quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Adoção felina: como escolher o gato ideal pra você.

Está pensando em adotar um gato? Já cuidou de algum?
Os felinos são conhecidos por sua independência, por não precisarem de muito espaço e requererem poucos cuidados... Será que é assim mesmo?
Sem dúvida, em comparação com os cães, os gatos são mais fáceis de cuidar, mas demandam bastante atenção, sim, e cuidados durante 15 anos, o tempo médio de vida dos bichanos.
E nem todos os gatos são iguais... Então, quais são os fatores que podem ajudar na escolha?Temperamento do gato
Eles tem diferentes temperamentos. Podem gostar de conviver com pessoas, com outros gatos e mesmo com cães. Outros, ao contrário, ser medrosos ou ariscos e podem ficar muito incomodados com a presença tanto de outras pessoas como de outros animais. Alguns bichanos são muito carentes e gostam muito de colo e atenção. Outros são mais independentes e gostam de ficar perto do dono, mas sem tanto contato físico. Os mais ativos, quando adultos, continuam gostando de brincar, caçar e interagir com o dono. Já alguns nem tanto... Gostam mais de carinho, de dormir e são mais preguiçosos, como os persas. Os siameses costumam miar bastante e são mais ativos.
Quando o gato pertence a uma raça, é possível estudar o comportamento geral desta espécie e esperar que o indivíduo escolhido apresente o comportamento esperado, na maior parte dos casos, mas claro que existem exceções.
A maioria dos animais para adoção são vira-latas e mestiços, o que pode dificultar um pouco prever essas características de temperamento.
Então, aí vão algumas dicas para ajudar você que quer adotar um bichano, na hora da escolha:
Preste atenção aos detalhes. Os mais medrosos e os mais agressivos estarão escondidos ou pelos cantos e evitam o contato com estranhos, enquanto os carentes, os mais brincalhões e curiosos serão os primeiros a se aproximar pedindo atenção.
Avaliar o temperamento de um gato não é uma tarefa nada fácil e o resultado não é confiável. Os bichanos se estressam muito rapidamente e podem ficar tímidos ou desconfiados mesmo que seu temperamento não seja esse.
Os filhotes tem mais energia, são mais ativos, curiosos e brincalhões, mas também mais bagunceiros exigindo mais atenção e tempo.
Outros fatores que devem ser levados em consideração
Quantas horas por dia seu gato terá que ficar sozinho em casa? Se as pessoas que moram na casa trabalham o dia todo, você terá que se preocupar mais em criar um ambiente saudável para que o gato não fique entediado sem fazer nada o dia todo.
Gatos de pelo curto soltam mais pelos pela casa. Porém, gatos de pelo longo, precisam tomar banho e ser escovados regularmente.
O gato irá conviver com crianças? Crianças pequenas precisam de supervisão quando ficar brincando com o felino.
O ideal é adotar um adulto. Filhotes gostam de brincar e podem arranhar as crianças. Pelo mesmo motivo, filhotes também não são indicados para pessoas idosas.
Terá que conviver com outros animais? Neste caso, filhotes e gatos bem socializados terão maior facilidade em se adaptar a viver com outros bichos da casa. Gatos castrados aceitam melhor outros bichanos.
O gato irá ficar apenas dentro de casa ou terá acesso à rua? Esse é um assunto bem controverso. Independente da decisão, a castração é muito importante. Os machos se tornam mais tranquilos, brigam menos e as fêmeas não tem mais cio.
---
Por Equipe Cão Cidadão - 08/12/2010
Texto: Claudia Terzian (adestradora e consultora de comportamento da Cão Cidadão)Revisão e Edição Final: Alex Candido
---
Para saber mais sobre os serviços de adestramento e consultas comportamentais da Cão Cidadão, acesse o site
www.caocidadao.com.br.

Beldades brasileiras estampam calendário em defesa de animais abandonados.

