quinta-feira, 12 de abril de 2012

Araraquara analisa protocolo de atendimento a animais após morte de beagle

Três semanas após o cão Gabriel, 7 anos, ser eutanasiado no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Araraquara (273 km de São Paulo) porque tinha sarna, a cidade estuda meios de evitar que caso semelhante ocorra de novo e deve aprovar nos próximos dias um protocolo de atendimento animal.


Animais em canil do Centro de Controle de Zoonoses de Araraquara,
 que limitou a prática de eutanásia após polêmica 
Moisés Schini - 22.mar.2012/Tribuna Impressa

O Conselho Municipal de Defesa dos Animais vai analisar nesta quinta-feira (12) o documento, que contém diretrizes para integrar as ações da Polícia Ambiental, Guarda Municipal, CCZ e Secretaria do Meio Ambiente.
O documento foi feito por uma comissão formada por ONGs, prefeitura, vereadores e associação de veterinários e contém propostas como a de unificar os chamados que antes eram divididos entre vários serviços da prefeitura.

Assim, a proposta é que haja só um número de telefone para a população ligar quando tiver um cão bravo na rua, um animal atropelado ou briga de vizinhos envolvendo animais.

O número será de uma central na ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente e as chamadas serão direcionadas para o CCZ, Guarda Municipal e Polícia Ambiental, por exemplo, conforme o caso.

"Criar esse centro de triagem será uma inovação", disse José dos Reis Santos Filho, secretário do Meio Ambiente.

A proposta, no entanto, ainda pode receber alterações. Feiz Mattar, coordenador executivo da Vigilância em Saúde de Araraquara, disse que ter uma central vinculada à Secretaria do Meio Ambiente pode trazer problemas jurídicos caso haja sobreposição de responsabilidades, já que o CCZ, por exemplo, é vinculado à Secretaria da Saúde e a Guarda Municipal, à Secretaria da Segurança.

CANIL DE ACOLHIMENTO

Com a nova proposta de atendimento voltado à saúde animal --e não somente à humana-- Araraquara deverá ter ainda um outro canil, ligado à secretaria do Meio Ambiente, para receber os animais sadios e, depois, doá-los em parceria com as ONGs da cidade. Orçado em R$ 65 mil, terá 30 vagas e será modular. Com isso, pode ser aumentado, se necessário, disse Reis.

Se o parecer do conselho for favorável às diretrizes propostas no protocolo, o documento será levado ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que pode alterá-lo, instituí-lo por decreto ou enviar para votação na Câmara Municipal.
Fonte:
1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto
Link: