sexta-feira, 16 de março de 2012

Quatro informações fundamentais para você abrir e ter sucesso com uma pet shop


Pensando nisso, o Sebrae-SP elaborou uma cartilha com uma série de dicas para quem pretende abrir um negócio deste tipo. E para facilitar a tarefa dos interessados, o Estadão PME selecionou cinco dicas fundamentais para a pessoa ter sucesso nesta empreeitada.

Apesar de ser um mercado extremamente concorrido, há espaço para novas pet shops. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Para Animais de Estimação (Anfalpet), vende-se no País cerca de 1,83 milhão de toneladas de ração. Esse número poderia chegar, entretanto, a 4,55 milhões se todos os pets consumissem o produto – atualmente, há um enorme contingente de bichos de estimação que ainda alimentam-se de restos de comida da família que os cria.

Mas para dar certo neste mercado, não basta entender que ainda haverá crescimento da demanda por ração. Dessa forma, descubra agora o que é preciso oferecer para ter uma pet shop vencedora.

1) É preciso ter um veterinário
Parece óbvio, mas muita gente pode esquecer de levar em consideração uma informação fundamental. A legislação exige a presença de um veterinário como responsável técnico pela pet shop. E mais: o contrato deverá ser apresentado e homologado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

2) Registre o seu estabelecimento
De acordo com o Sebrae-SP, toda empresa que fabrica, manipula, comercializa, fraciona, importa ou exporta produtos veterinários deve estar registrada no Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

3) Higiene deve ser nota 10
Além disso, a legislação de São Paulo também exige uma série de adequações no imóvel que receberá a sua loja. O piso, por exemplo, deve ser impermeável. Além disso, deve haver uma sala específica para a tosa dos animais, para o banho e secagem dos bichos. Exige-se do empreendedor, também, que o estabelecimento tenha um abrigo para os resíduos sólidos.

4) Local da loja é fundamental
Atuar conforme a lei, entretanto, não basta. No caso de uma pet shop, aplicam-se todas as regras que determinam o sucesso ou fracasso de qualquer empreendimento. Por isso, saiba que em um mercado com forte concorrência será preciso ter um ponto interessante – bem localizado, sem concorrência próxima e com grande densidade de animais de estimação. Além disso, fica a pergunta para quem pensa em abrir uma pet shop: qual será o diferencial do seu negócio?


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Família sul-africana tinha girafa como animal de estimação

Após comer uma folha venenosa, perto de sua casa, Fenne morreu 
Da Redação

Quando pensamos em escolher algum animal de estimação, os primeiros que vêm em nossa cabeça geralmente são cachorro ou gato, certo? Não. Pelo menos não foi um desses que um casal sul-africano – Colin e Theony McRae –resolveu adotar como bicho de estimação.

Girafa. Isso, uma girafa. Esse foi o animal escolhido pela família. Eles resolveram adotar o bicho quando o filho do casal a encontrou toda machucada, perdida na selva. A partir daí a girafa passou a viver com eles, na maior tranquilidade.

"Mesmo quando ela estiva ficando muito grande para caber em casa, ela vinha aqui dentro para nos visitar" disse Theony, em entrevista ao tabloide “The Sun”.

A girafa recebeu o nome de Fenne e gostava bastante de brincar com todos, chegava até a participar das refeições junto à família.


Fonte:
pop.com.br/popnews/noticias/poptrash
Link:

Leishmaniose é tema de palestra em Águas de São Pedro/SP

msd-saude-animal-petrede 
Médico Veterinário da MSD Saúde Animal, Carlos Henrique Lavorini, fará palestra sobre a importância de encoleirar os cães como medida que auxilia na prevenção da leishmaniose

No dia 17 de março acontecerá a Palestra “Leishmaniose Canina – como prevenir”, em Águas de São Pedro/SP. O palestrante será o Médico Veterinário e Coordenador de Território da MSD Saúde Animal, Carlos Henrique Lavorini, que abordará sobre prevenção, apresentando a importância de utilizar coleiras impregnadas com deltametrina a 4% nos cães, princípio-ativo repelente e inseticida, recomendado pela Organização Mundial de Saúde como uma das medidas que auxiliam no controle. A palestra acontece no dia 17 de março, às 10h, no Anfiteatro do Balneário Municipal.

Além da prevenção, serão abordadas as formas de transmissão da leishmaniose visceral canina; o diagnóstico da leishmaniose; além da situação da doença na cidade de São Paulo, no Brasil e no mundo.

A inscrição pode ser feita no local, com a doação de 1kg de ração para cães. A arrecadação de ração, em parceria com o Espaço Animal, será doada ao Rancho Dedo de Deus, que mantém mais de 30 cães retirados das ruas de Águas de São Pedro.

Sobre a leishmaniose visceral
A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é uma doença causada por um parasita – o protozoário Leishmania chagasi – que se multiplica nas células de defesa do organismo causando alterações importantes nos rins, fígado, baço e medula óssea. É uma doença que tem grande importância para a saúde pública por se tratar de uma zoonose de alta letalidade. Ela é transmitida ao homem e ao cão, principalmente, através da picada de um mosquito conhecido popularmente como “mosquito palha”. O cão tem um importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano visto que pode permanecer sem sintomas, mesmo estando doente.

Considerada um problema de saúde pública mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a leishmaniose visceral registra anualmente 500 mil novos casos humanos no mundo com 59 mil óbitos. Hoje já são 12 milhões de pessoas infectadas no mundo. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. É a segunda doença parasitária que mais mata no mundo, atrás da malária.

Na América Latina, ela já foi detectada em 12 países e, destes, cerca de 90% dos casos acontecem no Brasil, onde, em média, 3.500 pessoas são infectadas e o número de óbitos é de aproximadamente 200, anualmente.

A doença que até a década de 90 estava concentrada no Nordeste do país, hoje, está se expandindo para as outras regiões. Por exemplo, as regiões Norte, Sudeste e Centro Oeste, que na década de 90 representavam menos de 10% do total de casos, passaram a representar 26% do total de casos em 2001 e mais de 52% do total de casos em 2008.

Serviço
Palestra – Leishmaniose Canina – Como Prevenir
Data: 17 de março
Horário: 10h
Local: Anfiteatro do Balneário Municipal – Espaço Animal
Endereço: Av. Carlos Mauro, s/nº – Águas de São Pedro/SP
Inscrição: 1kg de Ração


Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede
Link:

Site disponibiliza cães e gatos para adoção

Em apenas dois anos, 
mais de 100 animais encontraram novos lares 

Uma novidade está movimento o mercado de adoção de cães e gatos. O site Os Cães do Parque disponibiliza fotos de todos os animais que esperam por um novo lar.

Assim você pode escolher seu preferido sem sair de casa e o melhor, sem pagar nada por isso.

O fotógrafo Fábio é o responsável pela página. Ele resgata os animais abandonados no parque, cuida deles e depois disponibiliza os pets para adoção no site. O melhor é que o projeto está dando resultados. Em dois anos, mais de 100 animais já conseguiram novos donos.

Todos os bichinhos do site são vacinados, castrados e saudáveis. Enquanto eles aguardam um novo lar, os cães e gatos ficam nas casas de voluntários.

Para oficializar a adoção, os interessados precisam passar por testes online e uma entrevista por telefone, para que os voluntários tenham certeza que o bichinhos irá para um bom lar.



Fonte:
entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

'Cãorreio elegante' é novidade em festa de adoção de bichinhos em SP

Evento acontece neste sábado (17) das 10h às 16h em Santana.
Feira também terá 'test-dog', exposição de fotos e desfiles.

Cães e gatos estarão expostos durante feira de adoção do Centro de Controle de Zoonoses (Foto: CCZ/ Divulgação)
Cães e gatos poderão ser adotados durante feira do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo
 (Foto: CCZ/ Divulgação)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo vai promover uma festa de adoção de cães e gatos no sábado (17), na Rua Santa Eulália, em Santana, na Zona Norte da capital paulista. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a novidade deste ano é o “cãorreio elegante”. Os cachorros farão o papel de cupido trocando mensagens entre os visitantes da festa.

Cerca de 400 animais estarão à disposição de visitantes interessados em levá-los para suas casas. Os interessados podem participar de atividades no local, além de ter acesso a uma exposição de fotos, palestras e apresentações circenses.

Além do "cãorreio", está previsto também um “test-dog”, em que os candidatos a adotantes podem participar de passeios com os animais e identificar afinidades com aquele que quer levar para casa.
Haverá um espaço reservado para crianças, com pipoca, algodão doce e pintura facial, bem como apresentações circenses, danças, gincanas e desfiles de animais. No “cãotinho” interativo, as pessoas poderão brincar com os cachorros soltos.

Gatos poderão ser adotados em feira (Foto: CCZ/ Divulgação) 
Gatos poderão ser adotados em feira 
(Foto: CCZ/Divulgação)

Adoção
Ainda segundo a secretaria, estão disponíveis para adoção diversos animais sem raça definida, de pelagem curta e longa, filhotes ou adultos, de diversas cores. Alguns também apresentam deficiências visuais e físicas. Também será possível a adoção e posse consciente de cães de raças como pitbull, rottweiler, pastor alemão e dobermann, com informação sobre comportamento, cuidados específicos e pré-requisitos específicos.

Todos os animais são vacinados, esterilizados, microchipados, tratados contra pulgas e carrapatos e vermifugados. Os interessados devem levar coleira para os cães e caixa de transporte para gatos, além de documentos pessoais - CPF, RG e comprovante de residência.

A taxa referente à adoção é de R$ 16,20, com emissão do Registro Geral do Animal (RGA) na hora. O processo de adoção contribui para a redução do abandono nas ruas, evita acidentes, maus-tratos e crueldade contra animais.

Festa de adoção de cães e gatos do CCZ de São Paulo
Data: 17 de março
Horário: das 10h às 16h
Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Endereço: Rua Santa Eulália, 86, Santana (próximo ao Campo de Marte)


Fonte:
g1.globo.com/sao-paulo/noticia
Link:

Inglesa flagra Tom e Jerry da vida real se confrontando no jardim de sua casa

Tom e Jerry da vida real se confrontam no jardim de Stephanie, no Reino Unido 

Tom e Jerry da vida real se confrontam no jardim de Stephanie, no Reino Unido

Um ratinho atrevido, capturado por um gato malvado, fica de pé, dá-lhe uns sopapos, e depois foge. Isso te lembra alguma coisa? Para a inglesa Stephanie Evans, 41, lembra --e muito-- a dupla do desenho animado Tom e Jerry.

Ela conta que presenciou a cena quando olhou pela janela e viu seu gato de 1 ano e meio levando uns sopapos de um ratinho que ele capturou. Ela não perdeu tempo e registrou o momento com uma foto.

"Ao invés de fugir, o rato confrontou meu gato, que ficou chocado apenas observando. Depois eles começaram a brincar pelo jardim por bastante tempo", disse Evans, que mora em Reigate, Surrey (Reino Unido).


Fonte:
noticias.uol.com.br/tabloide/ultimas-noticias
Link: