segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CINOMOSE




A cinomose é uma doença em cachorros:- sistêmica, ou seja, pode atingir vários órgãos- altamente contagiosa- causada por um vírus- frequentemente leva à morte cachorros filhotes e adultos Lembre-se de que um cachorro doente pode manifestar apenas sinais digestivos ou respiratórios.

Qualquer cachorro, em qualquer idade, pode ser contaminado com cinomose de diferentes formas.O vírus pode ser transmitido na roupa das pessoas ou um cachorro assintomático (aquele que possui a doença, mas não apresenta seus sintomas) que já tem a doença pode passar para outro sadio através de secreções (nasais, fezes etc). Uma forma comum de contaminação ocorre em canis, potes de alimentação, caixas para transporte, quando se entra em contato com materiais contaminados por um cachorro doente. Daí a importância de desinfecção desses materiais e lugares de uso compartilhado por vários animais.
Os primeiros sintomas da cinomose são:
flash('/cinomose_aquinao/cinomose_o_que/flash/menu_sintomas.swf','715','200');

O tratamento, após diagnóstico de cinomose confirmado por exame de laboratório, pode ser bem difícil.O cachorro doente deve ser isolado para receber tratamento de apoio e antibióticos para auxiliar no combate a infecções secundárias. Por se tratar de um vírus, não há um medicamento específico para o tratamento da cinomose, o que torna sua cura mais difícil.Filhotes não têm bom prognóstico de recuperação, com taxa de mortalidade bem alta. O tratamento de apoio é feito com a reposição de líquidos perdidos durante a doença, além de oferecer um ambiente limpo e com temperatura agradável. Se a cinomose evoluir para os estágios finais sem que o cachorro receba tratamento, pode haver danos neurológicos difíceis de tratar, sendo que o veterinário pode sugerir o sacrifício do animal.Lembre-se de que cachorros que estejam em tratamento podem continuar a espalhar o vírus por várias semanas, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas.


Saiba mais em http://www.cinomose.com.br/.
Mais informações http://www.cinomose.com.br/ ou http://www.wspabrasil.org/, ou 0800 888 7387.