sexta-feira, 1 de junho de 2012

Abandono, uma agressão ao animal e a sociedade

Imagem: Ilustração/Divulgação/Reprodução Pet Rede

Várias situações poderão levar uma pessoa a tomar esta atitude tão condenável. Em muitos casos, este diretamente ligado a impulsividade. A pessoa se encanta com o filhote e, se esquece de que para ele se tornar um animal adulto exige muitos cuidados. Ao deparar com a s tarefas do dia-a-dia, acabam por desistir do animal. Existem também, casos de pessoas que adquirem o animal buscando através dele status, e depois se cansam do animal e os descartam como um objeto que não tem mais utilidade.

Outras pessoas acabam adotando o animal e por questões financeiras, acabam não tendo como mantê-los e acabam dando a ele a chance de buscar outro dono, ou seja, o entregando a própria sorte. Outro fator que favorece o abandono é a mudança de casa ou o envelhecimento do animal. Infelizmente o abandono esta aumentando no Brasil, inclusive raça pura e pedigree já foram garantia de conforto e bons tratos para cães e gatos. Não são mais. Atualmente, 30% dos bichos abandonados não têm nada de vira-latas. São poodles, rottweilers, huskies siberianos, cocker spaniels e outros.

As feiras que comercializam os filhotes acabam criando uma facilidade muito grande para que ocorra a posse irresponsável. O abandono precisa ser encarado como um ato desprezível. O trato dispensado ao animal caracteriza o perfil do caráter da pessoa.

Uma atitude reprovável é praticada por pessoas que entregam o animal num abrigo ou CCZs, na busca de uma solução fácil e imediata, sendo que umas, até mesmo, jogam simplesmente os filhotes na porta. Abrigo não é solução, é problema gerado pelo descaso social. Do lado oposto de quem sonha montar um, existe a crença das pessoas em geral de que basta pegar um animal na rua e coloca-lo num abrigo para resolver o problema. Se visitassem o abrigo, mudariam de idéia, pois conheceriam a triste realidade: centenas de cachorros se digladiando por comida, muitos doentes, e até casos de canibalismo gerados pela fome. Outra questão sem solução: para quem doar através dos abrigos tantos animais estressados e resultantes dos naturais cruzamentos, que nascem todos os dias? Será possível encontrar tantas pessoas dispostas a se tornarem um tutor deste animal resgatado, sendo capaz de garantir uma qualidade de vida digna para este animal já tão sofrido?

O que a sociedade não vê, está muito claro para quem busca encontrar a solução para o problema. Faz-se necessário implantar uma campanha educativa séria, envolvendo toda a comunidade, através da qual deverão ser salientados: – a importância da posse responsável e o controle da natalidade. O animal precisa de identidade, não só de um teto, mas de carinho e respeito, e principalmente de liberdade para correr, brincar e se sentir importante na vida de quem ele dedica o seu amor incondicional.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Com advogado e poupança de R$ 3,6 mil, cão tenta seguir na rua nos EUA

Animal vive em Elephant Butte, no Novo México.
'Blue' vive há dez anos solto perto de um armazém.

O cão comunitário chamado "Blue" está lutando para continuar a viver solto ao lado de um armazém em Elephant Butte, no Novo México (EUA).

Cão tem poupança, página no Facebook e casinha com ar-condicionado. 
(Foto: AP)

Um advogado está trabalhando para que "Blue" possa continuar livre em Elephant Butte, onde foi abandonado ainda filhote há uma década.

Os problemas começaram depois que uma mulher reclamou para as autoridades sobre a presença do animal, já que a legislação local proíbe que cachorros fiquem soltos.

"Blue" é famoso em Elephant Butte, tendo uma poupança com mais de US$ 1.800, uma página no Facebook e uma casinha com ar-condicionado.

Segundo o administrador municipal Alan Briley, cidade tem recebido reclamações sobre "Blue", que fica latindo e correndo atrás de carros que passam na rua.

Fonte:
g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Cadelinha de Ana Maria Braga ganha página no Facebook

A mascote mais antiga do "Mais Você" ganhou uma página só para ela no Facebook.

A cadelinha Belinha agora também pode ser "curtida" na rede social.

Mas não será o dia a dia da cachorrinha que será mostrado para os fãs, mas sim informações sobre os cãezinhos que precisam de um lar.

"Diariamente, recebo centenas de pedidos de ajuda para animais abandonados, campanhas que vão acontecer contra a cinomose pelo país e fotos dos donos com seus bichos de estimação e a página irá atender essas solicitações", explicou Ana Maria.

A página, que já tem quase 1,5 mil fãs, pode ser acessada clicando aqui.

João Miguel Júnior/Divulgação TV Globo 
Ana Maria Braga e seus cachorros, Belinha (à esq.) e Sombrinha (à dir.)

Fonte:
f5.folha.uol.com.br/bichos
Link:

Cadela abandonada revela drama de raça no Reino Unido


Um cão encontrado em um acostamento e descrito por um veterinário como "mais magro que já tinha visto vivo" está começando a se recuperar.
A RSPCA (Sociedade Real de Prevenção a Crueldade contra Animais, na sigla em inglês) disse que a cadela estava magra e fraca demais para se alimentar, mas depois de receber soro havia começado a comer sozinha.
A veterinária Ann Parry afirmou que Hope pesava 8kg - quando um peso saudável para ela (duma mistura com a raça Stafforshire Bull Terrier) seria o dobro disso - que o animal ainda tem um longo caminho a percorrer até que se recupere totalmente.

Cadela à beira da morte revela drama de raça 
mais abandonada no Reino Unido
BBC Brasil

O cão foi encontrado abandonado em uma caixa de papelão em uma autoestrada em Hewish, Inglaterra, e levada para uma clínica da RSPCA nos arredores.

Embora seja um cão dócil, o stafforshire bull terrier é líder nas filas de espera para adoção.

A RSPCA não sabe, porém, explicar a razão, mas estima que seja devido ao fato de a raça ser uma das mais populares no Reino Unido ou, ainda, pelo fato de ser comumente vista como violenta, o que a entidade nega.

'ESTADO TERRÍVEL'

"Quando ela chegou tivemos que envolvê-la em cobertores e plástico bolha para aquecê-la enquanto não poderia manter a sua temperatura", disse Ann.

"Passei oito anos trabalhando em uma clínica da RSPCA no passado, então estou acostumada a ver animais maltratados e negligenciados, mas este é o mais magro cão que já e que ainda está vivo."

O inspetor da RSPCA John Norman informou que o cão foi encontrado em um "estado terrível".

"Quem quer que a tenha deixado neste estado, tentou se livrar dela por considerá-la um lixo."

Norman pede que, quem souber sobre o antigo dono, deve entrar em contato com a RSPCA.

Fonte:
1.folha.uol.com.br/bbc
Link:

Castração!!


Fonte:
Protetores-Independentes-de-Maringá
Link:
http://www.facebook.com/pages/Protetores-Independentes-de-Maring%C3%A1/344006495643714

Cães para adoção. QUER ADOTAR UM ANIMALZINHO???

 Protetores Independentes de Maringá

Esses não são nem 10% de todos os animais que ela alimenta...
Pedimos a todos que querem publicar um cãozinho que você quer ajudar que mande a foto, telefone e contato e todas as informações possíveis. Ao ser adotado, por favor comunique. QUER ADOTAR UM ANIMALZINHO??? Ligue no telefone que está na foto e fale diretamente com o responsável. Obrigada!


Fonte: 
 Protetores Independentes de Maringá
Link: