sábado, 10 de dezembro de 2011

Adestramento de Cães adultos

Por Equipe Cão Cidadão

Existem diversas dúvidas sobre qual é a melhor idade para iniciar o adestramento de um cão... Será que só os filhotes aprendem? Será melhor aguardar a idade adulta para começar o treino? E se o cão for velhinho, ainda tem condições de aprender comandos e mudar alguns hábitos? Sem dúvida, o cãozinho mais novo aprende com mais rapidez e, como ainda não adquiriu “manias”, fica mais fácil absorver comandos e aprender bons comportamentos. Mas isso não quer dizer que cães adultos, e até mesmo idosos, não estejam aptos a aprender, e ter uma vida ativa e divertida, através do exercício que é o adestramento.

Primeiramente, devemos lembrar que adestrar um cão não é só ensinar comandos básicos para obediência, também é incentivá-lo a ter mais atividades físicas e mentais, além de ensinar bons comportamentos e melhorar o convívio com as pessoas ao seu redor. Portanto, é tão importante adestrar filhotes quanto começar esse mesmo trabalho de adestramento com cães mais velhos, que não tiveram oportunidade de aprender quando eram jovens.

Se você tem um cachorro adulto ou idoso e deseja começar a ensinar alguns comandos e truques para ele, mãos à obra! A primeira providência a ser tomada é visitar o médico veterinário, pois ele fará uma análise de seu amiguinho e verá se existe alguma restrição física antes de iniciar o adestramento. Cães mais velhos podem ter problemas nas articulações, diminuição na visão ou audição, problemas de peso, entre outros transtornos provenientes da idade avançada, e esses fatores devem ser avaliados para receber um treino mais adequado à sua condição física. Por exemplo, comandos muito vigorosos, como o rola (em que o cão rola de um lado para o outro, deitado no chão) ou o cumprimenta (em que o cachorro deve sentar-se sobre as patas traseiras e erguer as patas dianteiras), provavelmente serão desconfortáveis para cães mais idosos. Portanto, o adestrador deverá avaliar quais os truques mais adequados para cada pet. Passeios muito longos ou percursos muito íngremes podem cansar cães idosos ou menos preparados fisicamente. Prefira passeios por lugares planos, em horários com temperaturas mais amenas e sempre respeitando os limites do seu amigo.

E esqueça aquela história de que não é possível moldar o comportamento de um cão mais velho, e modificar alguns maus hábitos!
Os cães estão constantemente aprendendo, e mesmo cães idosos podem aprender muito, através do treino com reforço positivo, exposição controlada aos estímulos, enriquecimento ambiental, entre outras técnicas. É necessária uma dose extra de paciência e dedicação para o treinamento de um cachorro adulto, pois normalmente ele já tem sua posição hierárquica consolidada, vários comportamentos foram reforçados e o cão foi condicionado a uma série de hábitos com o passar dos anos, e isso pode levar algum tempo para ser modificado. Porém, apesar de todo o trabalho, é extremamente gratificante ver as mudanças comportamentais em um cachorro adulto que passou por adestramento, e tem mais qualidade de vida e uma interação mais prazerosa com as pessoas.

Ficou animado em começar a treinar seu pet adulto ou velhinho? Siga essas orientações, e lembre-se: nunca é tarde para começar, pois com certeza o adestramento trará diversos benefícios e uma vida ativa e feliz para o seu cão!

Texto: Juliana Yuri (Adestradora Cão Cidadão)
Revisão e Edição Final: Alex Candido
Dúvidas sobre seu pet?
Para saber mais sobre os serviços de adestramento e consultas comportamentais da Cão Cidadão, acesse o sitewww.caocidadao.com.br.

Fonte:
Noticias.r7.com
Link:

Filhotes de cachorros são treinados para ajudar veteranos de guerra

Britânicos são responsáveis pela iniciativa para melhorar a vida dos ex-combatentes

Voluntários britânicos estão treinando filhotes de cachorros para ajudar soldados feridos que perderam sua mobilidade.
Na primeira leva do projeto Hounds for Heros (Cães para Heróis, em tradução livre), seis filhotes estão nos primeiros meses de aprendizado.
O objetivo é que auxiliem combatentes feridos em tarefas como ir às compras, abrir portas e sacar dinheiro no caixa eletrônico.
O criador do projeto é Allen Parton, veterano da Guerra do Golfo.
Ferimentos sofridos na guerra fizeram com que Parton perdesse parte dos movimentos e da sua memória – ele sequer lembrava de sua mulher e filhos. 
Com a ajuda de um labrador, Parton ganhou independência e gosto pela vida. Aos poucos, também recuperou sua memória.
O mais importante do projeto, diz o veterano, é mostrar às pessoas as dificuldades enfrentadas pelos soldados feridos, depois que as guerras acabam.




Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Cachorro que foi enterrado vivo volta a comer

Filhote de quatro meses foi resgatado após passar 12 horas debaixo da terra

Titã, o vira-lata de aproximadamente quatro meses que foi enterrado vivo, voltou a comer na tarde desta sexta-feira (9).

Segundo a Associação Protetora dos Animais Mão Amiga, que cuida do cãozinho em Novo Horizonte (interior de São Paulo), seu quadro de saúde havia piorado durante a noite. 


História do animal comoveu a cidade

Ele estava recebendo soro e medicação por conta da anemia e chegou a vomitar. Porém, no início da tarde de sexta, Titã buscou seu pote de ração. O interesse pela comida pode significar uma melhora.

De acordo com a associação, uma juíza de Ibitinga se prontificou a enviar cinco latas de uma ração especial. A doação deve chegar por moto-táxi ainda hoje.

O cão foi resgatado de uma casa em Novo Horizonte, pelo vendedor Alexandre Rodrigues. Ele recebeu a denúncia de um morador. Na polícia, foi aberto um termo circunstanciado para apurar a ocorrência.

O dono da casa, principal suspeito, está sendo investigado e poderá ser processado por crueldade contra animais.



Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link:

Cão enterrado vivo por 12 horas pode ficar cego

Filhote de quatro meses está em estado grave e deve passar 15 dias internado

Titã, o cachorrinho de quatro meses que passou 12 horas debaixo da terra, em Novo Horizonte (interior paulista) corre o risco de perder a visão dos dois olhos.

Resgatado do quintal da casa de um aposentado graças aos seus ganidos, o cachorrinho está sob os cuidados da equipe de uma clínica veterinária da cidade paulista.

Comovidas com a situação do animal, dez pessoas demonstraram interesse em adotá-lo. Há, inclusive, moradores dos Estados Unidos engajados na luta para salvar Titã.

Após tomarem conhecimento do que aconteceu com ele, entraram em contato com a entidade protetora dos animais de Novo Horizonte e se dispuseram em ajudar a bancar seu tratamento.

Titã, que está com a saúde bastante debilitada, vai ficar internado por pelo menos 15 dias. Segundo os veterinários, ele passará por uma cirurgia nos próximos dias.

Dono desaparecido

Desde que Titã foi resgatado, seu dono não foi mais visto na cidade paulista.

Um termo circunstanciado foi apresentado à Justiça, o homem deve ser investigado pelo crime de crueldade contra animais.

A pena para esse tipo de crime é de três meses a um ano de detenção.



Fonte:
Entretenimento.r7.com/bichos/noticias
Link: