quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Chocolate proibido, para cachorros.

Você já deve ter ouvido falar que cachorro não deve comer doce, não é mesmo?
Pois é, a boa e velha sabedoria popular está certa mais uma vez. O chocolate é um problema sério para os cães. Ele pode causar intoxicação alimentar e alterações metabólicas graves.
A explicação está numa substância chamada teobromina, um tipo de alcalóide semelhante à cafeína, presente naturalmente no cacau. Quando ingerida em quantidades maiores, pode causar vômitos, diarréia, alterações urinárias, aceleração do metabolismo e dos batimentos cardíacos, tremores musculares, convulsões e, nos piores casos, o coma ou a morte do cachorro.
Em geral, cerca de 100mg de teobromina por peso do animal já é capaz de gerar sintomas, mas esse número pode variar bastante em função da sensibilidade de cada organismo.
Tipos diferentes de chocolate também são mais ou menos tóxicos. O chocolate meio amargo possui uma quantidade muito maior de teobromina do que o chocolate ao leite, por exemplo. Caso ocorra algum acidente com seu cãozinho, é bom ficar atenta ao que ele comeu.
Aliás, o que fazer se o seu bichano assaltar o armário de guloseimas?
Se ele comeu uma quantidade pequena, não se desespere, é provável que nada aconteça. Em todo caso, observe-o pelas próximas horas.
Agora, se você acha que ele se deliciou com uma barra inteira de chocolate, é melhor correr para o veterinário.
Fonte: Redação Meia Fina