Luisa Mell, Ellen Jabour e outras famosas foram clicadas por André Schiliró para o projeto.
André Schiliró/Divulgação
O calendário, além de ser um verdadeiro colírio, é uma forma de fazer uma boa ação no fim do ano.
Chamar a atenção do público para a situação de abandono de animais de rua usando a própria imagem.
Essa ideia foi comprada pelas belas Fernanda Tavares, Thaila Ayala, Ellen Jabour, Penélope Nova, Renata Maranhão, Sheron Menezes, Luise Altenhofen, Luisa Mell, Bárbara Thomas e Raica Oliveira, que participam do calendário 2011 da ONG Ampara (Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados).
Comandada pela apresentadora Juliana Camargo (SBT), essas beldades toparam posar para as lentes do renomado fotógrafo de moda André Schiliró, em uma ação voluntária (
veja galeria).
- Além de estampar a folhinha do próximo ano, a loira Luise Altenhofen já confirmou presença para a festa de lançamento na capital paulista. A balada acontecerá nesta quinta-feira (9), na boate Kiss & Fly, que fica dentro da estilosa Villa Daslu, zona sul de São Paulo.
- A proteção dos animais deve fazer parte da moral e da cultura dos povos, eu me sinto honrada em participar da Ampara e garantir que todos os bichos tenham o respeito e a dignidade que merecem.
O objetivo é arrecadar fundos para estruturar um centro cirúrgico móvel, que deverá atender animaizinhos carentes da cidade de São Paulo com prioridade no controle populacional, por meio da esterilização.
Os calendários serão vendidos no lançamento da campanha.

Lançamento Calendário Ampara.


Quando: quinta (9), a partir das 23h59.

Onde: Kiss & Fly Club – av. Juscelino Kubitschek, 2041, Villa Daslu, zona sul - SP.

Quanto: de R$ 50 a R$ 250 (preços variados entrada ou consumação)Informações: (0xx11) 3044-6181.

Fonte: R7
publicado em 08/12/2010 às 10h30:
Gisele Coutinho, do R7

Acariciar cachorro pode ajudar doentes do coração

WASHINGTON (Reuters) - Passar alguns minutos acariciando um cachorro pode diminuir a ansiedade de um doente do coração e até mesmo ajudar na recuperação dele durante uma internação hospitalar, disseram pesquisadores dos EUA nesta terça-feira.

Os efeitos benéficos do contato com o animal foram maiores do que quando os doentes com insuficiência cardíaca receberam a visita de um voluntário ou quando foram deixados sozinhos, afirmaram os cientistas durante um encontro da Associação Americana do Coração.


"Essa terapia justifica que analisemos com seriedade essa opção como uma terapia auxiliar para o caso de pessoas com insuficiência cardíaca. Os cães representam um grande conforto", disse Kathie Cole, enfermeira da Universidade do Centro Médico da Califórnia (EUA), que chefiou o estudo.


"Eles deixam as pessoas mais felizes, mais calmas. Eles fazem com que as pessoas sintam-se mais amadas. Isso é algo muito importante quando a pessoa está se sentindo amedrontada e mal."


O estresse pode piorar o quadro de um doente cardíaco, mas Cole disse que ninguém tinha até agora avaliado com profundidade se medidas simples de alívio do estresse, como acariciar um animal, poderiam ajudar de tal forma que pudesse ser medida.


A equipe de Cole descobriu que uma visita de 12 minutos de um cachorro ajuda as funções cardíaca e respiratória, diminuindo a pressão pulmonar, reduzindo a produção de hormônios prejudiciais e combatendo a ansiedade.


Os cientistas avaliaram 76 pessoas com insuficiência cardíaca internadas em um hospital. Desse grupo, alguns receberam a visita de um cachorro por 12 minutos, outros receberam a visita de um voluntário treinado e outros ficaram sozinhos.


Os índices de ansiedade caíram 24 por cento para os doentes visitados por um cão, caíram 10 por cento para os que receberam a visita de uma pessoa e permaneceram inalterados para os que não receberam nenhuma visita.

Fonte: UOL NOTÌCIAS

15/11/2005 - 20h38

http://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2005/11/15/ult27u52324.jhtm

Desaparecido desde a passagem do furacão Katrina, gato volta a sua família nos EUA

Cinco anos depois de seu desaparecimento, durante a passagem do furação Katrina, um gato voltou aos braços de uma família do Mississippi, nos EUA.
Scrub, um gato cinza e branco que hoje tem sete anos de idade, foi alimentado por alguns meses por uma mulher. No entanto, uma onda de frio na região fez a mulher se preocupar com a saúde do animal e o entregou ao abrigo.
O gato foi identificado pela Sociedade Protetora dos Animais do Sul do Mississipi por causa de um implante de microchip. A entidade, então, entrou em contato com os donos do animal. "Fiquei cética", disse Jennifer Noble, dona do animal.
Ao retornar para a família, Scrub foi logo deitar-se aos pés da cama do filho de Jennifer Noble, segundo o jornal "The Sun Herald". "Scrub está em ótimas condições", disse Noble.
Fonte: UOL Notícias Em São Paulo