sábado, 16 de abril de 2011

PANTERA " mascote da semana "



Comunique-se corretamente com seu cão com truques fáceis.

Os cachorros são mestres em linguagem corporal, mas, infelizmente, o homem não é. Os donos costumam acreditar que, usando a voz, estão pedindo que o cão faça algo, enquanto, na verdade, a posição de seu corpo está dizendo totalmente o oposto.

Para treinar o animal com êxito, você precisa deixar bem claro o que quer - quanto melhor for a comunicação, mais fácil e rápido será o aprendizado dele. Além da voz e da linguagem corporal, comunique-se com ele usando expressões faciais, tato, sinais com as mãos e, como veremos adiante, o clicker (acessório opcional usado no adestramento de cães).

Latir é sinal de alguma coisa
O latido, muitas vezes, é uma reação de um cachorro confuso ou frustrado. É o cão pedindo mais pistas do que você quer dele. Não fique insistindo na mesma ação, volte para a última etapa que ele entendeu. Então, dê-lhe mais algumas indicações do que você quer, cuidando para que os sinais sejam claros.

Linguagem corporal
Os cães respondem à sua silhueta, então tente manter uma postura clara. Use sempre a mão do lado mais próximo do cão para atraí-lo ou fazer sinais, em vez de passar a outra por sobre o corpo. Frequentemente, o animal não entende os sinais que você pensa estar passando a ele, então use a pista de algo mais sutil.

Crédito Imagem: Arquivo Pessoal - Zé Colmeia

Preste atenção em como sua movimentação afeta a do animal - avançar na sua direção o deixará inseguro para aproximar-se novamente. Curvar-se sobre ele pode ser ameaçador, principalmente para cães de porte pequeno ou filhotes, é melhor ajoelhar-se. E sempre lhe dê espaço suficiente para realizar o movimento que pediu.

Sinais manuais
Quando ensinar um truque, comece com movimentos amplos e reduza-os gradualmente. Isso torna os sinais mais claros e fáceis de entender. Se usar sinais manuais para orientar o cachorro em um truque, eles devem ser precisos.

Voz
Tenha cuidado ao usar comandos de voz para evitar confundi-lo. Palavras como "solta" e "volta" podem soar parecidas. Varie o tom da voz de acordo com o comando - mais alto para movimentos para cima e mais baixo, para baixo.

Pontos-chave
- Um cão pode realizar um truque a partir de um comando de voz, de mão ou do corpo.
- O movimento que você usar no início para atrair o cão será a primeira pista visual.
- Quando ele conseguir fazer o truque seguindo apenas o sinal manual, acrescente o comando verbal que deseja usar.
- Use sinais verbais e visuais ao mesmo tempo, para que o cão os associe ao truque.
- Com prática, ele será capaz de realizar truques a partir do comando verbal ou do visual.


Fonte:

FOLHA.COM
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/903200-comunique-se-corretamente-com-seu-cao-com-truques-faceis.shtml

Os animais doentes necessitam de procedimentos adequados para serem curados

Dar remédios aos animais é um trabalho difícil para a maioria dos proprietários. Após tentar – sem sucesso – colocar o comprimido na boca do animal, muitos camuflam o medicamento em um pedaço de pão ou misturam na ração para que ele não perceba, porém nem sempre essas técnicas funcionam.


Vininha F. Carvalho

O procedimento mais adequado para administrar a medicação líquida é colocar o conteúdo numa seringa, sem agulha, dentro da parte lateral da boca do animal. Não coloque muito líquido de uma vez, o processo precisa ser realizado lentamente. O ato de engolir rapidamente pode conduzir o líquido para os pulmões e ocasionar uma pneumonia. Segure o animal pela cabeça , para evitar que ele balance-a e deixe o remédio cair. Para um filhote recém-nascido é preciso utilizar um conta-gotas.

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação

Os comprimidos e cápsulas devem ser dados com o animal sentado a sua frente, numa superfície nivelada, olhando em direção de seu lado direito. Segure a cabeça com sua mão esquerda, com o polegar e os dedos forçando para o lado oposto da mandíbula superior. Empurre delicadamente a cabeça do animal para trás, até o nariz estar apontando direto para você, e mantenha essa posição. Com sua mão direita empurre para baixo seus dentes inferiores, para evitar que feche a boca. Coloque o comprimido ou cápsula no fundo da língua, empurrando-o com o dedo para que ele desça para a garganta. O animal normalmente aceita muito bem esta situação.

Não tente alimentá-lo sem solicitar a orientação do veterinário, para evitar a incidência de vômito ou diarréia, assim como, somente utilize os remédios prescritos. Muitos animais doentes perdem o apetite, por isto é necessário atraí-lo com um alimento bem saboroso. Se ele não comer sozinho, poderá dar líquidos, da mesma forma utilizada para medicá-lo, e os sólidos poderá dar com uma colher.

Anote os progressos diários obtidos para apresentar ao profissional responsável, assim, estará apto para oferecer informações precisas, inclusive a freqüência com que o animal se alimentou, a temperatura, se ocorreu vômitos, etc… Todos os detalhes são importantes para que o tratamento seja bem sucedido.

Para usar um termômetro retal, passe vaselina nele e coloque a metade de seu comprimento no ânus do animal. Deixe-o lá por aproximadamente um minuto. Lembre-se de que a temperatura entre 38o C a 39o C é considerada normal para os cães e gatos.

A elevação de temperatura acima do normal indica febre, geralmente acompanhada por outras perturbações, como aceleração do pulso e calafrios. O pulso de um animal indica os movimentos de seu coração.

As contrações cardíacas produzem ondas de pressão que avançam pelos vasos sangüíneos e que podem ser sentidas pelo observador que ponha os dedos sobre o ponto em que o vaso cruza a superfície dura do osso.

O pulso de um animal é bastante regular quando tem saúde, mais rápido nos indivíduos muito jovens ou muito velhos e acelerado depois de um exercício. Dentro de uma mesma espécie, o pulso é tanto mais rápido quanto menor o porte e mais novo o animal. Num cão de porte grande a pulsação varia de 62 a 80, e no de pequeno varia de 90 a 130.

O número de pulsações deve ser contado pelo menos durante meio minuto, da seguinte maneira: cão e gato, sobre a artéria femural, acima do jarrete e nas aves, devem ser contados batimentos cardíacos na região axilar anterior esquerda, pouco atrás do cotovelo.