úteis e agradáveis aos seres humanos.

Pessoas que têm animais de estimação têm um menor risco de desenvolver problemas cardíacos do que aqueles que não têm. Uma pesquisa na Austrália descobriu que os donos de animais têm a pressão arterial e os níveis de colesterol mais baixos – independentemente de tabagismo, dieta, índice de massa corporal ou nível de renda.

Outros estudos também têm mostrado que os cães podem farejar doenças, incluindo certos tipos de câncer e problemas de saúde associados com a diabetes. Em 2008, pesquisadores descobriram que 65% dos diabéticos disseram que seus cães tinham uma reação comportamental, tais como latir e choramingar, quando experimentaram quedas perigosas de açúcar no sangue.

Similar a outros “cães de assistência”, como cães-guia, os cachorros que exibem uma forte reação a episódios de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue) são treinados como “cães alerta” que ajudam os seus proprietários a se manterem saudáveis e seguros, sinalizando-os quando for necessário procurar assistência médica.

Médicos franceses descobriram que uma raça particular de cão, pastores belgas, pode ser treinada para detectar câncer de próstata. Eles são capazes de distinguir entre o cheiro da urina de homens com câncer do cheiro dos sem. No final do estudo, os cães identificaram corretamente 63 das 66 amostras.

Apenas acariciar um animal já pode ajudar pessoas lutando contra uma doença ou sofrendo de depressão. Um estudo de 2008 revelou que idosos e pessoas que tinham se submetido recentemente a uma cirurgia responderam melhor ao tratamento e tiveram taxas de recuperação mais rápidas quando tiveram contato com cães e outros animais.

Outra pesquisa mostrou que adultos solteiros e mulheres eram menos propensos a sofrer de depressão quando possuíam um cão. O estudo também descobriu que os cães não contribuíam de forma alguma para a depressão de seus donos, o que significa que não há lado emocional negativo em possuir um cachorrinho.

Benefícios como diminuição da pressão arterial, diminuição da freqüência cardíaca e diminuição do sentimento de abandono e desesperança têm sido documentados cientificamente. Inclusive, a terapia com animais tem sido bem sucedida em relação a outras. Por exemplo, há anos os médicos tentavam fazer com que uma mulher idosa voltasse a falar. Após a interação com um cão de visitação de um grupo de terapia com animais, ela virou-se para seu cuidador e disse: “Cão muito bonito”.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Gatos e cigarro: uma combinação perigosa

Bichanos expostos ao fumo têm três vezes mais chances de desenvolver linfoma, 
câncer que ataca o sistema imunológico

Todo mundo sabe que o cigarro faz mal à saúde. As campanhas antitabagismo estão a todo o momento nos alertando dos males que o fumo provoca, inclusive aos não-fumantes que são obrigados a conviver com o vício alheio.


Por passar muito tempo em casa, felinos estão mais expostos à fumaça tóxica
Crédito: Flickr/CC – Ulysses Greene

Mas os seres humanos não são as únicas vítimas. De acordo com Anthony Moore, médico veterinário com especialização em oncologia, a exposição dos gatos ao cigarro deixa-os muito mais propensos a desenvolver um linfoma, tipo de câncer que ataca o sistema imunológico e mata três em cada quatro gatos dentro de um ano após o diagnóstico.

Segundo Moore, felinos expostos a cinco anos ou mais ao tabaco têm três vezes mais chances de ser acometidos pelo câncer do que os que convivem com não-fumantes. E, se há duas pessoas na mesma casa que fumam, as chances quadruplicam.

Além do linfoma, os gatos também ficam suscetíveis a outros males, como irritação nos olhos, problemas pulmonares e carcinoma epidermoide, um tumor maligno localizado na cavidade oral.

O cigarro contém mais de 4.000 mil substâncias químicas, entre elas, a nicotina, o monóxido de carbono, benzeno e arsênico. Elas ficam no ambiente, e suas partículas se acumulam no pelo dos felinos, que têm o hábito de se lamber diariamente. “Leva horas para que a fumaça de um único cigarro seja eliminada totalmente do local”, afirma o médico veterinário Dawm Ruben, da Universidade de Missouri.

Cães também podem ser vítimas do fumo passivo, entretanto, não ficam tão expostos ao tabaco porque saem mais da casa para passear com seus donos e são lavados com mais frequência. Já os gatos levam uma vida sedentária e passam a maior parte do tempo dentro de casa.

O linfoma é o tipo de câncer mais comuns nos gatos e, por atacar vários órgãos, o animal pode apresentar vários sintomas: falta de apetite, perda de peso, letargia, vômitos, diarreias, sede excessiva, dificuldade de respirar, tosse, espirros frequentes, anemia etc. O tratamento mais comum é a quimioterapia.

Mas nada de ficar desesperado se seu gatinho apresentar algum desses sinais, pois somente um veterinário é capaz de fazer uma avaliação correta, que inclui uma série de exames. Por isso, ao notar algum comportamento estranho em seu pet, leve-o a um profissional.

E, se você é fumante, pare de fumar. Seu gato agradece.


Fonte:
Petmag.uol.com.br/noticias
Link:

Você sabe como prevenir e detectar o diabetes no seu pet?

Hoje é o “Dia Mundial de Combate ao Diabetes”. 
A prevenção e o tratamento precoce garantem uma boa qualidade de vida.

O diabetes, aumento da taxa de glicose no sangue, é hoje uma das doenças mais diagnosticadas em animais de estimação. Em cães geralmente se manifesta entre os 7 e 9 anos de idade, sendo que as fêmeas possuem o dobro da probabilidade de serem afetadas. Raças como Poodle Mini, Samoieda, Pug, Poodle Toy e Schnauzer tem maior predisposição.
Como nos humanos, o tratamento pode incluir 
aplicação de insulina para o controle da doença.

Crédito: Flickr 

Você sabe quais são os principais sintomas do diabetes?

- Polidipsia: aumento da ingestão de água;
- Poliúria: aumento da produção de urina;
- Emagrecimento: mesmo com a vontade do pet de se alimentar mais;
- Catarata: que se apresenta no estado avançado da doença

Procure a ajuda de um médico veterinário ao aparecimento de sintomas, só ele poderá fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento correto, pois assim como existem diferentes tipos de diabetes em humanos o mesmo acontece aos animais.

O diabetes tipo 1, onde ocorre perda de células produtoras de insulina, é o mais comum em cães, o diabetes tipo 2, caracterizado pelo aumento de peso é mais comum em gatos. Alguns animais podem ter a necessidade de reposição da insulina no organismo, mudança de dieta ou ambos, por isso é importante manter um calendário de visitas ao veterinário para acompanhamento e exames periódicos, a fim de manter o controle da doença e verificação do estado geral de saúde.

A melhor forma de evitar a doença é fazendo a prevenção, sendo seu animalzinho predisposto a ela ou não. É importante manter uma dieta equilibrada, evitando alimentação fora de hora, controlando o peso do seu pet.

Uma boa forma de avaliar o excesso de peso em cães é verificar o acumulo de gordura na região da base da cauda e abdômen, nos gatos verifica-se na região inguinal (parte da frente das patas traseiras). A atividade física também é muito importante, com passeios e brincadeiras, dedique um tempinho do seu dia e mantenha seu amigo saudável e feliz.

Fonte: Karina N. Venturelli Gonçalves – Médica Veterinária e Gerente de Desenvolvimento Técnico Pet do Grupo Guabi.

Fonte:
http://petmag.uol.com.br/noticias
Link:
http://petmag.uol.com.br/noticias/voce-sabe-como-prevenir-e-detectar-o-diabetes-no-seu-pet/

Você sabe lidar com a ansiedade do seu animal?

Por: canalpetshop

O desafio é uma das melhores estratégias para acabar com a ansiedade do seu animal de estimação.
http://canalpetshop.com.br
Clinica Veterinária www.julyvet.com.br Av. Jurucê, 891 - Indianópolis Tel: (11) 5054-2287
Assessoria de imprensa PMP Press Tel.: (11) 3801-9103 Ricardo Mangold / Priscilla Merlino Cel.: (11) 9187-3994 / 9936-4194
Fonte:
Tvuol.uol.com.br
Link:

Prisão com mais gatos do que detentos vai fechar na Flórida


A penitenciária de Belle Glade, no sul da Flórida (EUA), tem uma peculiaridade: há mais gatos vivendo no local do que detentos.

Enquanto os presos fazem de tudo para escaparem da cadeia, cerca de 80 gatos fizeram o caminho inverso e passaram pelos portões e grades para morar na prisão.

Os presos passaram a alimentar os bichanos, apesar de leis que proíbem a prática.

Durante uma época, mais de mil detentos viviam na cadeia. Mas, como a penitenciária de Belle Glade vai fechar as portas no próximo dia 1º de dezembro, somente 69 presos aguardam transferência no local.

Por causa do fechamento da penitenciária, os gatos corriam o risco de abandono. Por isso, as autoridades estão procurando voluntários que queiram adotar os gatinhos-detentos. É garantido que os bichanos não pertencem a nenhuma facção criminosa.

Fonte:
Noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas
Link:

Dona acha cãozinho cego que caiu em buraco na China

Dou Dou é um cachorrinho simpático que desapareceu em setembro quando caminhava pelas ruas de Qingdao, na China. Sua dona, Meng Xiaoting, passou dias procurando seu cãozinho, sem sucesso.
Ela sabia que Dou Dou provavelmente não conseguiria voltar para casa sozinho, pois é cego. Quando Meng já considerava a possibilidade de nunca mais ver seu cachorro de estimação de novo, um amigo lhe contou uma história que havia lido em um jornal local.
Segundo a reportagem, um cãozinho com problemas de visão estava preso em um buraco havia vários dias. Diversas pessoas tentaram tirar o cachorro do local, mas, como o bichinho agia com agressividade, ninguém conseguiu.
Para mantê-lo vivo, as pessoas passaram a jogar comida no buraco. Na hora que leu a reportagem e que viu a foto do cachorro, Meng teve a certeza de que se tratava de Dou Dou.
A chinesa foi até o buraco onde o cãozinho estava preso e resgatou seu animal de estimação. Dou Dou foi examinado por veterinários e se recupera do trauma e dos vários meses preso no buraco.

Fonte:
Noticias.uol.com.br/tabloide/tabloideanas
Link:

Cão é resgatado após ser encontrado com a cabeça entalada em roda

Caso ocorreu em Krotoszyn, na Polônia.
Bombeiros usaram azeite para resgatar o cão.

Um cão precisou ser resgatado pelos bombeiros em Krotoszyn, na Polônia, depois que ficou com a cabeça presa em uma roda. Os bombeiros colocaram azeite no pescoço do cachorro para conseguir retirá-lo, segundo o site italiano "Express-news".



Cão precisou ser resgatado após ficar com a cabeça presa em roda.
 (Foto: Reprodução)

De acordo com o bombeiro Michal Nowak, eles não sabem como o animal conseguiu entalar a cabeça da roda, pois estava muito apertado. Apesar das dificuldades para resgatá-lo, Nowak destacou que o cão "vai ficar bem depois de um bom banho".

Fonte:

G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link: