terça-feira, 28 de junho de 2011

Animais conquistam novos espaços na sociedade

Crédito Imagem: Ilustração/Divulgação


Desde os mais remotos tempos, os animais tem contribuido de alguma forma para que os homens possam construir um mundo melhor. Muitas das civilizações utilizaram os cavalos como meio de transportes, os gatos para proteger os celeiros dos ratos, os bois para arar as terras para o plantio, os pombos correio na comunicação a longa distância e os cães no auxílio á guarda das propriedades, permitindo o desenvolvimento econômico e cultural dos povos.
Através da confecção de sêlos, brasões, estátuas, desenhos e símbolos foram prestradas inúmeras homenagens a eles.
Os grandes gênios da humanidade foram verdadeiros amantes dos animais. Quem já não ouviu essa célebre frase de Leonardo da Vinci: “Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e nesse dia, um crime contra qualquer um deles será considerado um crime contra a humanidade”.
Com todos os avanços da ciência, o convívio com os animais, é ainda considerado um dos melhores recursos terapêuticos e eles fazem um bem enorme as pessoas. São o melhor remédio para o corpo e para a alma.
Atualmente existem milhares de cães e gatos de raça ou não que fazem parte das famílias. Eles vivem ao lado de seu dono, sem se importar com a posição social do mesmo, seja um mendigo ou um importante presidente, oferecendo todo o seu amor. E amor, todos sabem, faz bem a saúde.
Por outro lado, alguns animais continuam sendo vítimas da irresponsabilidade e da crueldade humana, utilizados na vivissecção em nome da ciência e da pesquisa, como entretenimento, esporte e disputas, levando algumas espécies á extinção.
A proteção aos animais está deixando de ser apenas um ato de caridade e passa a ser considerada uma obrigação legal, devido a luta de abnegados, que conseguiram junto aos órgãos governamentais a implementação de leis, lhes proporcionando uma condição de vida mais digna.
Em nosso cotidiano, sentimos a necessidade de adquirir cada vez mais conhecimentos sobre este assunto, para compreender melhor os problemas e buscar as soluções.
Dentro dos espaços conquistados pelos animais, eles se tornaram nos últimos tempos estrelas de TV em todo o mundo. Que eles continuem brilhando com suas participações no meio artístico, transmitindo ás pessoas muito mais que uma emoção passageira, ou pior, sendo usados como objeto para fazer sensacionalismo. Desejo de vê-los sempre respeitados e jamais explorados, com o único intuito de bons desempenhos de audiência.
Nos países desenvolvidos, visando o bem estar animal, foram implantadas a identificação e o registro de animais, taxas adequadas, trabalho de esclarecimento e conscientização de posse responsável e a promoção de programas de esterilização.
As taxas de licença feitas nas prefeituras, são ajustadas de maneira a motivar os proprietários a esterilizar seus animais e os recursos servirem para construir e manter os abrigos. Podemos citar a Holanda e a Suécia, onde este método conseguiu tornar estável a população de cães e gatos e o grau de abandono é muito baixo. A maioria que chegam aos abrigos são adotados.
O engajamento das escolas na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza é fundamental para que as crianças passassem a trazer consigo um compromisso ético para com o meio em que vivem, combatendo as atitudes do comportamento violento e criando uma sociedade melhor, onde viverão seus filhos e netos.
O futuro de todos os animais, inclusive dos humanos, depende do esforço e da vontade de todos os poderes públicos e da comunidade em manter o equilíbrio ecológico no planeta.

Fonte:
blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/colunistas/animal-livre
Link:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/petrede/colunistas/animal-livre/animais-conquistam-novos-espacos-na-sociedade/

Mulher vive com 18 cães dentro de um carro velho

Após ser despejada, 
senhora vive dentro do veículo
 e não tem coragem de doar os animais.

Quem tem bichos de estimação sabe como é difícil, ou até mesmo impossível, abandoná-los na hora de mudar de casa, independente de qual seja o tamanho da residência.
Assim como qualquer outro dono, Ederli Vieira também não consegue deixar para trás seus 18 cães. Até aí, nada de anormal.
Porém, após ser despejada de sua casa, a senhora vive com os animais dentro de um automóvel velho – único bem que lhe restou.
Para conseguir sobreviver, ela conta com o auxílio de amigos que são solidários e ajudam com alimentos e abrigo quando necessário.
Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor esta história




Fonte:
R7/Entretenimento/Bichos/Notícias
Link:

Cachorros detectam instintivamente rostos amigáveis

Sim, eles são capazes de ler personalidades e
 reconhecer instintivamente quem é mais ou é menos
 propenso a lhes dar carinho.

É fácil saber quando um cãozinho vai com a nossa cara
Crédito: Photo: ALAMY

Quem tem cachorro sabe, quem não tem já ouviu falar. Eles reconhecem quando você está feliz, cansado ou doente. Agora, os cientistas comprovaram que o fenômeno é verdade e o tratam como uma habilidade natural.
Dra. Monique Udell e sua equipe, da Univerdade da Flórida, realizaram diversos experimentos envolvendo cães domesticados e também seus semelhantes, os lobos.
Dois conjuntos de animais tiveram a oportunidade de implorar por comida, um deles para pessoas atentas aos seus pedidos e outro a pessoas que ignoravam a solicitação.
Os pesquisadores chegaram à conclusão que lobos, assim como os cachorros domesticados, são capazes de obter sucesso nesta tarefa escolhendo apenas se aproximar de pessoas atentas aos seus “olhinhos pidões”.
Isso demonstra que ambas as espécies – domesticados e não domesticados – têm a capacidade de se comportar de acordo com o estado de atenção dos humanos.
Portanto, pode-se considerar que eles nascem com esta habilidade, apesar de lobos terem menos prática e cachorros terem ganhado mais experiência com os inúmeros mimos recebidos durante o jantar.
Cachorros têm se tornado ainda melhores conforme passam mais tempo ao lado dos humanos. Cães de abrigos não se mostraram tão desenvolvidos quanto pets bem-amados, revelando que a exposição a humanos permite melhorar suas habilidades de “leitura”.

Fonte:
Petmag/Uol.com.br/Artigos
Link:
http://petmag.uol.com.br/artigos/cachorros-detectam-instintivamente-rostos-amigaveis/

Gripe canina: proteja seu cachorro

No inverno, 
seu cão está exposto a mais uma doença respiratória: 
a Tosse dos Canis

Mesmo não sendo letal em animais saudáveis, 
a doença pode matar animais imuno-deprimidos
Crédito: Pacdog

Em épocas frias do ano, as doenças respiratórias atingem quase toda a população mundial. Isso preocupa não só os humanos, mas também os animais. Uma das enfermidades que mais assustam os donos de pets é a Gripe Canina.
Também conhecida como “Tosse dos Canis”, a Gripe Canina é originada pela bactéria Bordetella bronchisetica. Inicialmente, a doença é identificada por uma tosse seca, sem muitas preocupações, pois nem sempre o animal apresenta febre. Porém, se não medicada, a gripe canina pode ser agravada pela bactéria, e tornar-se um quadro grave de pneumonia.
Altamente contagiosa, a Gripe Canina é transmitida via aérea, através de espirros ou tosses. Ela recebeu o nome de “Tosse de Canis”, pois quando um cachorro dava a primeira tosse, os cães que estivessem próximos, também contraiam a doença. No entanto, não há relatos que outros tipos de animais tenham sido contaminados.
Para a médica veterinária, Dra. Fernanda Fragata, uma das diretoras do Hospital Veterinário Sena Madureira, a principal prevenção é “vacinação anual e evitar contato com animais doentes, além de compartilhar comedouros e bebedouros, com outros bichos”.
Mas, se o seu animal já estiver sofrendo com a doença, não se apavore. Atualmente, já existem duas vacinas que podem curar o seu pet. Uma delas é a vacina Pneumodog, fabricada pela Merial, que é injetável. Outro método é a vacina BronchiGuard, da Pfizer. Ela é intra-nasal, e logo na primeira dose o animal já dá sinais de melhoras.
Fernanda adverte a todos os donos de animais: “a gripe canina é muito perigosa. Não é tão letal em animais que estão saudáveis, porém, filhotes, que estão imuno-deprimidos, podem não aguentar os danos provocados pela doença e falecer”. E a médica veterinária ainda ressalta: “os animais não criam uma imunidade depois de curados, por isso é necessário que os donos sempre estejam em dia com a saúde do animal, para que eles não sofram com essas doenças respiratórias”.

Fonte:
Petmag/Uol.com.br/Notícias
Link:
http://petmag.uol.com.br/noticias/gripe-canina-proteja-seu-cachorro/

Kalea, o cão mais feliz do mundo

Para este totó não há tempo ruim

Kalea, o cão sorriso
Crédito Imagem: Reprodução/Metro

O cãozinho canadense, Kalea, parece nunca estar de mau humor. Sua dona, Jennifer Marce, diz que ele sorri desde quando nasceu, há cinco anos atrás.
"Kalea é de longe o cão mais feliz que eu já tive", disse Jennifer.

Fonte:
Petmag/Uol.com.br/Dropets
Link:
http://petmag.uol.com.br/dropets/kalea-o-cao-mais-feliz-do-mundo/

Vira-lata Yoda é escolhido o cão mais feio do mundo.




Yoda, de 14 anos, foi o grande vencedor da edição de 2011
 do concurso de cão mais feio do mundo, realizado na Califórnia
Noah Berger/AP Photo.

Um cachorro chamado Yoda ganhou o concurso de cão mais feio do mundo em uma feira no norte da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos.

O vira-lata, cruza de chihuahua com cão de crista chinês, impressionou o júri com sua mistura de chumaços de pelo pelo corpo e pernas praticamente peladas, além dos olhos esbugalhados e língua sempre à mostra.De acordo com a dona, Terry Schumacher, ele foi encontrado abandonado nos fundos de um prédio.Schumacher admite que primeiro achou que se tratasse de uma ratazana.Yoda assume o título que pertencia à chihuahua caolha Princess Abby. Os donos dele ganharam um cheque de US$ 1 mil.

Fonte:
Uol.com.br/Notícias/Ultimas Notícias
Link:
http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/06/27/vira-lata-e-escolhido-o-cao-mais-feio-do-mundo.jhtm