quarta-feira, 16 de maio de 2012

Clube dos vira latas, resgatamos uma cachorrinha desacordada que havia sido eletrocutada por comer um fio elétrico.

http://www.facebook.com/ClubeDosViraLatas/photos

Há um ano, algo muito especial aconteceu. Resgatamos uma cachorrinha desacordada que havia sido eletrocutada por comer um fio elétrico. O choque foi tão violento que “colou” sua boca e todos os seus dentes ficaram comprometidos. Suas chances eram poucas e uma eutanásia era quase certa. Resolvemos, porém, fazer uma aposta e dar-lhe alguns dias. Contratamos um cirurgião dentista que em uma complicada operação, conseguiu remover os dentes e reabrir sua boquinha. Mas o tratamento estava apenas começando e a cachorrinha acabou ficando com a língua “caída” (uma sequela) que poderia fazer com que ela nunca fosse adotada.

Mas um milagre aconteceu: um coração enorme, chamado Juliana, foi ao Clube procurar um cãozinho e se apaixonou por ela. Hoje, a Linguinha (nome carinhosamente dado), mora em um grande apartamento, tem cama própria e é a atração por onde passa. É uma cachorra muito feliz, corre e brinca o tempo todo e sempre esnoba os outros cães em um dos pet shops mais chiques de SP, sempre que vai tomar banho. É a atração do prédio e do lugar!

Histórias como essa nos dão forças e nos fazem acreditar que estamos no caminho certo para fazer do mundo, um lugar melhor. Nosso obrigado a Juliana por ser a anja da Linguinha e a todos vocês que acreditam em nosso trabalho. Sem vocês, não seríamos nada!

Fonte:
Clube Dos Vira Latas
Link:
http://www.facebook.com/ClubeDosViraLatas

Animais carentes também vão receber doações da Campanha do Agasalho de Porto Alegre

Cartaz da Campanha do Agasalho 2012 de Porto Alegre inclui bichos para doações 
Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

A campanha do agasalho de Porto Alegre ganhou, nesta edição, uma novidade. Além de roupas para serem distribuídas a pessoas em entidades assistenciais, a organização encaminhará a animais carentes vestimentas de segunda mão e sem condições de serem aproveitadas pelos humanos.

A iniciativa da Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais) e do gabinete da primeira-dama da capital, Regina Becker, pretende ampliar o amparo aos bichos no inverno portoalegrense, um dos mais rigorosos do país.

No ano passado, foram arrecadadas 83.958 mil peças de roupas, distribuídas a 75 entidades que dão assistência a humanos. O número vem aumentando. Em 2010, foram recolhidos 52.706 itens.

Desta vez, o objetivo é alcançar 100 mil agasalhos. Além de roupas comuns para as pessoas, também poderão ser doados cobertores velhos, panos, vestimentas para cães e gatos e casinhas de cachorro.

“A gente está pedindo que as pessoas também coloquem nos postos de coleta itens que seus animais, em casa, não usam mais, como cobertores velhos, potes de comida e casinhas. Temos protetores e ONGs em Porto Alegre que não possuem condições de manter os animais recolhidos da rua no inverno”, afirmou Regina.

Itens recolhidos serão doados para ONGs de
Porto Alegre que recolhem animais no inverno 

Voluntária na Seda, a primeira-dama explica que a iniciativa não vai privar pessoas carentes de receber agasalho em benefício dos bichos. “Não tem nada a ver com a coleta para os humanos. São itens a mais que nas outras campanhas não eram pedidos.”

O material arrecadado para os animais serão distribuídos aos cerca de cem protetores e ONGs cadastrados pela prefeitura.

A campanha, que começou nessa sexta-feira (11), vai até o dia 31 de agosto. As doações podem ser feitas no Paço Municipal, na Praça Montevidéo, número 10; na Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania), na avenida Ipiranga, 310; e nas secretarias municipais. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3289-3610 e (51) 3289-3730.

Fonte:
noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias
Link:

Dona reencontra cachorro 4 anos depois com ajuda do Facebook


O cachorro Toddy, hoje com quase 16 anos de idade, sumiu da casa onde vivia, na zona norte de São Paulo, e só foi reencontrado pela dona 4 anos depois. Debilitado e com vários problemas de saúde, ele foi encontrado a 40 quilômetros de distância de sua casa. Uma foto no Facebook possibilitou seu caminho de volta. Produção e reportagem: Gabriela Fujita. Imagens e edição: Bruno Henrique Pedersoli. Visite o UOL Notícias

Fonte:
noticias.uol.com.br/videos
Link:

Saiba os perigos de medicar seu pet em casa

Ninguém gosta de ver seu animal de estimação doente. Entretanto, tomar a iniciativa de medicá-lo com algum tipo de antiinflamatório ou antitérmico é altamente prejudicial, pode agravar o caso e até levá-lo a morte.

Crédito Imagem : Pet Rede

O fato é de que os remédios que servem para os humanos, nem sempre são indicados para os animais. Aliás, segundo especialistas, a grande maioria dos medicamentos indicados para humanos e vendidos sem receita em qualquer farmácia é altamente tóxica para o bichinho.

Janaina Reis, médica-veterinária do Mister Vet Centro Veterinário, conta que, infelizmente, a prática é comum.

— Uma vez chegou um cachorro da raça rotweiler com crise aguda de gastroenterite e insuficiência renal. O cachorro sofria de displasia coxofemural (doença em que geralmente ataca cachorros de grande porte e faz com que o crescimento do esqueleto se acelere em relação ao desenvolvimento muscular).

Segundo Janaina, o dono do cachorro havia dado, durante três dias, dois comprimidos a cada 12 horas. Na tentativa de ajudar, acabou matando o cachorro.

— Medicar os animais com remédios que, para nós são comuns e até recomendados, ataca diretamente o estômago, rins e pode atingir outros órgãos.

Um outro animal que sofreu as consequências de ser medicado foi o cachorro de rua Toquinho. Levado ao veterinário pela cineasta Marina Bruno, Toquinho estava com parte da pele cinza.

— Haviam passado algum produto no bichinho que estava com o pelo caindo em uma parte. Na tentativa de ajudar o cachorrinho, pessoas deram remédios para sarna e, ao levá-lo ao veterinário, descobri que seu pelo caia por causa das pulgas. Alguns banhos resolveram totalmente o problema e o cachorro não teve sequelas do tratamento para sarna que fez sem necessidade.

Tentativa arriscada
De acordo com Alexandre Sano, médico-veterinário, sócio da clínica Med Dog e diretor da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, há também o perigo da dosagem errada.

— As pessoas não entendem que dão ao animal uma dosagem, muitas vezes, deduzida de forma errada. Não calculam a massa corporal e tampouco sabem se o bicho pode consumir aquele remédio.

Janaina explica que o melhor é agir com calma e sempre procurar um veterinário, nem que seja, inicialmente, por telefone. Além de todos os riscos já mencionados, há também o fator de que, cada espécie reage ao medicamento de uma forma.

— Se o animal se cortar ou se machucar, vale, por exemplo, limpar o ferimento com soro fisiológico e estancar o sangue. Depois é seguir para o veterinário. Mesmo que um curativo seja feito, é o profissional quem vai colocar a atadura correta e fazer o que é necessário para o seu bem-estar.

Alexandre acrescenta que infelizmente não existe hospital veterinário público.

— Mas recomendo que a pessoa procure uma universidade local que tenha medicina veterinária, com atendimento gratuito e não medique o animal em hipótese alguma antes de falar com algum médico.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link: