quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cães foram domesticados na China há 16 mil anos

Estudo afirma que domesticar lobos era uma prática comum dos homens - cachorros poderiam ser usados até como alimento.

  • DESCENDENTES : É possível que os primeiros lobos domesticados fossem usados como forma de alimento por grupos humanos.

Estudo publicado esta semana no periódico científico Molecular Biology and Evolution afirma ter descoberto o local e o tempo exatos em que os cachorros foram incorporados à sociedade humana. Sabia-se, antes, que a domesticação dos cães ocorrera no leste da Ásia, mas nunca um lugar preciso havia sido apontado.

Segundo os pesquisadores, os cachorros apareceram há menos de 16 mil anos, ao sul do rio Yangtze, na China. Os resultados da pesquisa também afirmam que, embora tenham uma origem geográfica única, os cães descendem de um "grande número de animais - pelo menos algumas centenas de lobos domesticados".

Liderados pelos cientistas Peter Savolainen, do Instituto Real de Tecnologia (KTH), na Suécia, e Ya-Ping Zhang, da Academia de Chinesa de Ciências, os pesquisadores também afirmam que essas descobertas estão em conformidade com o tempo em que os grupos humanos deixaram de ser caçadores e se tornaram coletores e agricultores, entre 10 e 12 mil anos atrás.

O estudo também sugere que a quantidade de lobos que deram origem aos cães modernos mostra que a domesticação desses animais era uma parte importante da cultura humana na época, e não apenas um fato isolado - mas não eram ainda os melhores amigos do homem. "Os primeiros cachorros, ao contrário dos seus descendentes, depois na Europa, que foram usados como pastores e cães de guarda, provavelmente terminaram suas vidas nos estômagos dos seres humanos", afirmam.

FONTE: G1 - REDAÇÃO ÉPOCA

Índia tem casamentos arranjados -para cachorros

Seus rostinhos solitários aparecem nos anúncios procurando por um amor. O discurso parece de um solteirão, mas trata-se de cães de estimação. Seus rostinhos solitários aparecem nos anúncios, envergonhados e procurando por um amor. "Oi, meu nome é Musti", diz um cartaz. "Sou um educado, bonito e respeitoso. Preocupo-me com a saúde e adoro cenouras. Sou um homem de uma só mulher e prometo cuidar bem de você." E lá está Foster, com sua papada e olhos cobertos por pálpebras espessas. "Foster se recusa a comer até que encontremos uma namorada para ele!", diz o cartaz.

Foster, o bassê, ao lado de seu dono, Kunal Shingla, em 13 de agosto na cidade indiana de Noida. (Foto: AP)

Na Índia obcecada por matrimônios, onde o casamento é um evento central da vida de uma pessoa, esses cartazes poderiam ser facilmente de solteirões de pequenas cidades em busca de amor, pressionados pelos pais ansiosos por uma noiva.

FONTE; G1

GATO - EQUILIBRIO E AUDIÇÃO


No corpo do Gato
É engraçado ver um gato cochilando...
Mesmo nesse estado de repouso podemos notar que suas orelhas ficam girando de um lado pra outro, captando os menores ruídos. Esses são os nossos bichanos, atentos a tudo!Como predadores, a evolução na natureza presenteou os felinos com uma audição excepcional, tornando-os excelentes caçadores.
Os gatos pequenos podem ter ainda mais sensibilidade, já que suas presas naturais são bem menores, como pequenos mamíferos (ratos, esquilos, etc) e insetos. Com uma caça desse porte se faz necessária a detecção dos menores ruídos.São 12 músculos necessários para fazer os precisos movimentos de rotação das orelhas (uma para cada direção, se for preciso), o que os ajuda a captar ainda melhor os sons de presas e perigo. Eles ouvem frequências de 65 KHz, comparados aos nossos 20 KHz. Mas, assim como nós, eles vão perdendo a audição conforme a idade avança.

E o que o "equilíbrio" tem a ver com a audição?

TUDO!


Existe um "órgão de equilíbrio" chamado Aparelho Vestibular que fica dentro dos ouvidos do gato. Esse órgão detecta as variações de direção e velocidade (numa queda, por exemplo) e manda a informação que o animal precisa para mudar a orientação e compensá-la de forma que mantenha o equilíbrio, evitando talvez uma queda ou amenizando alguma lesão.

FONTE: Bicharada & Companhia

PASTOR ALEMÃO

Origens
Suas origens remotam ao Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por matilhas selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos na região da Turígia. Depois, no neolítico, com a criação de ovelhas, os alemães necessitavam de um cão forte e de movimentação rápida acompanhada de um mínimo gasto de energia, além de uma inteligência excepcional, para proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. Para essa função foi criada toda a família de cães pastores. Durante 3 mil anos, os alemães foram aprimorando seus cães de pastoreio ninhada por ninhada, até a seleção definitiva, em 1882, por Max von Stephanitz. O Pastor alemao é uma raça de cães de guarda. É muito rápido, agil, forte e preparado, sendo considerado um dos cães mais inteligentes. Foi considerado 3 vezes o melhor cão para se adestrar. Um dos maiores cães de guardas na segunda guerra mundial recebeu a alcunha de 'el diablo' (o diabo, em português).
A Criação

O criador da raça que conhecemos hoje como Pastor Alemão foi o Capitão da Cavalaria Alemã Max von Stephanitz, que seleciou os melhores cães pastores da Alemanha, tendo cruzamentos até com lobos para aumentar seu tamanho e agilidade; chegando no cão perfeito, o primeiro pastor Capa Preta: Horand von Grafath, conhecido também como Hektor von Nürburgring, que foi apresentado pela primeira vez ao público numa feira de novidades 1882, em Hanover, Alemanha. Os descendentes de Horand mostraram todas as qualidades desejáveis num cão, e com isso, a raça ganhou um grande número de cães em pouco tempo. Em 1899 Max fundou a Verein für Deustcher Schaferhund, a sociedade que hoje é a maior do mundo em cães de uma só raça. Usado pelos alemães nas duas guerras mundiais, como mensageiro e cão de alarme, foi odiado pelos ingleses e franceses, foi proibido de entrar em alguns países por um tempo e teve seu nome trocado para Pastor Alsaciano, uma vez que era considerado inadequado um nome que evocasse lembranças ruins da guerra contra os alemães. Somente em 1930 o kennel club autorizou novamente o nome Pastor Alemão. Hoje está entre os três cães com maior número de registros de Pedigree em quase todos os países de cinofilia adiantada. É a raça mais conhecida e difundida no mundo todo. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pastor Alemão encontra-se na 3ª posição entre as 79 pesquisadas.

As Qualidades
Max von Stephanitz jamais selecionou cães apenas por estética ou aparência e porte físico, a não ser que as belezas externas refletissem as belezas internas. Em razão disso, o Pastor Alemão é a única raça que consegue reunir tantas aptidões, como cão pastor, cão de busca e salvamento e também farejador, graças ao seu olfato extremamente desenvolvido, guia de cegos, por sua inteligência e docilidade, cão de companhia por sempre estar querendo agradar o dono, cão de polícia, cão de guerra, e finalmente para guarda por sua agilidade no ataque e latido prolongado.

Filhotes

Nascem quase todos com a cor preta dominante, peludos e com orelhas para baixo, que devem estar naturalmente eretas até os 3 meses de idade. Caso elas não subam, pode significar deficiência nutricional (geralmente vitaminas). É recomendado levar ao veterinário.
/strong>FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pastor_alem%C3%A3o