sábado, 15 de outubro de 2011

Com o tempo, seu animal vai se acostumar com a rotina
Getty Images

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença de gengiva é a primeira entre cães e gatos. De cada dez animais, oito possuem o problema. Ou seja, todos os animais adultos terão a doença um dia.


Outros problemas também são graves, como tumores, infecções, acúmulo de placa e a doença endodôntica – que aparece quando o cão ou gato quebram o dente.

Abrir a boca do seu bicho de estimação e verificar se os dentes estão em ordem é um dos cuidados frequentes necessários para garantir uma vida saudável ao pet. A escovação é fundamental e deve ser diária.

Você pode prevenir seus bichos de todas as doenças. Basta ter alguns cuidados e dar atenção aos animais. O momento da escovação deve ser aproveitado ao máximo, é a hora do dono ter um contato bem próximo ao animal, e isso deve ser o mais prazeroso possível.

Confira as dicas de dois especialistas* para manter em ordem o hálito, os dentes e a saúde bucal do pet:

- Deixe a preguiça e a desculpa da falta de tempo e realize frequentemente a escovação. O ideal é escovar todos os dias, mas três vezes por semana também dá um bom resultado.

- Alimentos (petiscos, principalmente) anunciados como capazes de combater o tártaro realmente funcionam. Porém, é necessário fazer o pet comer diariamente.

- Ossos naturais estão proibidos, mesmo cozidos, pois são duros demais, e fraturam dentes. Se isso ocorrer é preciso fazer no animal tratamento de canal, sob anestesia geral.

- Para acostumar o gato ou o cachorro com a escovação é necessário começar desde filhote. Punições porque o bicho não quer aceitar a escovação está proibida. Ele pode ficar traumatizado.

- Aos dois meses de idade você pode mexer na boca do pet. Comece com uma paninho, alisando os dentes, depois com escovas, inclusive em gatos.

- Quando iniciar o uso de escova e pasta os itens devem ser exclusivos para animais. Alguns cremes dentais possuem gostos de carne ou peixe, para estimular a escovação.

- Creme dental humano possui flúor e detergente, o que não faz bem aos animais.

- No Brasil, existem poucas opções de escovas de dente para bichos. Se não encontrar ou se o preço for muito alto, não desista! Compre uma escova de gente, mas adequando o tamanho e maciez ao porte do cão ou gato. Se for filhote, experimente uma escova infantil e bem macia.

- Durante a escovação, fale palavras positivas para incentivar o bicho e dar carinho. Depois do processo, procure passear com ele ou dar uma recompensa, como um brinquedo ou biscoitos.

Dicas do médico veterinário sócio fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), Hebert Lima Corrêa e de Marco Antonio Gioso, professor da faculdade de medicina veterinária e zootecnia da Universidade de São Paulo (USP)

Proteger os animais é compreender suas necessidades

Os cães são muito mais inteligentes do que pensam os humanos. É o que afirmam cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Em uma reportagem da revista “New Scientist”, os pesquisadores afirmam que o melhor amigo do homem sabe contar e que tenta passar mensagens usando diferentes tipos de latidos.

Crédito Imagem: Pet Rede

Em geral, os cães latem alto quando são separados de seus donos. Já quando estranhos se aproximam ou a campainha toca, emitem latidos baixos e secos, explica a especialista em comportamento animal da universidade, Sophia Yin. Quando brincam, os sons são altos e espaçados.

Por isto, acredito que não existem raças “problemas” e sim humanos que cuidam de cães, de raças ou não, de forma inadequada. Numa sociedade cada vez mais urbana e distante da natureza, poucas pessoas conseguem compreender a “linguagem” do seu animal e, por isto, acabam abandonado-o a própria sorte.

O grande desafio da causa dos animais é construir uma nova mentalidade, conduzindo as ações para que haja um amadurecimento no relacionamento entre as pessoas e os animais. Para que isto se torne possível, se faz necessário diferenciar responsabilidade social de caridade.

A responsabilidade social enfoca a busca da solução do problema, agindo diretamente na causa. A caridade investe na consequência, dificultando que o problema seja resolvido, pois não estimula a união de esforços para descobrir a verdadeira causa do problema. O assistencialismo é imediatista. A responsabilidade social é um atitude que envolve determinação e persistência, que garante um futuro muito melhor.

A meu ver, o ideal não é apenas lutar para tirar os animais da rua. É preciso educar as pessoas para que não ocorra o abandono, tornando cada cidadão responsável pelo seu animal. Precisamos dar futuro aos animais, e isto com certeza, não se faz através de esmolas, e sim, com conscientização de seus direitos, incidindo no adestramento adequado, que propiciará um convívio harmonioso.

Precisamos despertar a criatividade, através de novas idéias, ecoar nos corações sensíveis, conseguindo instalar nas mentes o desejo de amar e respeitar os animais. Agindo assim, formaremos uma legião de educadores, capazes de promover a posse responsável e o controle de natalidade.

Fonte:
Blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/proteger-os-animais-e-compreender-suas-necessidades/

Cachorro é pintado de rosa brilhante

A polícia dos EUA já está procurando o autor dessa violência

O animal também teve as mandíbulas e o focinho amarrados
Grosby Group

Alguns donos de animais de estimação realmente não sabem cuidar dos seus pets.

Este é o caso de um cachorro de dois anos de idade, da raça staffordshire bull terrier, que foi encontrado perto de uma estrada de Coventry City, nos Estados Unidos.

Em um ato cruel, o bicho teve seu focinho e a cauda pintados. A polícia local divulgou que antes de ser colorido, o animal teve as mandíbulas e o focinho amarrados com muita força, ou seja, um outro ato de violência contra o pet.

As autoridades responsáveis pelo bem-estar dos animais foram chamadas e iniciaram uma investigação para achar quem fez essa crueldade com o cão.

Cão que ajudou em apreensão recorde de cocaína está sob cuidados

Nauê, um pastor alemão da PF, inalou grande quantidade de gesso.
Animal foi fundamental na operação que encontrou 530 quilos de cocaína.

'Nauê' está em tratamento após ação policial
(Foto: Divulgação / PF) 


O cão farejador 'Nauê', da Polícia Federal, está em tratamento veterinário depois de participar da operação que terminou com uma apreensão recorde de cocaína na Região Nordeste: 530 quilos. Foi o animal, da raça pastor alemão, que identificou, dentre os 3.500 sacos de gessos vistoriados, 30 que possuíam características diferentes dos demais. Devido à grande inalação de gesso, o cachorro está sob cuidados veterinários.

A carga de gesso estava dentro de um contêiner no Porto de Suape, Litoral Sul de Pernambuco, e teria como destino um porto da África. Ao serem abertos os sacos indicados por ‘Nauê’, foram encontrados, no interior de cada um, com 40 quilos de gesso, 15 invólucros com cerca de um quilo de cocaína cada. Nesta segunda-feira (10) pela manhã, A Polícia Federal e a Receita Federal anunciaram que vão ouvir todos os envolvidos no processo de exportação. Os depoimentos visam esclarecer em que parte do processo a droga foi incluída no carregamento.
Fonte:
G1.globo.com/pernambuco/noticia
Link:
http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2011/10/cao-que-ajudou-em-apreensao-recorde-de-cocaina-esta-sob-cuidados.html