quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Treino de anti-envenenamento

Por Equipe Cão Cidadão

Este é um assunto bastante polêmico e complicado, pois além de se tratar de um ato de crueldade (o envenenamento), há muitas controvérsias em relação às técnicas utilizadas para este treinamento específico (de anti-envenenamento).

Além dos casos de cães de guarda, não é raro atender a solicitações de ajuda para pessoas que já perderam seus cães envenenados.

E como podemos solucionar este problema?

• Em primeiro lugar, há algumas medidas mais imediatas que podemos adotar: instalar câmeras de segurança na fachada e ao redor da casa para inibir que alimentos sejam jogados ao cão; Evitar que o cão fique no portão ou em frente à casa, além de ensiná-lo a não latir naquele ambiente (isso evita a inimizades ou problemas com a vizinhança);

• Treino para o cão não pegar comidas no chão sob supervisão: os treinos podem ser iniciados durante passeios na rua, onde encontraremos ração, pedaços de petiscos e até de comidas; você deverá impedi-lo de comer, através de uma bronca que seja mais adequada ao seu cão;

• Treino para o cão não ingerir alimentos de estranhos ou quando caem dentro de casa: este é um treinamento realizado em etapas, onde o primeiro passo é alimentar seu cão sempre em horários determinados e oferecer a ração somente em sua vasilha; Segundo passo: fazer uma simulação, onde pessoas estranhas jogarão comida no chão e quando ele for aceitar aplicar uma bronca despersonalizada.

É muito importante que o cão seja recompensado quando acertar o exercício, sendo oferecido a ele um petisco em seu comedouro.

Consulte sempre um profissional especializado em comportamento para colocar em prática este treinamento, pois além de ser um treino minucioso e estratégico, será necessária a ajuda de outras pessoas para realizar as tarefas.

Cuide sempre do seu melhor amigo, ele merece esse carinho!

Texto: Tatiana Piancastelli (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido


Dúvidas sobre seu pet?
A Cão Cidadão oferece consultas comportamentais e adestramento em domicílio! Acesse o site www.caocidadao.com.br e conheça mais sobre os serviços.
Fonte:
noticias.r7.com
Link:

George Clooney estava procurando um cachorro, quando viu Einstein, "mistura de cocker spaniel com qualquer coisa", em um site de abrigo para cães.

George Clooney conta que esfregou almôndegas nos pés para conquistar cão

George Clooney posa com seu cão, Einstein, para a revista "Esquire"

O ator George Clooney contou à revista "Esquire", da qual é capa da edição de janeiro de 2012, o que fez para conquistar seu cão Einstein, quando o viu pela primeira vez.

O ator, que está no premiado "Os Descendentes", disse que estava procurando um cachorro, quando viu Einstein, "mistura de cocker spaniel com qualquer coisa", em um site de abrigo para cães.

"A página mostrava que os donos do abrigo limparam e cuidaram de Einstein após ele aparecer por lá todo sujo e abatido. Pensei: 'Deus, eu amei esse cachorro'. Então eu liguei lá e disse: 'Eu gosto do Einstein'".

No entanto, a responsável pelos cães no abrigo ponderou: "Mas nós temos que ver se ele vai gostar de você". Ele contou também que a mulher disse que levaria o cão até a casa do astro de Hollywood, mas caso o cão não gostasse do candidato, ela teria que levá-lo embora.

Clooney conta que quando o cão chegou em sua casa, teve um ataque de pânico, com medo de ser rejeitado. Então correu até sua cozinha, esfregou almôndegas nos sapatos. "Ele se atirou no meu pé".

Segundo Clooney, a dona do canil disse que o cão nunca havia reagido daquele jeito. "Desde então, Einstein me vê como o cara que tem almôndegas nos pés. Ele me adora e me segue para todos os lugares", contou.

Fonte:
celebridades.uol.com.br/noticias/redacao
Link:

Conheça as raças ideais de cães e gatos para conviver com crianças

É muito importante ficar de olho em algumas dicas na hora de escolher um pet para conviver com os seus filhos. O espaço físico, o tempo livre e a disposição são aspectos cruciais para tomar a decisão de trazer gatos ou cachorros para o dia a dia das crianças.

Cães de grande porte, por exemplo, devem ser adquiridos somente por pessoas que moram em casas com espaço adequado para seu conforto e que tenham disponibilidade de sair para passear com o bicho diariamente.

A médica veterinária Valéria Oliva, professora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), explica que o ideal é que se passeie com um cão ao menos meia hora por dia, até mesmo com os animais de pequeno porte.

Esses animais menores, juntamente com os gatos, são altamente recomendáveis para pessoas que moram em apartamentos.

Levando em consideração a faixa etária da criança, é importante escolher um animal compatível com o tamanho do seu filho. O boxer, o beagle, o labrador, o golden retriever e o pug são as melhores raças para conviver com os pequenos.

Para bebês e crianças muito pequeninas, são recomendadas raças mais leves, mais delicadas ou animais de porte maior que sejam mais calmos. O dinamarquês é um cão grande, mas bastante calmo, sendo um bom companheiro para crianças pequenas.

Se a sua escolha for um gatinho, os siameses, os persas e os sem raça definida são excelentes companheiros para crianças, mas fique atento, segundo Valéria, essa pode não ser a opção mais indicada.



Crédito Imagem: Pet Rede

- Se a criança tiver algum tipo de alergia os gatos são os pets menos aconselháveis. Nesses casos, opte pelo poodle, a raça mais indicada para conviver com crianças alérgicas.

A principal dica é que cães destinados ao convívio direto com crianças sejam de raças pouco agressivas e, principalmente, bem educados. Essa educação essencial é dada ao animal em sua primeira infância, ou seja, nos primeiros seis meses de vida do animal.

Valéria ainda ensina que após a escolha, os pais devem observar dois aspectos cruciais na hora da aquisição.

- É necessária atenção à saúde dos pais do animal e ao ambiente no qual se está adquirindo o pet. Verifique se as vacinas e vermifugações indicadas para a idade já foram realizadas e se o bicho e seus pais têm aspecto saudável. Quanto à saúde comportamental, se informe anteriormente sobre o comportamento básico da raça antes da escolha.

A veterinária ainda lembra que a adoção de animais pode ser uma lição de vida e de responsabilidade para as crianças. A aquisição de um pet deve ser planejada e analisada por toda família. Muito além de bonitinho, eles são seres dependentes que precisam de cuidados e atenção.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede

Link:

Cachorro também usa aparelho nos dentes. Sabia?

Ao observar a dentição dos cães pode ser bastante difícil identificar algum problema, mas eles existem e é possível que demandem a utilização de aparelhos ortodônticos. Assim como os humanos utilizam essa estrutura, os cachorros precisam utilizar o aparelho para corrigir problemas estéticos ou traumas mais graves que prejudicam a saúde do animal.
Crédito Imagem: Pet Rede

Você sabia que muitos pets não conseguem nem comer por causa de problemas na dentição? O médico veterinário Alexandre Venceslau, proprietário da VetDent, explica como os donos podem identificar o problema.

- Nem sempre é fácil para o proprietário perceber as alterações, principalmente as mais leves, mas nos casos mais graves o paciente tem dificuldade em se alimentar, fica passando a pata na boca ou esfregando o focinho no chão.

O aparelho ortodôntico pode ser a única alternativa em muitos casos. Os pacientes que mais necessitam de tratamento são aqueles onde há o comprometimento da função, ou seja, aqueles que apresentam algum tipo de desvio dentário em que os dentes machucam tecidos moles (gengiva, língua, lábios e céu da boca) ou quando há dificuldade em mastigar ou apreender o alimento. Há também os proprietários que procuram pela terapia ortodôntica apenas por questões estéticas.

O aparelho não afeta a qualidade de vida do animal, mas é importante verificar se aquele pet está apto a recebê-lo, esclarece Venceslau.

- Pacientes que são muito vorazes, que mordem tudo, devem ser criteriosamente avaliados quanto a real necessidade do tratamento bem como a sua viabilidade, pois podem comprometer o tratamento, quebrar o aparelho com facilidade ou até mesmo não permitir a sua manutenção.

Os donos também devem ser selecionados, pois durante o tratamento é exigido um alto grau de comprometimento do proprietário no sentido de realizar parte da manutenção.

Existem basicamente dois tipos de aparelho: os expansores e os retratores, mas como cada caso é um caso, os veterinários procuram sempre adaptações que sejam mais indicadas para cada paciente.

- Os aparelhos são fixos, pois se fossem removíveis haveria o risco do animal perder ou até mesmo engolir a estrutura. Eles podem ser confeccionados com diferentes materiais [acrílico, resina, metal etc.]. Também são usados os braquetes e botões com elástico, assim como na odontologia humana – explica o dono da VetDent.

Seja um dono atento e analise sempre a cavidade oral do seu pet, afinal a saúde de qualquer um começa pela boca.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Gato é resgatado após ser achado entalado em tubo de esgoto nos EUA

Animal foi encontrado no condado de Riverside, na Califórnia.
Bombeiros usaram uma serra para cortar tubo e retirar o felino.

Um gatinho foi resgatado no último sábado pelos bombeiros no condado de Riverside, no estado da Califórnia (EUA), após ser encontrado entalado dentro de um tubo de esgoto.

Gatinho foi encontrado entalado dentro de um tubo de esgoto. 
(Foto: Divulgação)

Segundo a emissora de TV "CBS", um homem encontrou o felino perto de sua oficina e avisou o serviço de controle de animais do condado.

Os agentes do órgão tentaram por mais de 30 minutos retirar o gato. Como não conseguiram, chamaram os bombeiros, que usaram uma serra para resgatar com segurança o felino.

Fonte:
G1.globo.com/planeta-bizarro/noticia
Link:

Cachorra 'adota' gatos abandonados no litoral de SP

Gatos foram encontrados nesta terça-feira (13) em São Sebastião.
Cachorra, também encontrada na rua, passou a amamentar felinos.

Cachorra se tornou ama de leite dos gatos encontrados 
(Foto: Divulgação/ Clube dos Vira-Latas)

Uma cachorra de rua, encontrada em uma caixa na Avenida Jacu Pêssego, Zona Leste de São Paulo, adotou três filhotes de gato recém nascidos, que também foram abandonados na Praia de Boiçucanga, em São Sebastião, no Litoral Norte paulista. Os gatos foram encontrados nesta terça-feira (13) e encaminhados para uma ONG em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, que cuida de animais.

“Nós temos muitos cachorros, mas nenhum gato. Quando recebemos os filhotes, ficamos preocupados, porque não tínhamos uma ama de leite para eles. Mas ela aceitou todos eles e começou a amamentá-los”, conta Marcelo Glauco, que trabalha na ONG Clube dos Vira-Latas. A cachorra, chamada de Mãezinha, foi encontrada no dia 5 de dezembro dentro de uma caixa com seis filhotes, todos em estado de desnutrição.

Os filhotes de gato foram encontrados ainda com os cordões umbilicais. No total, quatro foram resgatados. Um morreu antes de chegar à ONG. Segundo Glauco, outros dois estão com um quadro de saúde preocupante, mas estão se recuperando. Apenas um se encontra em bom estado.

“Uma pessoa que conhece o nosso trabalho nos ligou informando sobre os gatos. Ela disse que estava disposta a subir a serra para deixá-los com a gente e aceitamos”, diz Glauco. “Com cachorro é mais fácil, a gente coloca em uma outra linhagem e eles são aceitos. Não sabíamos como ia ser com os gatos, mas deu certo.”
O Clube dos Vira-Latas conta atualmente com cerca de 500 animais, todos abandonados ou vítimas de acidentes e maus tratos. A ONG existe há dez anos e tem como objetivo cuidar dos bichos e conseguir encaminhá-los para adoção. É possível encontrar a lista de adoção no site da instituição.

Fonte:
G1.globo.com/sao-paulo/noticia
Link: