sábado, 29 de agosto de 2009

LEVAR SEU CÃO PARA PASSEAR? QUEM LEVA QUEM?


Para levar o seu cão a passear à rua é necessário antes de mais, demonstrar-lhe quem manda e a seguir definir as regras.
As regras começam em casa. Quando pegamos na trela, o cão associa a passear, a ir à rua e isto cria uma certa excitação, que por vezes se torna descontrolada, como ladrar, saltar para o dono, etc.
A primeira coisa a fazer é acalmar o cão através de várias formas:
ficar imóvel e esperar que o cão acalme, ignorando-o;
caso ele salte, virar-lhe as costas;
ir até uma determinada zona da casa, fingindo que estamos a realizar alguma tarefa;
por último, caso o cão não acalme, pousar a trela numa bancada ou pendurá-la.
Após verificar que o cão está calmo, voltar a pegar na trela. Isto poderá demorar algum tempo, por isso é preciso que o dono tenha tempo disponível, porque um cão calmo é um cão controlado.
Uma vez o cão calmo, colocar a trela e andar calmamente. Atenção que o dono é o primeiro a sair e a entrar em qualquer local, quer seja de casa, do prédio, do carro, etc.
Assim que saímos a porta de acesso à rua, a primeira coisa que o cão vai fazer é puxar a trela e tentar ir à frente do dono. Normalmente, os donos puxam a trela para trás, o que está absolutamente errado. O facto dos donos puxarem a trela para trás assim que o cão dá um puxão, significa que estão a entrar em conflito com o cão e não é isso que se pretende.
Temos que demonstrar ao cão que não tem que dar puxões, nem ir à nossa frente, porque quem manda é o dono.
Assim que o cão dá um puxão temos que nos manter no sitio onde estamos, na posição em que estamos e aguardar que o cão tenha uma reacção ou olhe para trás ou se sente. Após ter efectuado qualquer uma destas acções podemos avançar, mas um passo de cada vez – já sabemos que vai puxar outra vez, por isso, é necessário darmos passos pequenos e seguros.
Este treino requer tempo por parte do dono e calma, muita calma, porque é um treino lento e gradual.
Costuma-se dizer que o cão é o espelho do dono por isso, um dono calmo e tranquilo tem um cão controlado.