terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cães e gatos ganham novo guia de saúde

alimentação e bem-estar para a saúde dos peludos.


Os donos de cães e gatos de primeira viagem agora podem contar com uma ajuda para lá de bem-vinda. Trata-se do Guia de Saúde Animal, recém-lançado pela editora Abril. Para evitar sustos e idas desnecessárias aohospital veterinário o livro reúne de forma prática e simples dicas e artigos com base científica sobre a saúde dos peludos.

Todo o material conta com a supervisão dos médicos Mário Marcondes dos Santos e Fernanda S. Fragata, diretores do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo. A obra traz ainda curiosidades de cada fase da vida dos animais e como suas necessidades mudam com o tempo. O guia conta também com dicas para a hora de passear e viajar com os pets, cuidados de higiene e alimentação. O livro pode ser encontrado por 24,90 reais nas principais livrarias do Brasil.




Cães e gatos ganham site de compra coletiva.

DogUrbano promete ofertas de produtos e serviços
para os animais com descontos de até 90%.
No DogUrbano os usuários encontram ofertas de produtos e serviços com desconto de até 90%Crédito: Flickr/ CC – Randy Son Of Robert

A moda de comprar pela internet produtos e serviços de qualidade por preços mais acessíveis se tornou uma verdadeira febre em todo o Brasil. Os famosos sites de compra coletiva oferecem descontos que chegam a até 90% bastando ao consumidor comprar a promoção de seu interesse e esperar que um número mínino de pessoas também participe.

A boa notícia é que o mercado pet acaba de ganhar um site de compra coletiva exclusivo. O DogUrbano oferece serviços como diárias em hotéis para cães e gatos, pacotes de estética em pet shops, brinquedos, entre outros, tudo com desconto. Para ter acesso às promoções diárias é preciso se cadastrar e receber as ofertas por e-mail ou então visitar o site diariamente.

E para os interessados em obter ainda mais descontos, ao indicar o DogUrbano para os amigos, na primeira compra realizada o usuário recebe um crédito de 10 reais em sua conta para utilizar futuramente em outras ofertas. Lembrando que não há um limite de convites. Quanto mais indicações mais créditos.

Já acostumado a fazer compras pela internet o médico Fabio Gonçalves Gonzales não pensou duas vezes quando recebeu um panfleto do DogUrbano no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

“Comprei um voucher da AuAU Mania, um hotel para cães”.

Pelo serviço de duas diárias o médico e outras 12 pessoas pagaram 69 reais, com desconto de 54% do valor original (150 reais).

Fabio conta que ainda não utilizou o serviço mas assim que viajar vai deixar sua cadelinha Misha, uma Chihuahua de 2 anos, no hotel. “Achei fantástica a ideia, compras online são super práticas, compramos sem sair de casa e acabamos adquirindo coisas legais que nunca pensaríamos em comprar”.

Cão é capaz de farejar câncer de intestino, indica pesquisa

Um cão labrador conseguiu detectar um câncer de intestino pelo cheiro do hálito e de amostras de fezes em uma pesquisa realizada no Japão. O estudo, publicado pela revista especializada Gut, indicou que o animal foi capaz de identificar a doença mesmo em suas fases iniciais.

Outras pesquisas já haviam sugerido anteriormente que os cães são capazes de farejar câncer de pele, de bexiga, de pulmão, de ovários e de mama.

Acredita-se que a biologia do tumor inclui um cheiro distinto, e uma série de estudos já usou cachorros para tentar detectá-los.

Os pesquisadores da Universidade Kyushu, no Japão, dizem que seria difícil e custoso usar cachorros em testes de rotina para detectar câncer, mas que o estudo poderia levar ao desenvolvimento de sensores eletrônicos no futuro.

Amostras
Na pesquisa, o labrador Marine, de oito anos, foi apresentado a cinco amostras, uma das quais era de um paciente com câncer e quatro de pessoas saudáveis.

Nos testes com amostras de hálito o animal detectou a amostra com câncer em 33 de 36 vezes. Com as amostras de fezes, o cachorro acertou 37 das 38 vezes.

Mesmo o câncer de intestino em estágio inicial foi detectado, o que é conhecidamente difícil. Segundo alguns estudos, os testes mais comuns para detectar câncer de intestino, que tentam identificar pequenas quantidades de sangue nas fezes, revelam apenas um em cada dez casos em estágio inicial.

“Pode ser difícil introduzir o julgamento do faro canino na prática clínica por conta do custo e do tempo necessário para o treinamento do cão. A habilidade do faro pode variar entre os cães e também no mesmo cão em dias diferentes”, afirma o coordenador do estudo, Hideto Sonoda.

Nariz eletrônico
Algumas pesquisas anteriores já indicaram o potencial de um “nariz canino eletrônico” para a realização de testes para identificar o câncer pelo cheiro.

“O cheiro específico do câncer existe, mas os componentes químicos (que provocam o odor característico) não estão claros. Somente o cachorro conhece a resposta”, disse Sonoda à BBC.

“Por isso é necessário identificar os compostos orgânicos voláteis específicos detectados pelos cães para desenvolver um sensor precoce de câncer”, afirmou.

Segundo ele, porém, o desenvolvimento de um sensor do tipo ainda vai exigir tempo e novas pesquisas.

Cão que estava sumido há 18 meses é encontrado na Inglaterra

Cão chamado 'Archie' tinha chip de identificação.
Animal sumiu em Heybridge e foi achado em Oxford.
O casal Chris e Julia Moran encontrou no último sábado seu cão de estimação que estava sumido há 549 dias. O cachorro chamado "Archie" foi encontrado a mais de 160 quilômetros do local de onde havia desaparecido em julho de 2009, segundo o jornal "Oxford Times".
Julia Moran com o cão 'Archie'.
(Foto: Reprodução)
Durante os 18 meses, Chris e Julia não tinham ideia se "Archie" estava vivo ou morto. O animal sumiu em Heybridge e foi encontrado em Oxford. Os donos foram localizados, já que o cão tinha um chip de identificação.